Resenha Sangue Frio - Detetive Erika Foster # 5 - Robert Bryndza

Sinopse - A detetive Erika Foster fica espantada quando uma mala contendo o corpo desmembrado de um homem aparece na margem do rio Tâmisa. Mas não é a primeira vez que ela vê um assassinato tão brutal. Duas semanas antes, o corpo de uma jovem havia sido encontrado em uma mala idêntica. Quando Erika e sua equipe começam a trabalhar, logo percebem que estão seguindo o rastro de um serial killer. O número de corpos aumenta, e o caso fica ainda mais grave quando as filhas gêmeas do Comandante Marsh, colega de Erika, são sequestradas. Será que Erika conseguirá salvar a vida de duas crianças inocentes? O tempo dela está se esgotando, e ela está prestes a fazer uma descoberta perturbadora.
CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES 

"Sangue Frio" é o quinto livro da série da Detetive Erika Foster e se passa pouco tempo depois dos acontecimentos do livro anterior.
O Detetive Inspetor James Peterson encontra-se em uma lenta recuperação após ter recebido um tiro no estômago, o que deixa Erika sentindo-se culpada já que foi sua ideia entrar no local antes do apoio chegar. Peterson anda deprimido e a dinâmica dos dois mudou completamente, o que deixa a detetive sem saber muito como agir ou interpretar os novos acontecimentos entre os dois.
Em paralelo a sua vida pessoal, a Chefe Erika Foster e a Detetive Inspetora Moss são chamadas para atender um caso em uma praia: uma grande mala fechada com um corpo mutilado é encontrada.
Por conta da maré, a partir daí os serviços precisam ser rápidos. O Patologista Forense Isaac Strong e sua equipe coletam o máximo de provas possíveis no local do crime e repassam para Nils Akerman, o chefe da perícia forense e sua equipe, o quanto antes.
Porém, Erika consegue perceber logo na cena do crime que a vítima sofreu muito e que quem foi o responsável pela sua morte é repleto de raiva.
"Fizeram silêncio por um momento, todos encarando o corpo nu espancado, atentos a como os pedaços haviam sido perfeitamente organizados ali dentro: uma perna em cada lado do torso, as articulações dos joelhos dobradas na direção do canto superior direito e do inferior esquerdo,os braços cruzados sobre o peito e a cabeça decapitada enfiada por baixo." (p. 13)
Erika consegue autorização para reunir uma equipe na delegacia de polícia de Lewisham Row quando um segundo caso com características semelhantes é descoberto durante uma pesquisa. Dessa vez a vítima é uma jovem do sexo feminino e pelas marcas indicativas em seu braço, uma viciada em drogas.
"Sangue Frio" apresenta capítulos alternados onde o leitor vai acompanhando a história do culpado e desde o início do livro, a sua identidade e motivação vão sendo reveladas. Esse quinto livro da série trouxe um aspecto mais pessoal dos personagens.
Erika, por exemplo, começa a reavaliar a sua vida. Aos 45 anos de idade, sem família, filhos e um emprego que é uma batalha diária (tanto nas investigações quanto na burocracia). O leitor acompanha Erika se desgastar até o seu limite, o que demonstra sua dedicação às vítimas, mas também o quanto a sua existência é solitária.
O livro mantêm a qualidade de seus antecessores, mesclando um caso mórbido com a vida da detetive. Confesso que dessa vez não achei o caso tão extraordinário assim, mas foi interessante ler sobre a motivação do culpado. 
Com algumas revelações desse livro, fica claro de que a detetive terá que lidar com muitos problemas mais para frente, principalmente por causa de uma situação que envolve o departamento como um todo, o que pode levar a algumas condenações já efetuadas a serem revertidas.
Forte, impactante e com uma protagonista apaixonante, "Sangue Frio" é o tipo de leitura que não queremos largar até chegar ao final.
"Isaac ficou olhando Erika ir embora, preocupado com a amiga e com o quanto ela exigia de si mesma. Tinha medo do dia em que ela se partiria em duas". (p. 35)

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2Xhoydy
Confiram as resenhas dos livros anteriores:





* Meu elenco dos sonhos:

Angelina Jolie como Erika Foster
Octavia Spence como detetive Moss

Hugh Jackman como o Comandante Paul Marsh

Idris Elba como Peterson

Neal McDonough como Isaac Strong

2 comentários

  1. Olá! Esse parece ser um livro que fará com que a detetive reavalie suas escolhas e as conseqüências que essas opções trouxeram a sua vida, o que é bem complicado, pois esse jogo do " e se" pode ser bastante cruel, sobre o caso, é sempre muito intenso descobrir os motivos do criminoso, ainda mais quando narrados pelo próprio assassino.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu adorei bastante o livro, tem uma ótima premissa e que me deixou bastante curiosa. Gosto muito de livros que envolve suspense e mistério.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.