Resenha O Vale dos Mortos - As Crônicas dos Mortos # 1 - Rodrigo de Oliveira

Sinopse - 2017... Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge… Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer… Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6. E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal. Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, "O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.

Narrado em terceira pessoa "O Vale dos Mortos" acompanha inicialmente a família de Ivan, um homem de 35 anos, ex-militar e atualmente trabalha na área da ciência da computação. Sua esposa, Estela, também tem 35 anos e é analista de sistemas na Avibrás, uma indústria bélica. O casal mora em São José dos Campos - SP, com seus dois filhos: Matheus de 8 anos e Ana de 6 anos de idade. A vida dessa família é normal, até mesmo pacata como de muitas outras famílias. 

Até que um certo dia foi descoberto um grande planeta que estava se movendo em direção à Terra. Esse planeta, chamado de Absinto, inicialmente gera uma certa comoção negativa na população, pois todos estão temendo que ele extermine o nosso planeta. Após muitos cálculos dos cientistas descobriu-se que não existe motivo para pânico, já que Absinto passará perto da Terra mas não causará nenhum dano. Será?
"Havia diversas perguntas sem resposta ainda. Qual era exatamente a rota do planeta? Do que ele era feito? Existia alguma chance de haver vida nele? Como ele conseguira ficar tanto tempo escondido, sem que ninguém fizesse ideia de que se encontrava tão perto?" (p. 21)
O dia 14 de julho de 2018 torna-se o dia "D". Em todo mundo diversas pessoas desmaiam e quando acordam seus olhos estão brancos e vazios. E ainda por cima acordam famintos por carne humana!!
"Algo que simplesmente não existia até aquela tarde de sábado, um personagem saído diretamente dos confins do inferno, nascido para uma vida maldita, naquele dia que seria lembrado geração após geração. O dia em que o reinado da raça humana chegara ao fim como espécie soberana na Terra, após milênios de dominação". (p.16)
O leitor acompanha os acontecimentos com o presidente dos Estados Unidos Peter Sumlin e em Pequim com o presidente Xi Jinping e na França, e na Nasa. Para os leitores que querem notícias locais também poderá acompanhar a presidente e os acontecimentos em Brasília.
Além de acompanharmos Ivan, Estela e seus filhos, conforme avançamos na trama conhecemos diversos outros personagens que terão um papel importante no enredo: Oswaldo, Silas, Bob, Arnaldo, Adriana, Gisele, Zac e muitos outros. Esses personagens irão demonstrar no decorrer do livro o amadurecimento pessoal, mas também fará o leitor questionar sobre a índole das pessoas. Mesmo com uma situação apocalíptica temos pessoas egocêntricas, egoístas e até mesmo más.
O escritor trouxe em seu texto descrições detalhadas dos locais, permitindo que fosse possível visualizar as cenas e para aqueles que passarem por São José dos Campos, se assustarem um pouco mais.
Alguns leitores podem questionar o fato de Ivan e Estela terem um comportamento quase fantástico em meio a uma situação absurda e inesperada. Na primeira impressão podemos pensar que os personagens são um pouco "forçados", mas também devemos levar em consideração que o objetivo principal deles é manter a família viva e unida. Para isso, é natural que os pais tentem ter o maior controle possível de uma situação imprevisível. 
A escrita do autor é fluida e viciante. Fica difícil fazer uma pausa do livro, pois a necessidade de se descobrir o que vai acontecer em seguida é inevitável. O enredo não tem momentos tranquilos: a luta pela sobrevivência faz com que os personagens estejam em constante movimento.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Existem alguns errinhos de digitação, mas nada que influencie ou atrapalhe o entendimento. A capa é assustadora e chama a atenção. 
"O Vale dos Mortos" não é um simples livro sobre zumbis. É um livro sobre comportamento humano. O que uma pessoa é capaz de fazer para sobreviver? O que ela faria para não perder alguém que ama?
"- Não tenho medo de lutar contra mil feras. Tenho medo mesmo é de pensar no que vai acontecer com os que eu amo se eu não tentar. E por mim, o reinado dessas criaturas começa a desabar a partir de agora". (p. 162)
Confiram a resenha de Elevador 16, um conto da série.

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.