Resenha Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra - Lendas da DC # 1 - Leigh Bardugo

Sinopse - Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana. Filha da deusa HipĆ³lita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmĆ£s guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glĆ³ria ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal. No entanto, Alia estĆ” longe de ser uma garota comum. Ela Ć© uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e misĆ©ria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroĆ­na que o mundo jĆ” conheceu.
O livro Ć© narrado em terceira pessoa e conta a histĆ³ria de Diana, filha de HipĆ³lita e sua primeira aventura no mundo humano.Inicialmente a histĆ³ria se passa em Temiscira, a ilha habitada pelas Amazonas e governada por HipĆ³lita. Diana Ć© uma jovem que por filha da lĆ­der e concebida de forma diferente das demais, sente-se um pouco excluĆ­da e tenta sempre se provar digna. Ɖ por conta disso que ela se inscreve para participar dos Jogos Nemeus sob o olhar atento e desaprovador de Tecmessa, a conselheira de HipĆ³lita.
"Suas irmĆ£s eram guerreiras experientes, forjadas a ferro pelo sofrimento e talhadas Ć  perfeiĆ§Ć£o ao passar da vida Ć  imortalidade. Todas haviam conquistado seu lugar em Temiscira. Exceto Diana, nascida do solo da ilha e do desejo de HipĆ³lita por uma filha, moldada no barro pelas mĆ£os de sua mĆ£e."
A impressĆ£o que temos Ć© que sĆ£o poucas as Amazonas que realmente aceitam Diana. Vemos como algumas delas a provocam, a apelidam e fazem pouco de suas habilidades e como Diana, sabendo que representa a sua mĆ£e, geralmente ouve calada os desaforos.

Durante a corrida que dĆ” inĆ­cio aos jogos Diana ouve gritos no mar e mesmo sabendo que Ć© contra a lei levar humanos para a ilha, resolve ajudar a voz em perigo. Acontece que a voz Ć© de Alia, uma jovem de 17 anos e que nĆ£o faz ideia de que Ć© uma semente da guerra. No momento em que ela pisa na ilha, desencadeia algo terrĆ­vel e coloca as Amazonas em risco.

Diana consulta o OrĆ”culo, que revela a ela o que Ć© uma semente de guerra e que Alia deve ser destruĆ­da imediatamente. PorĆ©m, Diana nĆ£o acredita em exterminar uma vida apenas por ser quem Ć©, entĆ£o resolve ir pelo caminho mais longo e reverter a situaĆ§Ć£o de Alia, comeƧando uma jornada que levarĆ” as duas para um mundo completamente novo.

Apesar de serem duas desconhecidas, Alia e Diana vĆ£o precisar se unir para enfrentar os inimigos que vĆ£o surgir. Existe um grupo que acredita que a Semente de Guerra deve ser ativada para reiniciar o mundo existente, mesmo que isso custe milhares de vida.
"IrmĆ£ na batalha, sou seu escudo e sua lĆ¢mina. Enquanto respiro, seus inimigos nĆ£o tĆŖm refĆŗgio. Enquanto vivo, sua causa Ć© a minha causa."

Para completar a missĆ£o, Diana e Alia vĆ£o contar com a ajuda de Jason, o irmĆ£o mais velho de Alia, Theo Santos, filho do padrinho dos Keralis e Nim, a amiga fashion de Alia. Juntos, esse grupo vai passar por situaƧƵes de risco e terĆ£o que encontrar em seu interior a forƧa necessĆ”ria para salvar o mundo.
A autora Leigh Bardugo tem uma escrita excepcional, que prende a atenĆ§Ć£o do leitor do inĆ­cio ao fim do livro. A forma como ela desenvolve o enredo e nos mostra o lado mais vulnerĆ”vel de Diana, faz com que o leitor observe atentamente o momento em que Diana torna-se a Mulher Maravilha. 
"NĆ£o podemos evitar a forma como nascemos ou o que somos. Mas podemos escolher o rumo de nossas vidas."
Apesar de ser uma histĆ³ria conhecida, ler um livro novo da Mulher-Maravilha escrito de forma tĆ£o detalhada e coesa faz com que o leitor se sinta mais enredado no universo dessa guerreira. 
O enredo percorre inĆŗmeros cenĆ”rios como Temiscira, a agitada Nova York e a histĆ³rica GrĆ©cia, alĆ©m de discutir mitologia e trazer certa magia em seu desenvolvimento.
"Mulher-Maravilha: Sementes de Guerra" Ć© o primeiro livro da sĆ©rie Lendas da DC. Cada livro serĆ” escrito por um autor diferente e trarĆ” a histĆ³ria de personagem famoso. Na lista de publicaƧƵes temos: Batman, escrito pela autora Marie Lu; Mulher-Gato, escrito pela autora Sarah J. Maas e Superman, escrito pelo autor Matt de La Pena.
A Editora Arqueiro se superou nessa publicaĆ§Ć£o. A capa Ć© simplesmente perfeita, a revisĆ£o, diagramaĆ§Ć£o e layout do livro estĆ£o impecĆ”veis e nĆ£o tem como nĆ£o se apaixonar pelo produto final.
"Somente pertencia a Temiscira as amazonas que haviam conquistado o direito a uma vida ali. Morriam em batalha cobertas de glĆ³ria, provando a forƧa de seu coraĆ§Ć£o. Se nos Ćŗltimos instantes de vida clamassem por uma deusa, poderiam receber uma oferta de uma nova vida, uma vida de paz e honra entre irmĆ£s. Atena, Chandraghanta, Pele, Banba... Deusas do mundo inteiro, guerreiras de todas as naƧƵes. Cada amazona conquistara seu lugar na ilha. Todas menos Diana, Ć© claro."
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2yg7F76 

3 comentƔrios

  1. Ola!
    NĆ£o sou muito chegada a mulher maravilha. Gostei bastante do livro, a temĆ”tica r muito boa, mostra-se a sua histĆ³ria de como se torna uma heroĆ­na, jĆ” vi trailer do filme porĆ©m nĆ£o tenho muito interesse em assistir mas quem sabe algum dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Essa Ć© a minha leitura do momento e escolhi esse livro muito mais por ser super fĆ£ da Leigh Bardugo do que da Mulher-Maravilha!! Rs... Mas estou gostando bastante!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Carol!
    AlĆ©m de ser muito fĆ£ dos super herĆ³is, A Mulher Maravilha Ć© minha heroĆ­na hĆ” mais de 20 anos e nĆ£o posso me furtar de fazer a leitura desse livro que traz a origem de como surgiu e por qual percalƧos teve de passar para chegar a ser quem Ć©...
    E ainda tem toda a mitologia envolvida por trƔs do nascimento e crescimento dela, preciso ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

ComentĆ”rios ofensivos e/ou preconceituosos nĆ£o serĆ£o aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.