Resenha Cabeças de Ferro - Carol Sabar


Sinopse - Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada! Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola. Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”. Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino? Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério. Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.


A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Malu, uma jovem que acabou de ser aceita na UPN (Universidade de Ponto sem Nó), uma das Universidades mais prestigiadas no Brasil. Tudo começa no dia do trote da Engenharia da Produção, curso que Malu se candidatou. Ela e vários outros alunos estão reunidos, aguardando o início de uma maratona de situações embaraçosas. A primeira delas é um banho com uma substância desconhecida que foi preparada pelos veteranos. Cada veterano escolhe a sua "vítima" de acordo com a classificação no vestibular. O veterano que foi aprovado em primeiro lugar, irá dar o trote no classificado em primeiro lugar e assim por diante. E eis que Malu se depara com Artur Cantisani, o seu arqui-inimigo. É graças a ele que Malu foi humilhada aos 11 anos de idade, marcando-o com um apelido que a segue até hoje.
Acontece que ao invés de passar o trote em Malu, ele vai direto para a segunda colocada, a Mariana. Quando ele derrama o líquido em cima da jovem, ela começa a passar mal e sofre um choque anafilático gravíssimo. Quando isso acontece, todos os estudantes que estavam reunidos fogem, com exceção de três: a Malu, o Artur e Nico, o melhor amigo de Malu (que estava no carro aguardando por ela).
A partir daí, a Universidade torna-se um caos: manifestantes, imprensa e uma lista enorme de suspeitos começam a surgir. Afinal, o frasco destinado a Malu era o único alterado, o que se pode significar uma coisa, certo?
Enquanto Malu mergulha na investigação, sua vida pessoal começa a sofrer reviravoltas e ela precisa lidar com o melhor amigo que é apaixonado por ela e seu arqui-inimigo que tem um ar de bad boy (mas é incrivelmente sexy).
Nico é o vizinho da porta ao lado. Inteligente, bonito e certinho, nutre uma paixão por Malu há muito tempo e deixa claro que quer mais do que a amizade da protagonista. É o tipo de garoto que provoca suspiros nas mocinhas, mas não é perfeito. Apesar de estar sempre apoiando a Malu, ele às vezes age de forma passivo-agressiva, dando o gelo ou terminando a amizade quando sente-se rejeitado. Sim, ele sofre, mas ao mesmo tempo sabe fazer Malu sofrer pois tira dela o que eles tem de mais precioso: a amizade.
Artur é meio que uma incógnita. Ele age como um bad boy mulherengo, que não se abala com nada, mas trata Malu algumas vezes de forma diferente. Os dois cresceram juntos e sempre foram competitivos e existe essa rivalidade entre o Cantisani e a Geniazinha. 
Malu é uma ótima protagonista. Divertida, inteligente, com uma memória incrível, acaba se metendo em várias confusões, mas o melhor está nos seus pensamentos, que intercalam entre os dois rapazes de sua vida. Mesmo não querendo, acaba se aliando ao Artur para descobrir o que aconteceu e a convivência dos dois alterna entre provocações e investigação.
Outros personagens vão se destacando no decorrer da história, como a amiga e colega de apartamento da Malu, a Angélica, o primo do Artur, o Guilherme, o Marcus, Mestre da Engenharia e responsável pelo trote, Mariana, a vítima e alguns professores que escondem segredos, mas que são bem intencionados com seus alunos.
A trama é muito divertida graças a narração de Malu, mas ao mesmo tempo tem um ar investigativo e jovem.
Os personagens são carismáticos e cheios de personalidade, causando em alguns mais problemas do que os necessários.
O enredo tem romance, comédia, investigação e uma vibe jovem. Como a trama se passa em uma Universidade, temos festas, aulas e muita fofoca. É uma leitura fluida e apaixonante!
A escrita da Carol Sabar é leve e direta. Os diálogos são rápidos, as cenas são bem descritas e sem excesso de adjetivos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa está repleta de elementos que combinam com a trama. 


3 comentários

  1. Oi, Carol.
    Já tive a oportunidade de ler um livro da autora e ela realmente escreve super bem!
    Vou anotar essa dica!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse nacional, que mistura vários gêneros que amo (romance e investigação) em uma trama jovem e que conquista o leitor, com personagens apaixonantes, a capa está linda e quero ler algo da autora

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas gostei muito, principalmente pelos seus comentários positivos. Adorei saber que a personagem principal é divertida e inteligente, o que pode tornar a narração muito interessante, incluindo esse ar investigativo. Gostei muito.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.