Resenha: Strani Amori - Evellyn Miller

 
Sinopse - Briseida nasceu para ter um destino extraordinário. Pelo menos, foi o que ela ouviu ao longo da vida. Só esqueceram de contar esse detalhe para o tal destino. Esse vilão que insiste em puxar seu tapete, cada vez que está prestes a encontrar a felicidade. Aos vinte e dois anos de idade, e formada em Relações Internacionais, a moça cujo sonho de vida é ser diplomata, se vê obrigada a trabalhar como faxineira diarista na casa de um excêntrico morador. Aquiles é um talentoso arquiteto de trinta e poucos anos, que se esconde do mundo no qual ninguém o compreende. Diagnosticado com Síndrome de Asperger, ele cansou de ser tachado de "estranho” e prefere a solidão e o anonimato, morando sozinho e trabalhando à sombra do seu sócio na Factral, famosa empresa de Arquitetura em Goiânia. Duas pessoas completamente distintas e que, estranhamente, tem seus destinos entrelaçados pela coincidência – ou não – dos nomes idênticos aos dos personagens da famosa obra "Ilíada” de Homero, escrita há milhares de anos. Eles protagonizam um romance improvável, intenso e divertido, que nos mostra o quanto o amor é capaz de transcender nossa limitada compreensão.

"Strani Amori" é um romance que traz a sensibilidade das relações pessoais entre um casal, através da aceitação mútua de suas peculiaridades.

A história é focada em dois protagonistas: Briseida e Aquiles. Sim, você reconheceu os nomes de um grande clássico, que se torna o pano de fundo para esse livro contemporâneo. Briseida e Aquiles são completamente diferentes, mas ao mesmo tempo, tem muito em comum, como uma jornada cheia de percalços, sejam eles internos ou externos.

""Ah, se eu pudesse voltar no tempo". Não há um único dia da minha vida em que eu não repita esse lamento, pelo menos, trinta e cinco vezes. O problema é que eu aprendi, desde cedo, que o tempo não é algo que se possa voltar. Essa é a maior frustração da minha vida. Certamente, eu faria muitas escolhas diferentes."

Briseida é filha de Dona Heneida, uma mulher batalhadora que fez muitos sacrifícios em prol da filha, trabalhando dia após dia para que Briseida tivesse uma vida melhor. A vida das duas nunca foi fácil e cada conquista foi alcançada através de muito trabalho e perseverança.

Briseida aprende desde cedo as amarguras da vida, começando pelo próprio pai, um homem que pensava mais em si próprio do que nos outros. Apesar das dificuldades, Briseida tem um sonho e vai se esforçar e estudar muito para alcançá-lo, com o incentivo de Dona Heneida. Enquanto que os primeiros anos de sua vida tem altos e baixos, Briseida vai aprendendo mais sobre si própria e sobre a vida.

Os anos passam e ela consegue seu tão desejado sonho, mas como ela bem sabe, a vida pode mudar de um dia para o outro...

Aquiles sempre foi uma pessoa inteligente, mas com dificuldades nas interações sociais e até mesmo na compreensão do mundo ao seu redor. Os anos passam e Aquiles se muda para Goiânia onde ele abre com a ajuda de seu sócio e melhor amigo, a Fractal, uma conceituada empresa de arquitetura.

Com uma grande família, ele sempre teve apoio, mas também a impressão de que era diferente dos outros. Aquiles necessita de uma vida mais estruturada e rotineira, e eis que surge uma pessoa em sua vida que irá tirá-lo de sua tranquilidade de todas as maneiras possíveis: Briseida.

Seria impossível o caminho de Briseida e Aquiles não se cruzar. Afinal de contas, sua história já havia sido escrita. Mas será que os dois conseguirão um final diferente do que aquele já conhecido?

"Strani Amori" é sem dúvida um romance dramático, com vários altos e baixos. O leitor acompanha em detalhes a vida dos protagonistas e enquanto alguns podem pensar que o livro traz muitas situações, prefiro pensar que o livro traz a vida. 

"A vida já foi dura demais comigo, para eu me dar ao luxo de ser uma garota fresca. Preciso colocar comida dentro da casa e, se para isso eu tiver que lavar banheiro alheio, eu o farei."

Nossas vidas, que podem não ter situações tão intensas ou dramáticas, mas que estão representadas em pelo menos um momento da vida de Briseida e Aquiles, seja no esforço para pagar as contas ou no amor familiar ou até mesmo nas situações mais tristes que ocorrem através de más decisões que tomamos.

"Talvez fosse o Universo conspirando para que eu viesse a este plano. Só não entendo a razão. Não sinto que eu faça a diferença no mundo."


*E-book recebido em parceria com a Pitangus Editorial 

* Para comprar o e-book, acesse a Amazon

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.