Resenha Amor Amargo - Jennifer Brown

Sinopse - Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.
"Amor Amargo" é um relato emocionante e perturbador sobre o ciclo de um relacionamento conturbado. O livro é narrado em primeira pessoa por Alexandra, a Alex. Alex está no último ano do ensino médio e tem dois melhores amigos: Bethany e Zach.
Os três são amigos desde criança, quando a vida de Alex desmoronou. Quando a protagonista tinha oito anos de idade, a mãe faleceu a caminho do abandono da família. Depois disso, o pai de Alex quase não fala nada e se não fosse Shannin, sua irmã mais velha, Alex e a caçula Célia não teriam ninguém cuidando delas. O pai tornou-se um fantasma, uma presença física na casa, mas que não se envolve em nada com a vida das filhas. Com a irmã mais velha indo embora para estudar na Universidade, a vida familiar de Alex é solitária e deprimente.
Desde a morte da sua mãe, a jovem tornou-se obcecada em realizar uma viagem à Colorado, local para onde sua mãe estava indo. Zach e Bethany a apoiam incondicionalmente e planejam semanalmente a viagem com Alex. Os três irão realizar o sonho dela quando se formarem no colégio, torcendo para que o coração de Alex se aquiete um pouco.
Diante desse cenário, fica claro o quanto que a protagonista é carente de atenção e suporte emocional. Então, quando um aluno novo aparece e ele demonstra interesse em Alex, é gentil, compreensivo e está constantemente cercando-a de mimos e carinho, Alex fica perdidamente apaixonada pelo rapaz.
Cole Cozen é bonito, inteligente e um grande atleta, cotado para ser recrutado após o colégio. Na teoria, é o cara perfeito e um namorado excepcional, mas com um olhar mais aprofundado, percebemos que o garoto tem sérios problemas.
“Ele soltou o meu pescoço e eu desabei no chão, cobrindo o rosto com as mãos enquanto soluçava. Amedrontada demais para correr . Pasma demais para continuar em pé. Machucada demais para ser corajosa, revoltada ou qualquer outra coisa além de arrasada.”
Jennifer Brown escreveu uma obra impactante e arrebatadora. É impossível não querer estender a mão para Alex, que cada vez mais vai se distanciando dos amigos e perdendo a sua conexão com o mundo. 
"Fechei os olhos de novo, me perguntando por quanto tempo mais conseguiria manter aquilo em segredo. As pessoas estavam comentando. Teria de tomar logo uma decisão - deixar Cole ou descobrir um jeito de não tirá-lo mais do sério."
O tema abordado é muito delicado e a própria autora, em sua nota no final do livro, explica as inúmeras nuances e aspectos psicológicos que envolvem relacionamentos abusivos. Por mais que fique claro para todos ao redor o quanto é tóxico a situação, temos o impacto psicológico e a vulnerabilidade de Alex para ser levada em consideração.
"...às vezes, amá-lo era como andar de montanha-russa sem conseguir recuperar o fôlego entre curvas e quedas. E, nessas ocasiões, tudo que queria era cair fora."


Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2LOLzyC

4 comentários

  1. Nossa parece ser um livro bem sensível e profundo, abordando desde a amizade até um relacionamento abusivo. Acho que a premissa é muito boa e pela resenha já pude sentir que esse livro ser emocionante. Quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  2. Olá! O livro aborda de maneira muito interessante, este tema, tão corriqueiro na vida de muitas pessoas e acredito que pode servir de alerta para as pessoas que passam por situações parecidas, mas não percebem ou aceitam que estão passando por isso, acredito que a leitura será muito intensa, mas também muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    O livro tem uma temática forte, e é bom saber que ele foi trabalhado de forma correta. A história é real, vemos tantas Alex por aí, não é? Triste como a vida de alguém pode ser definida com algo que acontece, como no caso da protagonista, a morte da mãe.
    É um livro que quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas adorei o tema que ele aborda.
    Parece ser uma trama bem sensível e deve ser muito triste ter uma pai que é um fantasma na própria casa.
    Fiquei super interessada!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.