Resenha A Ilha da Relíquia Sagrada - Marcello Simoni


Sinopse - Em 1544, a armada do corsário otomano Khayr al-Din Barba-Roxa assedia as costas da ilha de Elba, com o objetivo de libertar o filho do general, mantido como refém pelo príncipe da cidade de Piombino e do arquipélago toscano. Mas o verdadeiro interesse de Barba-Roxa não é o jovem e sim o segredo que ele esconde. Ele é, na verdade, o último guardião de um mistério que remonta aos tempos de Jesus e pode minar os alicerces da fé católica. Mas o Rex Deus está oculto há mais de quinze séculos e encontrá-lo não será tarefa fácil. O rapaz terá de seguir uma antiga pista deixada por um monge templário, em meio a rivalidades de corsários, intrigas palacianas e batalhas navais. E terá também de frustrar um complô da Confraria dos Escondidos, que deseja a todo custo pôr as mãos no antigo segredo.
"A Ilha da Relíquia Sagrada" é uma aventura fantástica narrada em terceira pessoa. A obra é dividida em partes: * Prólogo; * Primeira Parte - O pacto; * Segunda Parte - A chave; * Terceira Parte - O Mosteiro; * Quarta Parte - O Logro; * Quinta Parte - A Relíquia.
A história se inicia no ano de 1534 no mar da Toscana, quando um navio é abordado por piratas turcos e seu capitão está a procura de um monge a bordo, que guarda o diário dos templários. A conversa entre os dois é enigmática, mas fica claro que algo muito importante está sendo ocultado pela Fraternidade dos Escondidos. 
Dez anos se passam e somos levados para a Ilha de Elba, onde se encontra o jovem Cristiano de Hercoli. Cristiano e sua mãe foram resgatados das mãos dos turcos quando ele ainda era uma criança e abraçaram o cristianismo como forma de salvação. Cristiano é filho de Sinan, um turco muito culto que teve que fazer um acordo com o temível Barba-Roxa para reaver o filho. Dessa forma Barba-Roxa invade de forma violenta a Ilha de Elba, com uma tripulação inescrupulosa, como Nizzam, um soldado que odeia cristãos e sente prazer em causar dor. 
Acontece que Cristiano não era o único que se encontrava no local. Isabel de Vega, uma jovem de família influente, de apenas 16 anos de idade, também estava lá. Cristiano é apaixonado por ela, mas a mocinha já está prometida em casamento para outro homem. E ela acaba caindo nas mãos de Nizzam, que em aposentos, já tem outra mulher que é vítima de sequestro, a Margarida.
O acordo que Sinan realiza com Barba-Roxa é a motivação que gira o enredo. Sinan sabe sobre a valiosa relíquia que mudará a concepção do mundo e Barba-Roxa, um homem vil e alimentado pelo poder, a quer. Porém, Sinan é esperto e sabe que se der a informação completa de uma vez, Barba-Roxa irá matá-lo. Então, ele o alimenta com migalhas. Migalhas grandes o suficiente para acalmá-lo. E faz com que Cristiano entenda que é necessário fazer o mesmo.
A partir do momento da invasão de Elba, a trama é uma jornada extraordinária que tem como objetivo descobrir o que é e como conseguir essa relíquia tão importante. A história vai se dividindo em núcleos, apresentando a jornada sob várias perspectivas: nobres que fizeram acordos ocultos, a visão de Cristiano, a visão de Nizzam, Isabel e Margarida, a visão de Savério Patrizi, um Inquisidor de Roma, a tentativa de resgate realizada pelo pai de Isabel e muitas outras.
O livro mescla uma grande aventura com traições, acordos secretos, política e religião. É uma jornada extraordinária que fará com que os leitores se deslumbrem com a história.
Cristiano é um jovem determinado e que inicialmente se sente dividido entre a civilização (representada pelo cristianismo) e a selvageria, representada pelos turcos. Quando decide quem quer ser, ele é sagaz, implacável e inteligente o bastante para embarcar nessa aventura com objetivos próprios.
Isabel é uma jovem abastada que nunca passou por uma situação difícil, mas quando se vê sequestrada e nas mãos de um homem tão vil, tem despertado dentro de si um instinto de sobrevivência inacreditável. Ela não se dá por vencida em momento algum e não espera sentada para ser salva.
Nizzam é um personagem que é movido pela violência e a vingança. É implacável e não sossega enquanto não consegue o que quer.
Barba-Roxa é volátil, perigoso e imprevisível. Ele não hesita em sorrir para alguém minutos antes de apunhalar a pessoa pelas costas. Ele é temido por todos e com razão. Sua imprevisibilidade é assustadora e seus castigos são horrendos.
Existem também outros personagens que ganham destaque no livro, que são movidos principalmente pela ganância e ambição. Homens que supostamente defendem determinada causa, quando na verdade, priorizam suas próprias necessidades. 
"A Ilha da Relíquia Sagrada" é uma obra extraordinária que contêm todos os elementos necessários para tornar-se inesquecível: personagens fortes, descrições detalhadas e apaixonantes e uma trama bem delineada e trabalhada.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora Jangada realizou um ótimo trabalho. A capa combina muito bem com a história.
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2uoLKFL

6 comentários

  1. Carolina!
    Adoro quando os livros trazem personagens fortes e com personalidade detalhada.
    E se no enredo tem traições, acordos secretos, política e religião, fica ainda amis atrativo, porque o livro não se torna monótono e podemos acompanhar várias aventuras no decorrer da história.
    Desejo uma ótima semana!
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.” (Padre Fábio de Melo)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Acho que nunca li nenhum livro do tipo mas fiquei bastante curiosa sobre o secredo que o jovem Príncipe esconde ..

    Uma história com personagens bem construídos e fortes. ADOREI!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Gosto bastante de livros de aventuras, intrigas e conspirações! Achei bem interessante a estória do livro porquê tem esses elementos! Amei a indicação!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Gosto muito de livros que tem personagem fortes e que batalha para pode viver. O livro tem uma premissa maravilhosa e a história é incrível, e me pareceu haver um pouco de fantasia nele e também gostei da trama envolve piratas é bastante diferente.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro livros assim, recheados de aventuras, ação e mistérios, ainda mais quando parece ser tão bem escrita, com personagens fortes em um enredo envolvente, espero lê-lo o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  6. ola, acredita que so a sinopse ja me deu vonatade de ler meu deus que livro maravilhoso pela resenh acabei de dar conta que quero le rmuito bom amo livros de aventura, misterios.....
    Vou ler em breve
    obgda pela dica ameiii
    beijos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.