Resenha Cinco Anos - Cristiane Broca

Sinopse - Ângela Barros é uma jovem jornalista de vinte e um anos. Com um pai doente, endividada e lutando por um emprego que está lhe escapando pelas mãos, vê seu destino mudar após conhecer o também jornalista Marcos Andrade, que lhe faz a pergunta chave: Onde você se imagina daqui a cinco anos? A partir de então se inicia uma jornada na vida desta jovem batalhadora que, olhando para si mesma, decide marcar o tempo e assumir as rédeas da própria vida. Entre erros e acertos, vitórias e derrotas, ela irá descobrir que tudo tem a hora certa de acontecer, e que somente um amor guiado pelo destino será capaz de libertar seu coração das barreiras que o cercam.

"Cinco anos" é um livro que emociona o leitor aos poucos, nos pequenos atos dos personagens. É uma trama que vai se construindo conforme os protagonistas amadurecem, conscientizam-se sobre os seus sentimentos e sonham. Ângela é uma jovem de 21 anos que tem como ambição um emprego estável no único jornal da cidade de Aparecida. Mas essa ambição se dá graças ao amor que tem pelo seu pai, o seu Francisco,  que já se encontra com a saúde debilitada. Um dos traços mais marcantes do livro é o relacionamento da protagonista com seu pai. O amor entre os dois é palpável e ambos não poupam esforços para fazer o outro feliz, de modo que às vezes, o objetivo de um não é compreendido por outro.Na disputa pela estabilidade Ângela irá auxiliar uma equipe de jornalistas e entre eles encontra-se Marcos. A amizade entre os dois desenrola-se, e Marcos faz a perguntinha que dá nome ao livro: Onde você se imagina daqui a cinco anos?
"Meu prazo acaba hoje, e só agora percebi que o maior erro que cometi durante esse tempo foi ter escolhido o medo ao invés da coragem". (p.335)
Se pararmos para pensar é uma pergunta simples, que deveria ser facilmente respondida por qualquer um, mas na verdade não é tão fácil assim. Mesmo quando elaboramos planos e metas, não contamos com o inesperado. 
E os nossos protagonistas também não. E é observando o quanto eles trabalham suas dúvidas e anseios, mantendo os seus valores e reavaliando algumas decisões é que vamos nos apaixonando pelos dois.
Ângela me cativou desde o primeiro instante. Marcos foi ganhando aos poucos a minha confiança e mesmo assim durante o caminho, fiquei indecisa sobre ele. 
"A primeira queria um amor maduro, palpável e duradouro, queria abrir o coração e dar espaço para que alguém cuidasse dela, mas tinha uma dificuldade imensa com relação a isso. A segunda era livre, reconhecia sua dificuldade em se relacionar e se sentia confortável a respeito, sem sentir necessidade de agradar ninguém, nem provar nada a si mesma. As duas faziam parte de uma só, e enquanto uma era ela naquele momento, a outra era quem gostaria de ser". (p.153)
A escritora nacional Cristiane Broca trouxe em sua obra "Cinco Anos" uma história de amor, perdão, recomeço e integridade.
Alguns personagens secundários como a melhor amiga de Ângela, a Malu roubam a cena em alguns momentos com pequenos atos que despertam os nossos corações.
Em relação a revisão, diagramação e layout quero dar os parabéns a Ases da Literatura. O cuidado dado à obra, os detalhes na numeração, a escolha da fonte, o cabeçalho, todos esses detalhes somados contribuíram para enaltecer ainda mais a obra. A capa é simples, porém representa claramente o teor principal da obra.


Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.