Resenha Como Se Casar Com Um Marquês - Agentes da Coroa # 2 - Julia Quinn


Sinopse - Elizabeth Hotchkiss precisa se casar com um homem rico, e bem rápido. Com três irmãos mais novos para sustentar, ela sabe que não lhe resta outra alternativa. Então, quando encontra o livro Como se casar com um marquês na biblioteca de lady Danbury, para quem trabalha como dama de companhia, ela não pensa duas vezes: coloca o exemplar na bolsa e leva para casa. Incentivada por uma das irmãs, Elizabeth decide encontrar um homem qualquer para praticar as técnicas ensinadas no pequeno manual. É quando surge James Siddons, marquês de Riverdale e sobrinho de lady Danbury, que o convocou para salvá-la de um chantagista. Para realizar a investigação, ele finge ser outra pessoa. E o primeiro nome na sua lista de suspeitos é justamente... Elizabeth Hotchkiss. Intrigado pela atraente jovem com o curioso livrinho de regras, James galantemente se oferece para ajudá-la a conseguir um marido, deixando-a praticar as técnicas com ele. Afinal, quanto mais tempo passar na companhia de Elizabeth, mais perto estará de descobrir se ela é culpada. Mas quando o treinamento se torna perfeito demais, James decide que só há uma regra que vale a pena seguir: que Elizabeth se case com seu marquês.
"Como se casar com um Marquês" é narrado em terceira pessoa e se passa em Surrey, na Inglaterra em agosto de 1815. Elizabeth Hotchkiss, a Lizzie, é uma jovem de 23 anos de idade que é a responsável legal dos seus três irmãos mais novos: Susan, de 14 anos; Jane, de 09 anos e Lucas, de 08 anos de idade. Após a morte do patriarca, a família Hotchkiss vive uma situação financeiramente precária, de modo que vivem com o básico mesmo com Lizzie trabalhando como dama de companhia.
Lizzie trabalha como dama de companhia para lady Danbury, uma senhora de idade conhecida por sua personalidade forte e honestidade brutal. Segundo a própria lady, ela já tem idade o bastante para não precisar usar os gracejos sociais para agradar ninguém. Apesar da maioria das pessoas não gostarem da lady, Lizzie tem um apreço genuíno por essa senhora excepcional. Para a protagonista, lady Danbury é uma figura materna, com uma mente sagaz e língua afiada, que faz com que a jovem tenha momentos divertidos em meio a tanta preocupação.
Lizzie é uma jovem com um coração enorme, que ama seus irmãos e que fará de tudo para mantê-los unidos. Mesmo que a única opção não seja a mais atraente: conseguir um casamento arranjado com um homem que possa sustentar os quatros Hotchkiss.
A vida da protagonista muda de rumo quando lady Danbury chama o seu sobrinho, James Siddons, o marquês de Riverdale, para ajudá-la em uma situação delicada. James é um ex-agente da Coroa e passou vários anos se disfarçando e se envolvendo em missões perigosas. E agora que se aposentou, sente falta da ação e está de saco cheio da sociedade e das mães casamenteiras tentando jogar suas herdeiras para ele.
Quando sua tia o chama, James fica animado com a sua nova missão: se disfarçar de administrador da propriedade para poder investigar. 
No momento em que Lizzie e James se conhecem, a atração é mútua e James acha extremamente atraente a inocência e a forma como Lizzie é capaz de amar e cuidar de todos, inclusive de sua tia dragão. Mesmo assim, ele precisa eliminá-la como suspeita. 
Lizzie por sua vez, precisa de alguém para "treinar" suas artes de sedução. Afinal, a jovem nunca teve um pretendente ou envolveu-se com alguém e não sabe muito bem como fazer para chamar a atenção do sexo oposto. Seguindo os conselhos de Susan, sua irmã mais nova e extremamente romântica, Lizzie acaba entrando em uma situação onde pode perder o seu coração.
"Elizabeth não conseguiu conter um sorrisinho diante da ironia. Ela não sonhava acordada havia cinco anos. Antes, costumava sonhar com amor, casamento, idas ao teatro, viagens para a França. Mas tudo isso cessara quando o pai morreu e suas novas responsabilidades deixaram claro que os pensamentos secretos eram apenas fantasias destinadas a nunca se tornarem realidade." (p. 43)
O enredo tem vários momentos engraçados, tanto graças ao casal, como por conta de lady Danbury e Malcom, seu gato endiabrado, como também por conta dos irmãos de Lizzie. Susan, Jane e Lucas são um destaque à parte. São três crianças incríveis, que apesar de serem jovens e causarem algumas confusões, são maduros para a idade e assistem de perto os sacrifícios que a irmã faz e tentam ajudar da forma que podem. Quem também rouba a cena e faz com que os leitores caiam na risada é Malcom. Apesar de ser um gato, sua personalidade forte e maldosa é extremamente engraçada.
Lizzie é uma protagonista extraordinária: é altruísta, carinhosa, cuidadora e apesar de todas as dificuldades, tenta viver da melhor forma possível, vendo as coisas pela perspectiva positiva. É uma personagem doce, completamente desajeitada e que vive sofrendo pequenos acidentes que se transformam em catástrofes.
"E foi nesse momento que James cometeu seu erro fatal. Nunca mais manteria os olhos fechados quando estivesse perto de uma mulher tão desajeitada como essa, não importava quanto ela fosse atraente. Ele não sabia como ela conseguira, mas ouviu um novo gritinho, agora de surpresa, e então, de algum modo, todo o corpo da jovem colidiu com o dele, que cambaleou em direção ao chão." (p. 70)
James é um homem inteligente, carismático e sedutor. Existe algo na forma como age e fala que conquista o leitor e arranca suspiros. É um nobre que não vive pelas regras da sociedade, tem uma mente mais aberta e tem é bem humorado.
"Acho que sou homem o bastante para... Ai! O que tem nesse unguento?- Eu lhe disse que poderia arder.- Sim, mas a senhorita não me disse que essa coisa tinha dentes." (p. 74)
A lady Danbury é uma personagem excepcional. Apesar de não ser a protagonista, sua presença é capaz de roubar a cena, graças a sua personalidade. É refrescante ver uma personagem de época, pertencente à nobreza, que não se importa em ser sincera e tem as tiradas mais engraçadas.
"- Menina abusada. De onde veio esse atrevimento?Elizabeth encarou a patroa com uma expressão zombeteira.- Sabe muito bem que veio da senhora, lady Danbury.- Sim, estou fazendo um ótimo trabalho moldando você, não estou?- Que Deus me ajude - murmurou Elizabeth.- Eu ouvi isso!" (p. 127)
Para aqueles que gostaram dos protagonistas do primeiro livro, não precisam se desesperar: Caroline e Blake aparecem e também tem seus momentos engraçados. Caroline sendo direta como sempre e Blake aproveitando para rir da situação de James (Afinal, a vingança é um prato que se come frio).
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora Arqueiro realizou um ótimo trabalho. A capa é belíssima e combina com o ar romântico.
"James quase recuou um passo ao se dar conta disso. Nunca sentira aquele tipo de necessidade ardente de alcançar os cantos mais distantes da alma de uma mulher." (p. 96)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2Dqy68I 

