Resenha Magimakía - A busca por Merlin - Rafael Lovato

Sinopse - “A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”.  Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência. Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver.  Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos! Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria. Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!


O livro é dividido em duas partes. Logo no início, temos uma nota sobre a narrativa. Essa nota é narrada em primeira pessoa pelo autor Rafael Lovato, contando aos leitores que foi em 07/01/2013 o dia em que teve seu primeiro contato com um goblin.

"Daquele encontro, eu esperava qualquer coisa. Um vizinho usando uma máscara ou um parente me pregando uma peça. Vai saber. Imaginem, então, qual não foi minha surpresa ao ver, no exato horário combinado, um goblin de verdade entrar pela porta da minha casa! Baixinho, tom de pele de um verde estranho, nariz grande e com enormes olhos redondos e grandes orelhas pontudas! Eu me senti vivendo dentro de um desses filmes de fantasia! E, a parte mais esquisita nem foi essa. Esquisita e assustadora, isso sim. O baixinho trouxe um gigante a tiracolo, que precisava andar abaixado para caber na sala e que, no chão em frente aos meus pés, largou três grandes livros". (p. 07)

Pois bem. Esse "fantástico, astuto e magnânimo goblin" entregou ao Rafael os três livros para que ele os traduzisse, com o intuito de contar ao Universo sobre a Magimakía. E foi o que o Rafael fez, começando pelo livro "Magimakía - A busca por Merlin".
Na primeira parte do livro, temos a história das terras e vales de Gobbinantrum, onde vamos descobrir que existe um descendente de Merlin, chamado James Drake. James está a procura do grande mago, mas existe uma grande conspiração envolvendo elfos e demônios, além da Ordem dos Magos e Bruxas que podem impedir tal encontro.
Antes de cada tradução, o autor faz observações em primeira pessoa sobre o texto que virá a seguir, explicando alguns termos utilizados ou hábitos de escritas que esses seres fantásticos possuem.
Bem no comecinho somos apresentados a diversos personagens: o mago Benjamin Daves, amigo de James; o anjo Galizur, o demônio Marbas e o mago cavaleiro de Merlin, Riley Drogo.
Essa epopeia que se segue é repleta de reviravoltas e traições que irão culminar na segunda parte do livro, onde conheceremos Oliver Drake Adams, um garoto de 15 anos de idade que vive no mundo dos humanos.
Oliver não sabe a verdade sobre a sua origem, muito menos sua importância no mundo mágico, mas isso não impede que ele seja sequestrado e tenha uma grande missão a cumprir. Contando com a ajuda das irmãs Violet e Avery, duas bruxas adolescentes (17 e 15 anos, respectivamente), Oliver terá que lutar contra criaturas que nunca imaginou para encontrar o grande mago.
Sem dúvida o livro é uma grande aventura recheada de bom humor e personagens cativantes, mas o que mais se destaca na obra é a forma como o autor a narra, transportando-se para o enredo e utilizando suas impressões pessoais do encontro com o goblin para justificar algumas passagens das traduções.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Existem errinhos de grafia, mas nada que interfira na compreensão do texto.

"Não é necessário ser um goblin para saber que a Magimakía começou e que os anjos cortam cabeças e tomam prisioneiros. Porém, o que muito poucos sabem é exatamente o conteúdo dessa inestimável informação que nosso herói nos trouxe. Ela renderá muitas riquezas a Goblinantrum, disso não há dúvida. Meus queridos goblins, puxem os dedões dos pés e deem uma cambalhota, pois Eanruig descobriu a localização de onde os anjos guardam seus prisioneiros! Rá, rá, rá! Soberbo! Mas que goblin!" (p. 99)


Link na Cultura: Clique aqui
Facebook: Clique aqui

Breve biografia - Rafael Lovato é um autor publicado comercialmente no Brasil, Portugal e EUA. Possui 6 livros lançados comercialmente no Brasil: “Anverso e reverso de um crime” (2004) e “Clarke” (2012) pela Novo Século; "A lenda de Jael” (2008) pela AGE; “O peregrino Joshua Vol. 1 e 2” (2014/15) e “Magimakía – A busca por Merlin” (2015) pela Zap Book. Possui 1 livro lançado em Portugal: “Magimakía – A busca por Merlin” (2015) pela Chiado. Possui 1 livro a ser lançado nos EUA em 2016 pela Ravenswood Publishing: “Magimakía – The quest for Merlin”. Em 2014 a prestigiada Oxford University Press adquiriu e publicou em seu material didático, no livro “Língua Portuguesa 6º ano” o conto “Nulla in mundo pax sincera” de autoria de Lovato, utilizando-o como modelo de escrita. Lovato assina colunas semanais em jornais do interior do Rio Grande do Sul, com sua coluna “O peregrino Joshua”. Possui site ativo e com mais de 3 mil visitantes por mês: Clique aqui

26 comentários

  1. Apesar de gostar de livros de fantasia, essa não me interessou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Theresa, quem sabe os próximos livros resenhados não chamem mais a sua atenção?
      Bjkas

