Resenha O Óbvio Também Precisa Ser Dito - Guilherme Pintto


Sinopse - Do mesmo autor do fenômeno Seja o amor da sua vida. Estamos quase sempre ocupados com o desejo de não ficarmos tão ocupados no futuro. As plataformas às quais nos conectamos vendam nossos olhos: a atenção é o ouro do agora. O computador resolve “quase” tudo, os algoritmos estão sempre à nossa disposição, o tempo todo. Mas, e a nossa comunicação? O nosso tempo com o outro? O que entala? O que vai somando no inconsciente, trancando na garganta, fazendo o corpo ter dificuldade para digerir? Pais que dão presentes por não estarem presentes, jovens que vêm acreditando que a interação nas redes sociais é mais importante que exercer o afeto off-line, nós que vamos deixando passar, deixando de dizer, porque é menos uma coisa para lidar... O objetivo deste livro é falar do óbvio, como o próprio título já diz. Afinal, se fosse tão óbvio assim, que diabos estaríamos fazendo aqui?

"O óbvio também precisa ser dito" é um livro curtinho, de leitura rápida que foca em discutir o óbvio.
"Estamos quase sempre ocupados com o desejo de não ficarmos tão ocupados no futuro. As plataformas que nos conectamos vendem nossos olhos: a ATENÇÃO é o ouro do agora. Sempre há um episódio começando depois da série, há sempre um vídeo depois do que você acabou de assistir, dá para fazer mercado pelo site, pelo celular e ir ao mercado sem falar com ninguém, o computador resolve tudo... Mas.. e a nossa comunicação? O nosso tempo com o outro? O que entala? O que vai somando no inconsciente, trancando na garganta, fazendo o corpo ter dificuldade para digerir?" (p. 10)
O autor discute temas como o amor, o medo do afeto, o ideal construído e a realidade, além de fazer o leitor refletir sobre o seu próprio afastamento emocional por conta da imersão que fazemos nas redes sociais.
"Independentemente de termos uma idealização ou não, é importante que estejamos abertos para sermos surpreendidos por novas visões de mundo". (p. 27)
A escrita do autor Guilherme Pintto é simples e fluida e permite que o leitor leia rapidamente e ao mesmo tempo faça uma pausa do ritmo corrido da vida e aproveite para realizar mudanças na sua rotina.
"as intenções são boas, mas não se está em uma época de reconhecer o que é bom, porque tudo parece pesado demais. e o peso só aumenta com o tempo". (p. 61)

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2X8TJbA

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.