Resenha Origem - Robert Langdon #5 - Dan Brown


Sinopse - De onde viemos? Para onde vamos? Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência". O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana. Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre. Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
"Origem" é narrado em terceira pessoa e tem como protagonista o famoso professor Robert Langdon. Tudo começa com Edmond Kirsch, um homem conhecido como um futurólogo da tecnologia. Ex-aluno e amigo de Langdon, Kirsch é um indivíduo que está além do seu tempo, mas que tem como última descoberta algo que pode mudar completamente a visão da humanidade a respeito de sua origem.
No prólogo, Kirsch vai até a Abadia de Montserrat em Catalunha, na Espanha para conversar com os três membros do parlamento das religiões do mundo: o bispo Antonio Valdespino, o rabino Yehuda Kover e o Allamah Syed al-Fadl. Os líderes ficam chocados com a revelação e acreditam que se tudo o que Kirsch descobriu for revelado, irá impactar de maneira negativa a humanidade. Mas não tem jeito: Kirsch cria uma apresentação no Museu Guggenhein de Bilbao, na Espanha.
A apresentação não apenas convida pessoas importantes e influentes, como também será transmitida ao vivo pela internet. Langdon é um convidado de honra de Kirsh e fica espantado com a sofisticação do evento, mas nada o prepara para o que acontecerá a seguir: Kirsh é assassinado na frente de todos e o assassino consegue escapar.
"Nesse instante um estalo ensurdecedor ecoou dentro da cúpula e a cabeça de Edmond foi sacudida bruscamente para trás. Ambra olhou num horror abjeto enquanto uma cratera vermelha brotava na testa dele. Os olhos de Edmondo se viraram ligeiramente para trás, mas suas mãos seguraram com firmeza o pódio enquanto todo o seu corpo ficava rígido. Ele cambaleou por um instante, o rosto parecendo uma máscara de confusão. E então, como uma árvore caindo, seu corpo tombou de lado e despencou, a cabeça ensanguentada quicando na grama artificial." (p. 98)
Langdon une-se à Ambra Vidal, diretora do museu e amiga de Kirsh para desvendar quem assassinou o amigo de Kirsh e revelar ao mundo a descoberta que tanto querem ocultar. Um dos personagens que se destacou durante a leitura foi Winston, que surpreendeu do início ao fim da sua aparição.
Como os demais livros protagonizados por Robert Landgon, "Origem" é uma caçada que percorre o mundo e em cada parada, uma nova pista é desvendada. Apesar da estrutura do livro ser semelhante aos anteriores, "Origem" é uma leitura deliciosa, questionadora e reflexiva, que aborda assuntos atuais e relevantes à sociedade.
Com conspirações, perseguições e personagens muito bem construídos, o livro leva ao leitor a uma viagem inesquecível. Mesclando religião com tecnologia, o enredo irá abordar o contínuo debate da ciência Vs fé de uma forma coesa e atraente.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a Editora Arqueiro realizou um ótimo trabalho.
"Avaliou os homens à frente. O que eles não sabiam era em que apenas três dias planeja ir à público com aquela apresentação num evento espantoso, meticulosamente coreografado. Quando fizesse isso, as pessoas ao redor do mundo perceberiam que os ensinamentos de todas as religiões tinham de fato algo em comum. Estavam completamente errados." (p. 16)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2zTNtEm

22 comentários

  1. Carolina!
    Já sou bem fã do Robert Langdon e claro do Dan Brown, porque gosto muito das questões que levanta em seus livros, principalmente sobre religião e como elabora todo enredo voltado para a utilização dos conhecimentos de Langdon. E agora tudo se passa na Espanha, já fiquei empolgada.
    Quero ler.
    Amei os smurfs...
    Desejo uma semana abençoada e Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, eu também gosto muito dessa série, pois sempre debate assuntos controversos. Pois é, mudamos as avaliações em 2018. Ao invés das conhecidas estrelinhas, teremos o papai Smurf rs
      Bjkas

