Resenha Guia astrológico para corações partidos - Silvia Zucca


Sinopse - Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la? Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral. E tem razão. Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea. Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre?


Alice é uma mulher de trinta e poucos anos que trabalha como assistente na emissora MI-A-MI há dez anos e chegou a um ponto em que tudo na sua vida está dando errado.
"Tem dias que você sente na pele. Você acorda e tem certeza de que nada vai dar certo, de que seria melhor ficar na cama, virar a cara para a parede e puxar o edredom até cobrir a cabeça". (p. 07)
Seu dia realmente é cheio de notícias desagradáveis, uma atrás da outra. Primeiramente, ela lê o anúncio de que seu ex está noivo e será pai em breve. Carlo foi um longo relacionamento de cinco anos que quando terminou, eles permaneceram amigos. Então descobrir essa grande novidade pela rede social da noiva é algo que a deixa magoada. E ao chegar ao trabalho, Alice é informada que estão fazendo cortes na emissora e que o próprio presidente resolveu trazer um observador que irá avaliar quem deve ou não ficar empregado.
"Como os senhores sabem, nossa emissora é pequena. Uma pequena grande família com muita vontade de crescer. E agora chegou o momento de fazer isso, de tentar dar o salto para nos tornarmos importantes. Isso significará um esforço por parte de todos, porque não será fácil, dada a crise. Mas a mudança é necessária para não sucumbirmos. Por isso, levando em conta a reformulação que queremos fazer na emissora, o sr. David Nardi veio nos ajudar. Nos próximos meses, ele observará e avaliará o trabalho desenvolvido na empresa, para depois nos dizer como e onde interver. Onde mudar, ampliar... ou cortar..." (p. 14)
Causando uma péssima primeira impressão no Sr. David Nardi e tendo Carlo a perseguindo no trabalho para conversar com ela, Alice sente que chegou no fundo do poço. Sem sorte nos relacionamentos e com o trabalho na berlinda, o que poderia explicar tantos problemas para uma única pessoa? Os Astros!
Segundo Tito, um ator que trabalha em outro programa da emissora, toda essa maré desastrosa em que Alice está mergulhando se deve pelo fato dela ser alguém de Libra (péssimo momento para os Librianos). É com base nas orientações de Tito, que vai agir como um guru para Alice, que ela vai entendendo como se envolveu com tantas pessoas erradas e como pode prosperar no trabalho e quem sabe, até mesmo conquistar o homem certo.
Alice é uma personagem que não tem a si mesma em alta estima. No trabalho, tenta passar despercebida, apesar de estar sempre resolvendo problemas que estão além da sua função. Nos relacionamentos, ela se envolve com pessoas que fica claro que trarão mais problemas e desilusões, mas mesmo assim ela não evita tais relacionamentos.
"O Guia astrológico para corações partidos" é uma ficção que faz com que o leitor reflita sobre os seus próprios relacionamentos e sobre si mesmo, sobre a forma como se enxerga e o que realmente deseja.
Intercalando com os capítulos, temos um breve resuminho das características dos signos que se referem aos personagens que vão surgindo na vida da protagonista.
A escrita da autora Silvia Zucca é leve e o seu texto é direto, sem excessos de adjetivos ou caracterizações. Os personagens são engraçados e representam bem os anseios que temos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Porém, a capa ficou um pouco sem graça e não chama a atenção.


Um comentário

  1. Nunca li nada que remetesse ao tema astrologico, então como é que eu não poderia ficar curiosa por um titulo assim? O enredo também não fica pra trás, principalmente porque traz algumas reflexões, uma pena que teve uma nota baixa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.