Resenha O presente - Irmãos Cardeal # 1 - Glaucia Santos

Sinopse - Clara era uma mulher solitária e com a alma devastada pela dor da perda até se encontrar com um belo desconhecido. Ele muda o seu destino e a transporta para o seu “felizes para sempre”. Porém, o que parecia ser um relacionamento perfeito, e com um futuro promissor, transforma-se em um pesadelo. Em meio ao medo e às incertezas, seu destino muda quando surge um amor puro, porém proibido. Duas almas quebradas pela vida se encontram e descobrem o verdadeiro significado do amor.No entanto, Clara sabe que precisa fazer o que é certo e fugir desse sentimento, porque será o melhor para todos. Pressionada a se casar com um homem que não ama, ela aceita o seu destino, pois sabe que precisa preservar o seu verdadeiro amor e sua própria honra. Quando tudo parece perdido e suas esperanças se dissipam, um milagre acontece e ela recebe um lindo e precioso presente de Deus. O presente é um livro que fala sobre amizades verdadeiras, fidelidade, confiança, amor pela família e, principalmente, como a fé em Deus pode mudar todas as coisas e operar o impossível.

"O presente" é narrado tem primeira pessoa pelos protagonistas Clara, Bruno e Murilo e é dividido em prólogo, Parte I - O Encontro e Parte II - O Recomeço.
A história de Clara começa no centro do Rio de Janeiro, onde a jovem de 25 anos de idade trabalha: na livraria Dream Books. Logo no início, o leitor percebe que Clara é uma pessoa introspectiva e solitária, que teve uma vida cheia de perdas. 
O passado de Clara é repleto de dor e solidão, o que fez com que a jovem caísse em depressão e que se apoiou na fé para poder se levantar novamente. Sozinha no mundo, Clara não é de fazer amizades facilmente e é surpreendida com o interesse de Bruno, um cliente da livraria. No primeiro momento, Clara acredita que suas orações foram atendidas, afinal de contas, Bruno é um príncipe e a trata super bem, respeitando sua fé e desejos. 
"Depois que entrei em casa, eu constatei que finalmente eu estava namorando. Era para valer. Eu tinha alguém em minha vida. Não era uma pessoa qualquer. Era um homem que me tratava como uma princesa". (p. 85)
Os dois começam a passar todos os momentos livres de seus dias juntos, o que inicialmente agrada a protagonista que já não se sente mais sozinha. Porém, ela começa a observar um lado de Bruno que ainda não conhecia e começa a questionar as ações precipitadas dele. Bruno sabe que Clara não é apaixonada por ele, mas tenta a todo custo demonstrar que é o cara ideal para ela, o que acaba causando certa pressão na dinâmica dos dois.
O relacionamento dos dois avança rapidamente, o que deixa a protagonista um pouco desnorteada e receosa, pois ainda não se encontra apaixonada por Bruno.
A família de Bruno mora em uma fazenda em Elias Fausto, interior de São Paulo e Bruno apressa Clara para apresentá-los. Imaginem a surpresa de Clara quando ela sente uma conexão imediata com Murilo, o irmão mais velho de Bruno?
Murilo é um homem de família, dedicado a todos que ama. Após perder tragicamente a esposa, ele fechou o seu coração e não imagina que a jovem Clara, com seu jeito simples e recatado poderia causar em tão pouco tempo um efeito avassalador em seu coração.
Acontece que nenhum dos dois está disposto a magoar Bruno e Clara não consegue nem ao menos imaginar a família deles aceitando-a se isso acontecesse. Então, como prosseguir?
"Eu não poderia ser dele e ele não poderia ser meu. Então começava a chorar pela vida que nunca teria. Por algo que nunca aconteceria, porque aquele sentimento era proibido e de forma alguma poderia acontecer algo entre nós". (p. 179)
O livro vai demonstrar a fé, a paciência e a perseverança desses personagens. A forma como a história se desenvolveu é muito bonita e faz com que o leitor pause a leitura para refletir sobre a própria vida e sua fé.
A história é um romance, mas a autora Glaucia Santos aborda temas importantes como a depressão e a solidão. Vivemos em uma sociedade tão tecnológica que muitas vezes nem ao menos percebemos o que estamos sentindo ou passando, muito menos as pessoas ao nosso redor.
A autora fez uma nota comentando um pouco sobre alguns percalços que enfrentou e fica evidente que esse livro é muito pessoal para ela, pois traz similaridades com sua própria história. Clara ama escrever, falar sobre filmes e livros, perdeu uma pessoa muito querida, caiu em depressão profunda e reergueu-se através da fé. Tudo isso é um espelho da vida da autora Glaucia Santos, que teve a coragem de abrir seu coração e alma para os leitores e dividir conosco um pouco da sua própria história.
"A expressão em seu rosto era de profunda dor. Ele respirou fundo, colocou sua bochecha na minha, espetando o meu rosto com sua barba, e ficou calado. Estávamos abraçados e finalmente senti a conexão que tanto esperava". (p. 178/179)

Para comprar o exemplar físico do livro, entre em contato direto com a autora em sua página do Facebook para maiores informações.

Para comprar o e-book pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2I3rfrU




* Meu elenco dos sonhos: 
Isabelle Drummond como Clara

Henri Castelli como Murilo

Thiago Rodrigues como Bruno

Letícia Colin como Luciana

2 comentários

  1. Olá! Parece ser uma história bem triste, daquelas que vamos precisar de alguns lencinhos,mas gosto que o enredo nos faça refletir sobre nossa vida, imagino como vai ser difícil para Clara ter de lidar com todos esses sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei bastante o livro, tem uma historia bastante envolvente. Podemos ver que a autora colocou pouco dela nessa trama e faz com que nós leitores ficássemos mais perto dela. Gostei muito e já quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.