Confiram a resenha do livro anterior:
*Como agarrar uma herdeira - Livro 01

20 comentários

  1. Oi Carol.
    É bom saber que esse segundo livro conta com personagens interessantes e cenas engraçadas (principalmente por causa de lady Danbury).
    Parece que a trama é bem envolvente e que a leitura é bem fluida e dinâmica.
    Já tenho esse livro na estante, mas não tenho o primeiro livro. Vou fazer a leitura do primeiro logo para poder ler a continuação.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem? É um livro romântico que tem muito humor e é uma delícia de se ler ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carol.
    Eu adorei esse livro! E sua resenha mostra bem os pontos positivos da história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Carol!
    Fiquei feliz em saber que esse exemplar é ainda melhor do que o primeiro, mais irreverente e hilário.
    James e Elizabeth devem bem dar o tom do clima sexual entre eles, sem contar com os trechos engraçados.
    Gosto demais da autora.
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, o livro é muito fofo. Espero que você leia e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá! Adoro o trabalho da JQ, e a cada novo livro me surpreendo positivamente, com Como se casar com um marquês não poderia ser diferente, gostei muito da história e de poder ter um gostinho mais de Caroline e Blake, e ainda, conhecer mais da maravilhosa Lady Danbury, a leitura é garantia de boas risadas e muitos suspiros, Lizzie realmente é maravilhosa, muito doce e linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      A autora escreve livros maravilhosos, não tem como negar.
      Bjkas

      Excluir
  5. Ai meu Deus! Bem o estilo que tanto gosto <3
    Romance é comigo mesmo. Nunca li nada da Julia Quinn até o momento, mas já vi tantas resenhas e até tenho um livro na minha estante, sou louca para ler, mas ainda não consegui.
    Quero muito ler esta serie dos Agentes da coroa, parece ser incrível e divertido, alem de ter romances bem construidos e apaixonates. Amei a resenha.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jady, tudo bem? Se você ama romances, precisa ler os livros dessa autora!
      Bjkas

      Excluir
  6. Olá!
    Minha querida Júlia quinn, como desejo ler logo os livros dela. Eu já tenho na lista de leitura e desejado óbvio. Esse tem uma premissa muito boa, com um romance super fofo que deixa o leitor curiosa para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol
    Ah, estou doida por esse livro. O que me encanta na Júlia Quinn é que ela sempre escreve seus romances com um toque de humor, claro que mesmo antes de ler já tô apaixonada pelo James, e sei que vou me encantar com a Lizzie pelas características dela.
    Imagino que a Lady Danbury lembre um pouco a Lady Whistledown, deve ser uma comedia, rsrs. Esse é mais que desejado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, concordo com você. A autora tem humor em suas histórias e isso deixa o enredo ainda mais delicioso de se ler.
      Bjkas

      Excluir
  8. aah estou doida por essa série, a escrita da julia quinn parece ser tão gostosa, com ótimos personagens, capazes de nos tirar vários risos, eu amo que os personagens dela sejam tão bem construidos e que até o gato não escapa disso hahaha, a série parece ser muito interessante, cheia de bons personagens, que nos arrancam suspiros e etc, fico muito feliz em saber que os irmãos dela são maduros para a idade deles, e que sempre ajudam ela como podem, não são aqueles irmãos mal agradecidos que vemos em alguns livros!! Estou doida para conhecer essa Lady Danbury que pelo jeito vai me tirar várias risadas hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem? Os irmãos mais novos são fofos. Eles se metem em algumas confusões, mas são tão fofos, sempre tentando ajudar de alguma forma ;)
      Bjkas

      Excluir
  9. Eu ainda estou no primeiro livro da duologia dos agentes da coroa da Júlia Quinn e eu tô adorando e vi que ela já vai lançar outro livro agora em fevereiro mais lindo que a lua e super concordo com você esse livro é simplesmente maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      O primeiro livro também é muito bom, mas honestamente, gostei mais desse segundo.
      Bjkas

      Excluir
  10. Como um dos meus gêneros favoritos de leituras é romance de época, pretendo ler esta série Agentes da Coroa, pela sua resenha a história deste livro parece ser muito boa, que bom que o enredo de Como Se Casar Com Um Marquês tem vários momentos engraçados, pretendo ler esta série em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, espero que leia e venha até o blog nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.