      Excluir
  2. Ainda não li nem um livro do autor Dan Brown, mas tenho muita curiosidade em ler algum livro dele, pela sua resenha este livro parece ser muito bom, que bom que tem personagens muito bem construídos, sem dúvidas pretendo ler Origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      Eu particularmente gosto muito dessa série, pois o autor sempre aborda um tema controverso.
      Espero que faça a leitura e nos conte o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  3. Nunca li nada do tipo, nem perto. Na vdd tenho o pré-conceito que os livros do Dan Brown são cansativos rs não sei de onde saiu essa ideia, mas ela sempre me impediu de tentar ler algo do autor
    Gostei da resenha e fiquei bem curiosa, mas me conhecendo acho difícil que algum dia crie coragem para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara. Os livros são bem detalhados e por conta disso algumas pessoas podem achar cansativos mesmo, mas ainda assim, eu particularmente gosto muito da série.
      Bjkas

      Excluir
  4. Adoro livros onde os personagens são bem construidos!! Nunca li nada do Dan Brown, nunca tinha pegado pra ler uma resenha sobre algum livro dele, mas confesso que esse me interessou bastante, fiquei bastante curiosa pra saber que descoberta é essa tão importante que levou até a morte Kirsch, quero ver como tudo irá se desenvolver e espero gostar tanto do livro quanto voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, espero que realize a leitura e venha nos contar sua opinião ;)
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi Carol!
    Apesar de ter dois livros do Dan Brown na prateleira, eu nunca li, vou participar de um desafio esse mês e coloquei "O código da Vinci" dele, espero gostar.
    Origem tem um enredo maravilhoso, e dá pra perceber mesmo que segue a mesma pegada dos outros livros, o que me deixou bem curiosa, por já ter visto algumas adaptações, sei que os livros são uma verdadeira aula de história!
    Perseguição tem que ter né? rsrs. Não sabia que a edição vinha com desenhos, achei lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem com você?
      Espero que dê uma chance a essa série e realize a leitura dos livros que tem na prateleira. Quem sabe você não se torna uma fã?
      Bjkas

      Excluir
  6. Olá! Adoro os livros do Dan Brown, sempre cheio de mistérios para serem desvendados, não consigo largar o livro até chegar ao final, e saber se minhas teorias desenvolvidas no decorrer da leitura estavam corretas ou não, ainda não li esse, mas estou bem curiosa para embarcar em mais essa aventura de Robert Langdon nesse debate infinito da ciência X a fé, adorei esses detalhes com as pistas, Arqueiro está de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      É o máximo ir criando nossas próprias teorias no decorrer do livro, né? Eu faço a mesma coisa rs.
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi Carol.
    Não li nenhum livro do Dan Brown, pois a premissa dos seus livros não me interessam.
    A premissa de Origem também não me interessou. Esse debate entre religião e tecnologia não é algo que me interessa. Mas se for adaptado aos cinemas eu acho que eu veria.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem com você?
      Que pena que não é algo que desperte seu interesse.
      Bjkas

      Excluir
  8. Olá!
    Não li nada do autor mas já vi que os livros deles são incríveis, tem premissa muito ótimas. Desejo ler muito!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que acha ;)
      Bjkas

      Excluir
  9. Eu estava muito tempo tentando ver esse novo livro do autor porque desde que eu ligo ponto de impacto Fortaleza Digital e O Código Da Vinci fiquei mais interessado ainda pelos livros do autor mas não consegui comprar esse ainda infelizmente Então eu estou lendo Anjos e Demônios a sinopse é interessante do livro e certa forma prende autor e o universo que o Dan Brown cria é excepcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem com você?
      São livros maravilhosos, não é? Até o momento, gostei de todos os livros da série, apesar de ter sido em graus diferentes rs.
      Bjkas

      Excluir
  10. Eu não gosto muito desse gênero, não me chama atenção de jeito nenhum... Pode ser que se houver adaptação, eu assista, mas o livro não vou ler não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Thuanne, tudo bem?
      Quem sabe nas nossas próximas resenhas não encontre algo que goste?
      Bjkas

      Excluir
  11. Nunca li nada do autor, mas já ouvi falar bastante. Queria ler o código da Vinci, se eu gostar dou uma chance para este livro.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jadi, tudo bem?
      Espero que faça a leitura e se apaixone tanto quanto eu.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.