Resenha A Duquesa Feia - Contos de Fadas # 3 - Eloisa James

Sinopse - Baseado na história O Patinho Feio, esse é o terceiro volume da série Contos de Fadas. Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia? Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado. Ainda assim, os tabloides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote. E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação. Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.
"A Duquesa Feia" é o terceiro livro da série Contos de Fadas da autora Eloisa James e traz como protagonistas Theodora Saxby e James Ryburn. O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em duas partes: Parte I - Antes e Parte II - Depois.
A história começa em março de 1809, em Londres, James está com quase 20 anos de idade e descobre que seu pai, o conde de Ashbrook perdeu toda a fortuna da família e ainda por cima está cometendo um crime para manter o status. Seu pai deixa claro para James que a única alternativa é que James se case com a tutelada do conde, Theodora Saxby, de 17 anos. 
Theodora perdeu o pai recentemente e junto com a sua mãe foi morar na residência do melhor amigo do falecido, o conde de Ashbrook. Ashbrook tem como função manter a reputação e a fortuna das duas intacta, e quando chegar o momento, encontrar um pretendente adequado para Theodora. Por conta disso, Theodora e James foram criados praticamente como irmãos, dividindo a casa e sendo confidentes um do outro. Theodora conhece muito bem o relacionamento conturbado de James com o seu pai, assim como James sabe das inseguranças de Theodora (que ele carinhosamente chama de Daisy) em relação a sua aparência.
Quando o pai de James propões que ele se case com Theodora, James não quer aceitar a ideia, pois acredita que estará traindo a amiga ao se casar pelos motivos errados. Mas ao começar a reparar em Theodora como mulher, o rapaz acaba percebendo que tem tudo o que desejou bem embaixo do seu nariz...
A sociedade londrina é cruel e não perde tempo para depreciar esse relacionamento. Para eles, James só poderia se casar com alguém tão feio apenas por dinheiro. 
"Theo jamais imaginaria que alguém pudesse ser tão cruel." (p. 74)
Os dois são muito jovens e James receia que Theodora o repudie ao saber da verdade, mas quando o seu grande segredo é revelado, a protagonista fica arrasada e os dois seguem caminhos diferentes.
Os anos passam e James é um homem completamente diferente. A experiência trouxe a ele uma dureza e amargura que o tornou perigoso e ameaçador. Theodora por sua vez perdeu o calor e se tornou uma mulher fria e objetiva. Com uma mente empreendedora, ela deixou de lado os sentimentos e focou-se em ter sucesso no que faz e em não demonstrar vulnerabilidade.
"Ela só precisava virar a cabeça para ver o próprio rosto no espelho. Era anguloso, com os malares proeminentes de que James tanto gostava. Também tinha um nariz reto, um queixo firme e algo indefinível no contorno do perfil, e tudo aquilo resultava em... em uma duquesa feia." (p. 74)
O romance é interessante porque os dois são muito jovens e imaturos quando descobrem que estão apaixonados e cometem erros e precisam aprender com eles. O enredo foca principalmente no tempo em que eles tiveram afastados e foi nesse trecho que a história não me convenceu muito, pois achei a história do James muito fantasiosa. Sem dúvida, ela é criativa e aventureira, mas foi um pouco demais.
"Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois. No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois... teve a verdade." (p. 103)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2uiqBhM

Confiram as resenhas dos livros anteriores:

5 comentários

  1. É um livro que aborda o amadurecimento dos personagens, foram obrigados a tomar decisões muito jovens e lidaram com isso como os jovens que eram. Já ouvi muitas coisas boas sobre a autora e a escrita dela por isso to com essa leitura na lista.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    De todos os livros que já foram lançados da série, esse me pareceu ter o romance mais bonito. Não só como o casal protagonista foi moldado, mas como nessa passagem de tempo os dois evoluíram, coisa que fica nítida quando eles se reencontram!
    Também achei bem legal a mensagem que a autora passou sobre as aparências, e melhor, sobre acreditar em si mesmo!
    Aaaah, não posso deixar de citar, amei que James voltou como pirata kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou muito curiosa por esse livro, já tinha lido resenha dele e dos outros da autora e está me deixando bem apaixonada e curiosa, ainda mais que retrata contos de fadas.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a capa desse livro, gosto muito da escrita da Eloisa, também acredito que por serem muito jovens esses dois terão muito o que aprender com seu relacionamento, é uma pena que nessa parte do livro, a história tenha deixado a desejar um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Estou desejando este livro desde o lançamento.
    Sou fã de romance de época e gostei muito dos personagens.
    Não gosto de clichês e gostei que a autora conseguir fugir um pouco deles.
    Apesar que tenho visto várias resenhas dizendo que da série, este foi o mais ruinzinho.
    Ótima resenha

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.