Resenha: A Lista que Mudou Minha Vida - Olivia Beirne

 
Sinopse - Georgia adora ficar jogada no sofá após o trabalho vendo tv e bebendo vinho. O que ela não gosta: de altura, de olhar sua conta bancária, de ir a encontros ou de qualquer atividade física. E ela nunca (jamais) aceita correr riscos. Bem, isso até sua irmã mais velha e muito mais corajosa descobrir uma doença, que a impossibilitará de completar a lista de tudo o que queria fazer até os trinta anos. Então, Georgia concorda em realizar aquelas aventuras. Com uma série de experiências inusitadas em mãos e um prazo acelerado, já que o aniversário da irmã está chegando, nada poderia ser mais apavorante… E quando ela vive momentos fora da sua zona de conforto um mundo novo surge. E nada poderia ser melhor. Enquanto a autora documenta, em tempo real o início da crise, somos capazes de identificar padrões e erros que estão sendo repetidos em todo o planeta.


"A lista que mudou minha vida" é um livro com uma lição extraordinária, pois fala sobre sairmos de nossa zona de conforto. Fala sobre seguir os nossos sonhos, abrir nossos corações e viver ao máximo nossas vidas.

A história se passa em Londres e é narrada em primeira pessoa por Georgia, uma mulher de 26 anos que é designer assistente da Lemons Design, mas que na verdade é tratada como assistente pessoal de Bianca, a dona da empresa. Georgia leva uma vida pacata, em uma rotina que a faz se sentir segura e confortável.

Sua irmã mais velha Amy é o seu total oposto. Amy vive se aventurando, está sempre em movimento e tem uma lista de itens que deseja realizar. Conforme a sinopse explica, logo no início do livro Amy descobre que está doente e que isso a impossibilita de realizar seus sonhos. Por isso, ela decide que a irmã caçula tem que cumprir itens de uma lista própria, tirando Georgia de sua tão conhecida zona de conforto.
“Não posso perguntar a ela porque não quero. Não quero perguntar a ela sobre estar doente, porque não quero que ela esteja doente.”
Acontece que não são itens absurdos, mas que exigem da protagonista uma pitada de coragem. E quem sabe, com essa nova aventura em seu caminho, Georgia não decide que vale a pena arriscar para conquistar aquilo que sempre sonhou?
"Tenho que usar dois sutiãs quando vou correr. Dois! Agora se espera que eu me jogue no ar sem nenhum suporte! O que vai mantê-los no lugar? Vou pousar de volta no chão e encontrá-los permanentemente desalojados nas minhas axilas!"
Georgia é uma protagonista introspectiva, que tem receio de expressar suas ideias ou até mesmo de se posicionar diante de uma situação. É graças ao incentivo de Amy, que Georgia saí da sua concha e começa a ver o mundo com novos olhos.
“Este é o universo tentando me dizer que o Tinder é uma péssima ideia, como eu sempre soube que era? Talvez seja a maneira de o universo me dizer que eu não deveria estar saindo com ninguém.”
Somos capazes de nos enxergar em Georgia. Muitas vezes ficamos presos em nossas rotinas e deixamos de lado sonhos e desejos, seja por necessidade (afinal, temos contas a pagar!) ou por medo do desconhecido (arriscar-se em uma nova carreira ou atividade é realmente assustador). Mas a verdade é que na vida, de uma forma ou de outra, precisamos nos arriscar ou corremos o risco de ficar preso ou até mesmo frustrados e infelizes.

Amei o fato da autora não adoçar a doença de Amy. Quem tem conhecidos ou familiares diagnosticados, sabe que é uma doença frustrante, que tira o brilho da pessoa, mas também afeta aqueles que estão ao redor, pois sofrem sem saber o que fazer para ajudar.

A Faro Editorial realizou uma aquisição fantástica com esse livro e trouxe para os leitores um enredo fascinante e emocionante!
"Os olhos de Amy estão brilhando intensamente para mim e meu corpo incha quando sei que meu desejo, girando na fumaça das velas do meu aniversário, está se tornando realidade." 

Compre o livro na Amazon

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.