Resenha Um Instante de Felicidade - Federico Moccia


Sinopse - O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescĂȘncia para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mĂŁe, que se entrega Ă  tristeza pela morte do marido, e das duas irmĂŁs que nĂŁo conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhĂŁo de emoçÔes e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida Ă© curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romĂąntico-gastronĂŽmica pela ItĂĄlia e redescobre seu norte com instantes de felicidade.
A trama Ă© narrada em primeira pessoa por Nicco, um jovem italiano que recentemente teve vĂĄrias mudanças em sua vida. O seu pai faleceu e sua mĂŁe fechou-se emocionalmente e fisicamente (ela fica muito tempo no apartamento deles). AlĂ©m disso, Alessia, ou AlĂȘ, sua namorada com quem tem um relacionamento hĂĄ um ano, simplesmente desculpa-se e some da vida de Nicco. Ou seja, Ă© um tĂ©rmino sem encerramento para o rapaz.

"Um instante de felicidade" irĂĄ apresentar o cotidiano desse jovem e suas incertezas, amizades e confusĂ”es. 

Nicco é um jovem responsåvel, que durante as manhãs trabalha na banca da família e a tarde trabalha na imobiliåria dos Irmãos Bandini, além de estudar. Apesar da rotina pesada, ele consegue se divertir com o seu melhor amigo, Ciccio, um jovem que consegue tudo o que quer sem esforço algum e estå sempre em busca de diversão.

Uma grande parte da histĂłria trata dos pensamentos do protagonista em relação ao seu pai e o quanto ele faz falta em sua vida e a sua ex-namorada AlĂȘ e os momentos em que passaram juntos. Temos tambĂ©m a sua visĂŁo da complicada dinĂąmica familiar, pois agora que Ă© o homem da casa, acaba se envolvendo na vida pessoal de ambas irmĂŁs: FabĂ­ola e ValĂ©ria. FabĂ­ola Ă© mais velha, casada e com um filho pequeno, mas que atualmente anda mergulhando em questionamentos e revivendo o passado com um homem que nĂŁo Ă© o seu marido. ValĂ©ria Ă© jovem, cheia de princĂ­pios e com um discurso bonito, mas que tem um dedo podre no quesito relacionamentos e acaba envolvendo Nicco em seus problemas.

Entre os problemas no trabalho, com a família e os pensamentos sobre o seu pai e a ex, Nicco acaba conhecendo Ann, uma jovem belíssima que estå passando um dias em Roma. Apesar das dificuldades de comunicação, os dois passam um bom tempo juntos e Nicco começa a prestar mais atenção nos pequenos instantes de felicidade.
"Olha, Ă© um instante de felicidade. Mas chega logo um pensamento, basta um nada para que o momento passe. NĂŁo existe mais. Eu o perdi e jĂĄ estou me perguntando quando o encontrei novamente." (p. 303)
A trama Ă© muito bem desenvolvida e cheia de personagens pitorescos como o Ciccio (que acaba ganhando destaque por conta das suas inĂșmeras namoradas e pela forma como encara a vida), a narrativa torna-se um pouco cansativa em alguns trechos por conta do discurso filosĂłfico extremamente analĂ­tico do protagonista. Nicco Ă© jovem e inteligente, mas em determinadas situaçÔes, age e pensa como alguĂ©m muito mais maduro e cansado da vida. Suas reflexĂ”es sĂŁo longas e dificultam a fluidez do texto. Apesar desse detalhe, a obra conta com inĂșmeros pontos positivos que tornam a leitura de "Um instante de Felicidade" prazerosa e divertida.
A construção dos personagens Ă© muito bem feita. Existem caracterĂ­sticas que sĂŁo um pouco exagerada, quase como clichĂȘs, mas que funcionam bem nas cenas por conta do bom humor e situaçÔes inusitadas.
Em relação Ă  revisĂŁo, diagramação e layout a editora realizou um Ăłtimo trabalho. 
"No entanto, jĂĄ sei que nĂŁo serĂĄ assim e que continuarei a esperar, que Ă s vezes o tempo nĂŁo importa absolutamente nada; Ă s vezes, ao contrĂĄrio, o tempo Ă© tudo e, nesses casos, nunca temos o suficiente." (p. 67)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2oqAl5C


6 comentĂĄrios

  1. Oi, o que me agradou na histĂłria foi a de conhecer o personagem Nicco. TĂŁo jovem e jĂĄ cheio de responsabilidades.
    Algumas que nem sĂŁo dele,convenhamos.
    E pelo que li da resenha, a pessoa que trarĂĄ brilho para sua vida Ă© a Ann.
    Bem,se eu tiver uma oportunidade vou ler o livro. Mas confesso que nĂŁo seria uma "prioridade ". ;)

    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Curti bem os protagonistas a histĂłria tem muito a ensinar sobre aproveitar mais a vida e o importante Ă© descobrir a felicidade a tempo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Carolina!
    Nicco e Ciccio, é muito C, né?kkkkk
    Gosto dos livros que trazem os conflitos familiares e ainda um pouco de filosofia, onde podemos questionar algumas coisas em nossa prĂłpria realidade.
    Boa PĂĄscoa!
    “A sabedoria começa na reflexĂŁo.” (SĂłcrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversĂĄrio, serĂŁo 6 ganhadores, nĂŁo fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. SĂł li "Desculpa se te chamo de amor", do Moccia, e lembro de ter gostado, apesar de me recordar de poucas coisas, visto que li muito tempo atrĂĄs. Eu geralmente gosto de livros filosĂłficos, que tenham algo a mais para ensinar alĂ©m da histĂłria em si. Mas, sei lĂĄ, a premissa desse nĂŁo me chamou a atenção em nada. Mas gostei da Ășltima citação.

    ResponderExcluir
  5. Os livros desse autor tenho um pouco de medo de realizar a leitura, sĂŁo bem famosos e quando eu leio algum assim e eu nĂŁo gosto acabo sendo crucificada, mas pela sua resenha parece ser um livro muito bom e vou dar uma chance para ele futuramente, espero gostar como vocĂȘ!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor e infelizmente esse livro não chamou minha atenção!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

ComentĂĄrios ofensivos e/ou preconceituosos nĂŁo serĂŁo aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.