Resenha Confissões de uma adolescente grávida - Graciela Paciência

Sinopse - É janeiro de 2011 e Mirella, de 16 anos, descobre que está grávida de 4 semanas de seu namorado, Fabrício, que também é jovem e nunca esteve tão apaixonado por Mirella. O namoro vai muito bem, obrigado, mas nem por isso a gravidez será uma fase fácil para eles. Mirella precisa lidar com o julgamento das pessoas ao seu redor e com a sua própria insegurança, já que Fabrício acaba de começar a faculdade e conhece pessoas novas, incluindo uma garota superbonita com quem se identifica mais do que com sua namorada. Enquanto passa por desafios diários, Mirella se pergunta como vai lidar com tudo isso.

"Confissões de uma adolescente grávida" é um livro curtinho, mas que aborda um tema importante: a gravidez na adolescência. A obra é narrada em primeira pessoa por Mirella, uma jovem de 16 anos de idade, que descobre que está grávida do namorado Fabrício e que, a partir desse momento, precisa mudar os planos do futuro. A história vai se desenvolvendo em forma de um diário, onde a protagonista desabafa seus pensamentos, sentimentos e dia a dia.
Mirella é uma garota tranquila, estudiosa e ajuizada, mas para o restante do mundo, começa a perceber que é vista de uma forma completamente diferente, pois agora é incluída em um grupo de jovens inconsequentes.
O conceito central do livro é mostrar para o leitor que a gravidez na adolescência não ocorre apenas com jovens desinformadas e inconsequentes ou que não tenham o apoio familiar. Mirella é exatamente o oposto de tudo isso. Seus pais a apoiam, seu namorado a apoia, ela tem consciência e conhecimento e vai preparando o "ninho" para a chegada da criança.
Os capítulos são curtos e vão fazendo referências a livros, músicas e filmes que combinam com o estado de espírito da jovem conforme a gestação avança. 
Além de discutir a gravidez em si, a autora coloca outras reviravoltas na vida da protagonista que fazem com que os leitores reflitam sobre alguns problemas sociais, inclusive o preconceito.
A autora Graciela Paciência trabalhou muito bem o tema para o público alvo, deixando a temática não muito densa.
Os personagens são bem construídos. Mirella é bem responsável para a idade que em, mas também demonstra certa imaturidade em algumas ações, o que é normal. As inseguranças vão se apresentando conforme o tempo passa e suas atitudes oscilam, mas é compreensível e crível.
"Confissões de uma adolescente grávida" é um livro surpreendente, que traz uma protagonista jovem, mas determinada. É um livro que ajuda o leitor a refletir e avaliar a própria sociedade em que vivemos. 
"Fiquei muito chateada. Parece que agora não sou uma boa influência para as adolescentes "corretas" da escola ou do meu bairro..." (p. 14)

O trabalho editorial foi muito bem feito. Revisão, diagramação e layout estão impecáveis. A capa é muito bonita e chama a atenção.
"Ah, o colégio... Aquele lugar que pode ser um verdadeiro inferno para os adolescentes. As aulas mal começaram, ainda estamos em fevereiro, e a notícia da minha gravidez já se espalhou. Agora eu pareço ser um ET, uma garota que sai com todos os garotos do colégio e que "teve o que mereceu". A parte mais triste é sentir os olhares julgadores por parte das próprias garotas." (p. 23) 

Para comprar o ebook pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2t28fTn

5 comentários

  1. Carolina!
    Acho importante livros que trazem temas sugestivos e reais como esse, porque acontecem muito no dia a dia.
    E bom saber que a autora conseguiu abordar de forma mais consciente as consequências da gravidez na adolescência.
    O CONTO DA AIA

    ResponderExcluir
  2. Imagino que seja um livro muito bom pra ser lido, porque vamos combinar que ainda vemos muito preconceito com as pessoas que engravidam tão cedo. Não acredito que seja a melhor situação que a pessoa possa enfrentar, até porque muitas vezes não é planejado, mas o certo é encarar a situação, até porque ás vezes pode até ter sido inevitável e aconteceu, mesmo com toda a proteção.
    Que legal que o livro vem como um diário, acho que ler assim é bem divertido ! Gostei do tema :)

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante e importante para as jovens que engravidam e não sabem o que fazer, um livro pode ser de grande ajuda penso eu.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu gostei muito da capa desse livro, acho que o tema abordado é super importante, e acho que ela aborda de uma maneira bem objetiva, por ser um livro curtinho, vou adicionar na minha lista, para acompanhar a Mirella nessa sua aventura (pois uma gravidez inesperada pode ser considerada uma aventura né!).

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol ;)
    Adorei o livro e o tema. Realmente aborda um tema delicado, e que não deve ser visto da forma preconceituosa como muitas pessoas vêem.
    Adorei que você disse que há essas referências a livros, músicas e filmes nos capítulos, me lembra muito os livros da Paula Pimenta!
    Adorei sua indicação e certamente irei ler o livro.
    Bjos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.