Resenha Uma mulher na escuridão - Charlie Donlea

Sinopse - Ao limpar o escritório de seu pai, falecido há uma semana, a investigadora forense Rory encontra pistas e documentos ocultados da justiça que a fazem mergulhar num caso sem solução ocorrido 40 anos atrás. No verão de 1979, cinco mulheres de Chicago desapareceram. O predador, apelidado de Ladrão, não deixou nenhum corpo ou pista — até que a polícia recebeu um pacote enviado por uma mulher misteriosa chamada Angela Mitchell, cujas habilidades não-ortodoxas de investigação levaram à sua identidade. Mas antes que a polícia pudesse interrogá-la, Angela desapareceu. Agora, Rory descobre que o Ladrão está prestes ser posto em liberdade condicional pelo assassinato de Angela: o único crime pelo qual foi possível prendê-lo. Sendo um ex-cliente de seu pai, Rory reluta em representar o assassino, que continua afirmando não ser o assassino de Angela. Agora o acusado deseja que Rory faça o que seu pai prometeu: provar que Angela ainda está viva. Enquanto Rory começa a reconstruir os últimos dias de Angela, outro assassino emerge das sombras, replicando o mesmo modus operandi daqueles assassinatos. A cada descoberta, Rory se enreda mais no enigma de Angela Mitchell, e na mente atormentada do Ladrão.Traçar conexões entre passado e presente é a única maneira de colocar um ponto final naquele pesadelo, mas até Rory pode não estar preparada para a verdade...
"Uma mulher na escuridão" é um thriller emocionante que irá conectar duas mulheres separadas por 40 anos no tempo de forma extraordinária. O livro foi dividido em 4 partes: I - O ladrão; II - A reconstituição; III - A casa da fazenda e IV - A escolha.
Narrado em terceira pessoa, o enredo se passa em Chicago, em dois períodos: 1979 e 2019. Conforme a sinopse explica, no ano de 1979 acredita-se que existe um serial killer que sequestra jovens mulheres, mas nenhum corpo é encontrado, muito menos pistas dos paradeiros das vítimas. O criminoso ficou conhecido como "O Ladrão" e diariamente a televisão noticiava algo sobre ele. Com notícias constantes sobre esse homem misterioso, uma mulher começa a investigar por conta própria e desaparece misteriosamente...
Chicago torna-se uma cidade com medo e é nesse cenário que conhecemos Angela Mitchell, uma mulher peculiar. Angela tem transtorno obsessivo compulsivo e dificuldade de interagir socialmente. O que atualmente poderia ser diagnosticado como autismo, na época era visto como uma doença metal inespecífica, o que tornou a infância e a adolescência da protagonista muito difícil, pois seu alto grau de inteligência mesclado com a dificuldade social e seus episódios obsessivos faziam com que Angela fosse vista como "esquisita".
Em paralelo, temos a história de Rory Moore. Rory é uma mulher que trabalha como perita em reconstituição criminal, ou seja, ela analisa cenas de crimes não resolvidos e com a sua grande atenção aos detalhes consegue dar novas pistas aos investigadores e quem sabe, chegar ao criminoso. O fato de que ela mergulha de cabeça nos seus casos, a deixa emocionalmente esgotada, o que faz com que Rory tire um tempo de folga entre um caso e outro. Porém, como sua mente está sempre trabalhando, ela trabalha também restaurando bonecas de porcelana e auxiliando o namorado, o doutor Lane Phillip, um especialista em análise comportamental em seu projeto de prevenção de crimes. Com essa vida agitada, Rory é surpreendida pelo falecimento súbito de seu pai, Frank Moore.
Frank era um advogado que tinha um pequeno escritório próprio e após tentar repassar todos os casos pendentes do pai, Rory fica presa a um único caso: a soltura do "Ladrão". Como ele passou décadas na cadeia, o juiz decidiu que o advogado responsável por ele o ajude na transição para a sociedade e conforme Rory estuda o caso, mais intrigada ela fica com as incoerências que vai encontrando.
Alternando entre passado e presente, Charlie Donlea apresenta ao leitor uma história sobre duas mulheres fortes, que enfrentam a maldade de frente em nome dos inocentes.
Temos também a oportunidade de ler alguns capítulos através dos olhos do Ladrão, sua euforia ao cometer os crimes, sua necessidade em alcançar O Barato e a maneira como a sua mente trabalha.
"O Barato proporcionava uma sensação mais incrível do que qualquer droga. Não existia outro vetor de vida capaz de propiciar experiência igual. Simplesmente, era tudo pelo que ele vivia." (p. 09)
O enredo é muito bem construído e a caracterização das protagonistas também. É interessante ler sobre personagens que saem do lugar comum e que tem uma forma diferente de raciocinar e analisar as informações. A história é ótima, mas confesso que dessa vez consegui deduzir antecipadamente alguns dos desfechos. Mesmo assim, a história prendeu a minha atenção do começo ao final do livro.
E o que falar dos detalhes da edição realizados pela Faro Editorial? Toda obra lançada pela Faro é um deleite para os olhos dos leitores. O cuidado com cada página é visível por todos.
"Apenas uma permanecia cheia de vida na sua lembrança, nítida e presente como se quarenta anos representassem apenas um piscar de olhos, uma mera batida do seu coração. Ela era a única que ele jamais poderia esquecer. Ela percorria seus pensamentos durante os dias tranquilos na biblioteca e frequentava seus sonhos quando ele dormia. Ela era a única da qual ele se lembrava, e a sua liberdade iminente representava uma oportunidade muito tardia para amarrar as pontas soltas com ela." (p. 37)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2H5nj7d


* Meu elenco dos sonhos, caso o livro tenha uma adaptação cinematográfica:


Antônio Banderas como o Ladrão

Daniel Craig como Dr. Lane

Mila Kunis como Rory Moore

Morena Baccarin como Angela Mitchell

2 comentários

  1. Olá! Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros do autor, mesmo achando as tramas que ele desenvolve extremamente atraente, gosto muito de todo esse mistério envolvido na história, acho que torna a leitura extremamente intensa e fluída.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já vi varias resenhas em relação a esse livro e estou bastante curiosa para ler, ademas obtenho alguns livros dele e quero muito ler. A trama é bem envolvente e com uma premissa ótima.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.