Resenha Poderoso Destino - J. Marquesi

Sinopse - Depois de ser publicamente humilhado pela alta sociedade de Londres, o Conde de Hawkstone precisará provar que é capaz de reerguer-se e ter de volta a fortuna de sua família, completamente arruinada pelo seu falecido pai. Com a chegada de Joaquim, seu primo português, Hawk vê a possibilidade de enriquecer novamente com um arriscado investimento: o café brasileiro. Com o sucesso dos negócios e sua volta ao topo da aristocracia, Hawkstone está pronto para reivindicar o amor de Lady Gwendoline, que lhe fora negada no passado, porém, uma viagem ao Brasil faz com que ele conheça o verdadeiro amor nos braços da jovem e misteriosa garota de cabelos castanho-avermelhados.


"Poderoso Destino" é um romance narrado em terceira pessoa que irá contar a história de Stephen, o novo Conde de Hawkstone. Stephen é um homem de 27 anos que herdou recentemente um dos títulos mais antigos da nobreza, após o falecimento de seu pai.

Seu relacionamento com o pai era muito conturbado, principalmente por conta da personalidade difícil do antigo conde e de como desrespeitava a família. Porém, o que Stephen não poderia imaginar é que as ações do pai colocaram a família em uma situação financeira muito grave.

Sabendo que se a notícia se espalhar na sociedade isso arruinará a reputação dele, de sua mãe e de suas irmãs, Stephen decide manter a situação em segredo e continuar com os planos de se casar com Lady Gwendoline, por quem realmente tem apreço e com o dote dela, colocar as finanças em ordem.

Infelizmente, Stephen é humilhado publicamente e a família de Gwendoline, que tem apreço pelo status social e por dinheiro rompe o compromisso. Apesar de toda a humilhação, Stephen sabe que precisa encontrar uma forma de sustentar suas irmãs e mãe e acaba investindo o pouco que ainda tem em um negócio arriscado com o seu primo Joaquim: a importação de café brasileiro.

O tempo passa e fica claro que Stephen tomou a decisão correta, pois os negócios são prósperos e não há mais receio de falir. Porém, o retorno triunfal à sociedade londrina não é completo até que Stephen consiga sua noiva de volta. Mas será que essa decisão é baseada no amor ou no orgulho?

É nesse momento que o Conde conhece uma jovem de olhos dourados que irá despertar nele sentimentos desconhecidos, o que fará com que o protagonista questione o seu futuro.

A trama do livro é muito bem explicada na sinopse: um Conde que sofreu um grande golpe e se reergueu precisa decidir se vai seguir as regras ou trilhar o seu próprio caminho.

Stephen é um personagem honrado, batalhador, que não se esconde atrás do título para não ter que trabalhar. Para ele, o importante é sustentar a sua família e a si mesmo, mas em alguns momentos, ele se deixa levar pelo ego e por suas necessidades.
"Era um homem que possuía tudo o que queria, tinha qualquer coisa a sua disposição naquele momento, mas, ainda assim, tinha esse ranço de desprezo e humilhação". (p. 73)
Lily é a irmã mais nova de Stephen. É inteligente, divertida e muito perspicaz. De certa forma, é o braço direito do irmão, pois é a jovem quem consegue manobrar a mãe e irmã.

Matilda é a Condessa e mãe do protagonista. É uma perfeita dama da alta sociedade londrina: fútil, preocupada com o status e o dinheiro, não valoriza os esforços dos filhos em agradá-la. É o tipo de pessoa que só sabe apontar os defeitos, mas não ajuda em nada para modificar uma situação. 

Elise é a irmã mais velha de Stephen. Criada para ser uma perfeita dama, tem uma mentalidade tão fechada quanto a de sua mãe, mas as circunstâncias demonstram que ela tem a capacidade de amadurecer e crescer como pessoa.

Joaquim, chamado de Kim pelos mais próximos, é o primo português do protagonista. Tem uma personalidade vibrante, demonstra ser sempre alegre e seu bom humor é contagiante. Apesar de ter essa faceta tranquila, é muito observador e perspicaz, características essas que o auxiliam nos negócios.

Charles Reddington, Visconde de Braxton é um dos melhores amigos de Stephen. Sua vida é marcada pela tragédia, mas mesmo assim consegue ser uma pessoa positiva e engraçada, demonstrando que é um verdadeiro amigo ao apoiar incondicionalmente o protagonista.

Lorde Tremaine é um personagem com um passado sombrio e uma desavença clara com Stephen. Sua história não é totalmente discutida no livro, mas fica claro que existe algo grandioso em seu passado.

Helena é uma jovem vibrante, inteligente e linda. Seus traços "exóticos" fazem com que ela chame a atenção por onde passe, mas ela não tem noção do seu poder. É cheia de entusiasmo e também é uma guerreira, determinada a conseguir o que deseja: sua liberdade.

O livro é uma leitura gostosa, que prende a atenção do início ao fim. Confesso que alguns situações não me agradaram tanto e também estranhei um pouco a linguagem em alguns diálogos (achei moderna demais para uma história em que se passava em meados de 1800). A Astral Cultural realizou um ótimo trabalho de revisão, diagramação e escolha de capa. 
"Essa era uma parte de sua vida que ficara mal resolvida, um caminho traçado para si, uma esposa perfeita escolhida a dedo para ser mãe de seus herdeiros e que lhe fora arrancada, negada". (p. 73)
* Livro recebido em parceria com a Editora Astral Cultural
Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.