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas lendo um pouco mais sobre a história fiquei bem interessada, como gosto de histórias de fantasia acredito que irei gostar desse livro, pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      Se você curte histórias de fantasia, também acho que irá gostar desse. Ele tem um tom mais leve e divertido e ao mesmo tempo explora bem o universo proposto.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carolina ^^
    Essa nota do autor no começo do livro me lembras as que existe nos livros da série Desventuras em Série e acho que em As Crônicas de Spiderwick. Até eu mesmo estava adotando isso quando estava escrevendo um livro mas desisti. É complicado demais e pode confundir um leitor adulto. kkk mas as crianças devem adorar isso.
    Mais um enredo que busca o tão sumido mago Merlin. Até quando essa busca por ele cessará de vez??
    Acho que teria um piripaque se visse um goblin ou um troll na minha frente!!!
    Fiquei curioso até para saber se o Oliver conseguirá encontrar Merlin e o que pode acontecer caso ele não o encontre.
    A capa do livro é muito feio e mal trabalhada no photoshop. Estou decepcionado com isso.
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro físico lançado pela Chiado. Espero ter uma oportunidade em breve.
    Parabéns pela resenha e por divulgar uma nacional, Carolina. Os autores merecessem esse reconhecimento e divulgação.
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Sinceramente, eu provavelmente molharia as calças se me deparasse com qualquer criatura kkk
      Acho que alguns temas são atemporais e Merlin é um deles. São tantas fábulas criadas ao seu redor e ainda assim, a cada dia que passa novas surgem.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. A Busca Por Merlin superou as minhas expectativas. Eu vejo muita gente que gosta deste livro, mas nunca me interessei. Você despertou a minha atenção para o livro e fiquei totalmente satisfeito com as narrativas e problemáticas que o autor coloca. O que mais me interessou foi a relação entre o anjo e o demônio na investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, tudo bem?
      Acredito que muitos irão ser surpreendidos por esse livro, pois sua sinopse e capa não conseguem passar toda a complexidade da obra.
      Bjkas

      Excluir
  5. Achei a ideia muito boa do autor, espero ter a oportunidade de ler me breve essa historia!
    Ps: essa capa é meio macabra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem? A capa realmente é meio macabra rs
      Bjkas

      Excluir
  6. Oie! Nunca fui muito chegado às histórias do feiticeiro Merlin nem as que se parecem, e o enredo dessa não me chamou atenção :|

    Acredito que a editora poderia ter caprichado mais na capa, está bonita sim, mas poderia ser mais clara e ressaltando alguns detalhes. E, wow, que louco o escritor ter encontrado um goblin! :3

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Jhonatan?
      Concordo com você. Hoje em dia temos muitos lançamentos e ter uma capa atraente é significativo na hora de chamar a atenção do leitor ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Gosto muito do gênero.
    Mas esse não me chamou muito a atenção, vou da uma pesquisada sobre o livro, quem sabe né.
    Boa tarde.
    Ótima Resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, tudo bem?
      Que pena que o livro não chamou a sua atenção =\
      Bjkas

      Excluir
  8. Já conheço o livro e tenho bastante interesse em ler, gosto de livros de fantasia com seres fantásticos e tudo mais, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoelle, tudo bem?
      Que legal! Espero que leia o livro e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  9. Que legal ,adorei ...
    Não conhecia o livro ,mas já fiquei encantada aqui u.u
    O trama é diferente .
    Só n curti muito a capa ,poderia ,sei lá ,ter um pouco mais de cor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      A capa deixa a desejar, mas concordo que a trama é bem diferente.
      Bjkas

      Excluir
  10. Acho esses livros muito legais. Ainda não conhecia esse livro, mas gosto de tudo que envolve bruxas. Sei que não tem nada a ver, mas me lembrou um pouco Percy Jackson, por ele ser normal e ser levado da escola e tudo mais. A sinopse chama atenção desde o começo, gostei da trama. Gostei, vou adicionar a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem M. Gicélia?
      Eu particularmente gostei bastante da proposta do livro e espero sinceramente ter a oportunidade de ler a continuação.
      Bjkas

      Excluir
  11. Oi!
    Esse é um gênero que gosto muito e achei a historia do Rafael bem interessante principalmente esse mundo que ele cria parece ser cheio de aventuras e mistério o livro, gostei dos personagens e achei interessante o modo que o autor narra !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      A narração realmente é diferente e por conta disso chama a atenção. Se você curte esse gênero literário deve dar uma chance a ele sim ;)
      Obrigada
      Bjkas

      Excluir
  12. Oi, não conhecia o livro ainda, mas ele me lembrou um pouco A Torre Invisível. Não parece ser exatamente a mesma história ou coisa muito parecida, mas nesse tem um merlin tbm e a aventura de um menino/adolescente por uma terra de fantasia hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?
      Não é a primeira vez que leio algo sobre Merlin ou sobre um jovem buscando-o, mas confesso que esse livro tem uma perspectiva diferente, o que o torna bem atraente.
      Bjkas

      Excluir
  13. Oiiee, tudo bom?
    Eu já havia visto a resenha desse livro em outro blog, e achei super interessante, pretendo sim dar uma chance ao livro, gostei muito do autor se colocar na historia né, gosto muito de fantasia e esse livro tem tudo para me agradar, e devo dizer que achei a capa sinistra.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem sim e com você?
      Espero que dê uma chance ao livro e venha nos contar o que está achando dele.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.