Resenha Todas as Pequenas Luzes - Jamie McGuire

Sinopse - Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade. Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela ― e a ganhar seu coração. Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local. Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.
"Todas as pequenas luzes" é narrado em primeira pessoa, com capítulos alternando entre os protagonistas Elliot e Catherine. Conforme a sinopse explica, os protagonistas se conhecem desde pequenos e com o tempo, a amizade entre os dois se torna o único ponto de sanidade de ambos, tornando-os inseparáveis.
Tanto Elliot quanto Catherine possuem uma dinâmica familiar complicada e sentem-se excluídos e incompreendidos pelo mundo. Com suas vidas pessoais tão difíceis, ter alguém que os compreenda plenamente é uma lufada de ar fresco e os protagonistas tornam-se inseparáveis.
Infelizmente, a família de Elliot decide mudar-se e sem escolha o jovem precisa acompanhá-los. Só o fato de Elliot ir embora seria o suficiente para quebrar o coração de Catherine, mas algo mais acontece deixando a mocinha sem chão.
Anos se passam e a vida de Catherine não se torna mais fácil. Presa na cidade onde cresceu, cuidando de uma pousada e totalmente diferente da garota sorridente e carinhosa que Elliot conheceu. O que será que aconteceu com Catherine?
Elliot retorna a cidade assim que possível decidido a reconquistar a confiança e até mesmo o amor de Catherine, mas fica assustado ao perceber o quão diferente a protagonista se encontra. Decidido a recompensá-la por sua ausência, ele faz de tudo para se tornar indispensável em sua vida novamente e é paciente o suficiente para aguardar que Catherine conte o grande segredo que esconde.
"Caí de joelhos, e os pesos bateram no chão pela segunda vez, minhas mãos dobradas com força em cada um,o peito arfando, os pulmões implorando por ar, os braços tremendo, os dedos se esfolando no chão de cimento. As lágrimas queimavam meus olhos, tornando a raiva muito mais difícil de controlar. Driblar as emoções para conseguir voltar para a garota que eu amava parecia tão impossível quanto voltar para Oak Creek." (p. 71)
O livro tem uma história muito bem desenvolvida e traz dois protagonistas bem humanizados, que sofreram e aprenderam que a vida não é um conto de fadas logo cedo. 
Catherine é jovem, inteligente, extremamente carinhosa e preocupada. É possível perceber o quanto seus segredos pesam em sua vida e o quanto custa para ela carregar o mundo nas costas. Elliot é sensível, amoroso e extremamente paciente. É decidido e tudo o que deseja é ter a sua Catherine de volta. 
A narrativa alternada entre os protagonista permite que o leitor conheça os seus sentimentos, mas não toda a verdade, que é revelada apenas no final da obra."Todas as pequenas luzes" é uma linda história de amor, mas também trata de outros temas delicados e atuais com uma grande sensibilidade.
"Tive vontade de dizer que eu não mordia, que eu até podia odiá-lo por ele ter ido embora, e fazendo sentir sua falta por dois longos anos, mas havia coisas mais importante no mundo para ele realmente temer." (p. 88)

Para comprar o livro pela Amazon: https://amzn.to/2DTzoMh 

Um comentário

  1. Olá! Esse livro da Jamie parece ser bem intenso, e ambos protagonistas tem uma vida bem difícil, embora aparentemente Catherine seja quem mais vai sofrer, curiosa para saber como Elliot conseguirá reconquistar a confiança de Catherine e quais são os segredos escondidos entre eles.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.