Resenha O Mundo de Quatuorian - Cheiro de Tempestade # 1 - Cristina Pezel

Sinopse - Acompanhe a jornada destes três jovens, da infância até a juventude: poderes especiais, criaturas gigantescas, flora e geografia exuberante e fantástica irão envolver você da primeira até a última página. Uma revelação ocorrida há mil cento e onze anos pode ser a chave para impedir a deflagração do destino de Quatuorian. O segredo está guardado num templo deste mundo fantástico até um momento futuro em que a profecia anuncia o retorno do Imperador milenar. O que está escrito no Códice dos Mestres é de importância vital para que Teriva, Vinich e Julenis salvem as quatro terras do mal que se instalou em Quatuorian. O pior, no entanto, ainda estaria por vir.

"O mundo de Quatuorian" é dividido em Prólogo, Parte I - Sob Sóis e Luas, Parte II - Cheiro de Tempestade e Epílogo. No prólogo temos a apresentação do Códice dos Mestres e a nomeação de um novo Imperador. Na parte I do livro, conhecemos a história de Quatuorian antes do nascimento dos protagonistas da história. Tudo começa com Tugevus, da casa de Khor lutando na Arena de Probatus contra Vorten, um homem sem escrúpulos que está tentando adquirir as terras de Tugevus sob falsos pretextos. Enquanto Tugevus está na arena, sua esposa Alia está em trabalho de parto. Esse é um dia que se tornará inesquecível para Alia...


Alguns anos se passam e estamos na Feira do Vale de Jucundus, onde Salek e sua esposa Wola possuem uma barraca de tapetes. Eles são os melhores amigos de Tugevus e Alia, e a acolheram em sua casa com o filho, Teriva. 
Teriva é um garotinho observador, inteligente e trabalhador. Criado por uma ótima mãe e em meio a uma comunidade que se ajuda mutuamente, ele está sempre disposto a ajudar o próximo e a defender o que é certo. Teriva cresceu junto com Vinich, e os dois tornaram-se irmãos inseparáveis.


Em paralelo, vamos vendo a política desse Universo fantástico. Os Mestres estão se preparando para uma profecia que fala sobre o retorno de alguém muito importante, que poderá mudar o mundo que todos conhecem, mas que antes de seu retorno, haverá um desequilíbrio em Quatuorian. Esse desequilíbrio pode vir em forma de ganância, roubos e outras ações egoístas, que tiram esse senso de comunidade das pessoas.
“- Alguém pode prestar serviços ao desequilíbrio, pelo que sei - disse Axion voltando-se para Zertran para explicar seu argumento - Temos percebido, e todos os mestres aqui o sabem, que ganância, ambição e inveja são males que gradativamente estão voltando a Quatuorian. Em pequenas coisas temos observado isto, há décadas!”
Alternando entre a história de Teriva e Vinich e o mundo de Quatuorian, os anos vão se passando e vemos esses dois garotos se tornando jovens honrados e generosos. Eles passam por aventuras juntos, pelo teste de poder Vitae e quando adolescentes, vão para a Estação Gnária, onde irão estudar e aprimorar os poderes existentes, que podem ser de quatro tipos (Lumin, Motion, Vitae e Visum) além dos estudos e conhecimentos gerais dos reinos. Mas Teriva guarda em seu coração o sonho de se tornar um Guardião do reino, um caminho solitário e árduo, mas é tudo o que deseja desde pequeno.
“Não é qualquer pessoa, Teriva, que tem espírito e dedicação para permanecer nove sóis azuis em Crystallos na missão da guarda de Quatuorian”
É em Gnária que os dois terão contato com o terceiro membro desse grupo, a jovem Julenis. Julenis é uma garota que não tem papas na língua e que não aguenta ficar parada ao observar uma injustiça sendo cometida.
Os três carregarão o peso de mudar o destino de todo Quatuorian e irão amadurecer rapidamente ao aprender sobre suas habilidades, a profecia e os perigos que estão rondando o local.


A autora Cristina Pezel conseguiu criar um universo diferente com personagens marcantes, carismáticos e cheios de personalidade. 
Para os fãs de aventura, "O mundo de Quatuorian" é leitura imprescindível. É importante ressaltar o cuidado que a Editora Mundo Uno teve com o livro, que está belíssimo. Temos mapas, desenhos e tantos outros detalhes!
" — Teriva, aprenda hoje uma coisa. O medo fragiliza. Enquanto você estiver firme, forte, terá domínio de seus pensamentos. Quando enfraquece, vira um cristal translúcido e esse poder pode ser um ponto fraco a ser explorado por um inimigo."
Observação: as imagens utilizadas na resenha são da própria Editora Mundo Uno e da autora, postadas em suas redes sociais e estão presentes no livro.

Para comprar o ebook, acesse: https://amzn.to/2ynfmJA
Para comprar o livro impresso pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2Mr3yJb

16 comentários

  1. Oi, Carolina.

    A inserção do mapa, foi bem pensado e é com certeza de grande ajuda para o entendimento do leitor.

    E, a apresentação é importante para a percepção e introdução a esse mundo criado pela criatura.

    Ao todo, é perceptível a boa história que a autora criou com essa riqueza de detalhes, e com muitos conflitos aplicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tudo bem?
      A edição está lindíssima!
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol.
    A autora tem muita criatividade! O mundo criado por ela é bem diferente e os personagens parecem bem desenvolvidos.
    Apesar disso, não me interessei pelo livro, pois não sou tão fã do gênero aventura.
    A presença de ilustrações e mapas sempre enriquecem a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      Quem sabe nas próximas resenhas não apareça algo que te chame mais a atenção?
      Bjkas

      Excluir
  3. Eu comecei a pouco tempo no mundo das fantasias e ainda não é meu gênero favorito, mas eu gostei bastante. Esse livro em questão não me agradou muito, a premissa me deixou um pouco confusa e eu acho que teria dificuldade em entender essa leitura. Mas eu acho que posso vir a ler no futuro sim, conforme for lendo mais coisas nesse gênero e me acostumando com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?
      Quem sabe nas próximas resenhas não apareça algo que te chame mais a atenção?
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá! Gostei bastante que a editora se preocupou em enriquecer a história, com imagens dos personagens e mapas, acredito que isso ajuda muito quando lemos livros de fantasia, que nos transportam para universos tão diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Realmente. Ao se ler um livro de fantasia, ter mapas e desenhos enriquecem a história.
      Bjkas

      Excluir
  5. Carol!
    Leituras que trazem histórias medievais e ainda tem uma profecia envolvida, é o tipo de ficção que me atrai muito a leitura, porque fico totalmente envolvida e tentando descobrir como tudo irá acabar.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Espero que leia e venha nos contar a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  6. Ola!
    Não tenho uma leitura de género assim, mas pretento muito embarca em género assim. A história me deixou encantada, tem uma premissa muito boa. Já anotei na listinha!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem?
      Espero que leia e venha nos contar a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  7. Nunca ouvi falar nada sobre a obra ou o escritor mas vou tentar me aventurando gênero Já que é um dos meus favoritos só fiquei um pouco curiosa em saber se haverá mais livros ou não porque tenho um pequeno problema em esperar os autores e as editoras publicarem as continuações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Sim, é uma série. Ainda não sei quando os próximos serão lançados.
      Bjkas

      Excluir
  8. Olá Carol,
    Ainda não conhecia o livro e nem a autora.
    Nossa esse livro é lindo, além do enredo que ela criou ainda tem mapas e desenhos para o leitor se ambientar. Gostei, espero ter o prazer de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?
      Espero que leia e venha nos contar a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.