Resenha Indesejadas - Fredrika Bergman & Alex Recht # 1 - Kristina Ohlsson

Sinopse - Uma garotinha desaparece de um trem com destino ao centro de Estocolmo. Em outra parte da Suécia, uma jovem vive oprimida pelo homem que um dia pensou ser seu príncipe encantado – e ela sabe melhor do que ninguém o motivo pelo qual a menina sumiu. A analista criminal Fredrika Bergman enfrenta dificuldades para ser aceita na equipe liderada pelo inspetor Alex Recht, que tem como braço direito o impetuoso investigador Peder Rydh. Fredrika, a única com formação acadêmica entre os policiais, trava uma difícil batalha para conduzir o caso por uma linha de investigação diferente daquela escolhida pelo restante da equipe. O caso ganha contornos dramáticos, e o que todos temiam não pode ser evitado. A equipe deve se apressar para chegar ao agressor antes que mais vidas sejam perdidas. Quanto tempo eles realmente terão até que o criminoso dê seu próximo passo?

"Indesejadas" é o primeiro livro da série Fredrika Bergman & Alex Recht, uma série policial que teve um início espetacular com esse livro.

O enredo é dividido em três partes: Parte I - Pistas Falsas; Parte II - Sinais de Fúria e Parte III - Sinais de Recuperação. A história é narrada em terceira pessoa e os capítulos indicam os dias da semana.
O livro apresenta várias perspectivas. Temos uma perspectiva de um homem, chamado de "Ele", que inicia sua história na infância e percorre até os dias atuais da história. Um homem minucioso, brutal e que adora colecionar "bonecas".

Alex Richt é um policial há mais de 25 anos. Com 55 anos de idade, ele já viu de tudo em suas investigações e é reconhecido por seu talento e trabalho árduo. Quando o caso de uma garotinha desaparecida surge, ele acredita que é uma situação simples de resolver, provavelmente um problema de custódia, já que os pais estão se divorciando. 

Sua equipe, formada por Fredrika Bergman e Pider Rydh acaba entrando em conflito durante o caso. Isso se deve pelo fato de que Fredrika Bergman é uma civil, que tem formação acadêmica e uma mente analítica, mas sem experiência de campo e dificuldades em interagir com as pessoas e Pider é um policial em ascensão que quer impressionar Alex, mas que ao invés de fazer isso trabalhando arduamente, prefere dificultar a vida da colega de trabalho, fazendo comentários depreciativos e reclamando da sua presença na equipe.
"Alex gostava de trabalhar com pessoas que, como ele, tinham um senso particular de vocação no trabalho. Gostava de trabalhar com quem tinha a mesma intuição que ele e um discernimento bem desenvolvido para o que era fato e o que era absurdo."
Frederika sente que não é bem-vinda e também não tem confiança de que lidar com casos tão terríveis seja possível. É uma mulher inteligente de 34 anos de idade que consegue analisar rapidamente detalhes que os demais membros da equipe não enxergam, mas que vai amadurecendo conforme a trama se desenvolve, aprendendo a lidar com algumas nuances do novo trabalho.
"Num momento parece que está tudo bem, que sabemos onde estamos pisando, mas no outro o gelo cede e afundamos na mais insondável escuridão."
O caso é muito bem construído e tem aspectos assustadores. Lilian é uma garotinha que estava no trem expresso de Gotemburgo até Estocolmo, viajando com sua mãe Sara, até que desaparece misteriosamente do trem. Ninguém viu a garotinha ser levada e não conseguem explicar como isso aconteceu. O caso vai ganhando notoriedade conforme os dias passam e não há novidades no caso, além dos investigadores descobrirem que o pai de Lilian é um homem com uma veia agressiva e que Sara estava decidida a se divorciar do marido.
"Ela retirou com cuidado os pedaços de isopor. A princípio, não conseguiu entender o que tinha recebido. Seus olhos procuravam algum tipo de contexto que pudessem compreender. Cabelo. Um monte de cabelo castanho, ondulado e de comprimento mediano. Emudecida, Sara tocou o cabelo, revelando o que havia por baixo. Foi quando instantaneamente entendeu de quem era aquele cabelo e soltou um berro alto e animalesco." 
"Indesejadas" é uma trama impactante, com personagens carismáticos e um caso impactante, todos elementos necessários para um livro se tornar inesquecível.
"O telefone escorregou de sua mão e ela fechou os olhos na esperança de que o mal desaparecesse. A última coisa que viu foram os sapatos vermelhos, no chão, ao lado da mala."
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2GVVZZD

5 comentários

  1. Oi, Carol.
    Já estou com esse livro aqui na estante e não vejo a hora de fazer essa leitura.
    Amo livros policiais e só tenho lido boas críticas sobre essa série! Ver que você curtiu só me deixou ainda mais animada!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que a capa deste livro sempre chamou muito minha atenção, mas eu nunca tinha procurado saber mais sobre ele, mas agora que sei sobre o que de fato o livro trata, estou muito curiosa para fazer sua leitura.
    Logo de cara já gostei da Frederika, achei incrível a habilidade que ela tem de perceber e analisar rapidamente detalhes que os outros não percebem, mesmo que ela não tenha experiência em campo. Estou animada para conhecê-la.
    De fato, parece mesmo um livro inesquecível, vou adicioná-lo imediatamente a minha lista de leituras! Muito obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Estou muito na vibe de ler livros de investigação e esse chamou bastante a minha atenção, então gostaria de fazer essa leitura.
    Bom saber que o livro tem mais de uma perspectiva, pois gosto de saber o que está acontecendo em mais de um lugar.
    Que bom que Frederika vai amadurecendo durante a obra, me agrada bastante ver personagens evoluindo. Espero que Pider para de depreciá-la e que ambos se dêem bem.
    Estou curiosa pra saber o que está por trás do desaparecimento de Lilian e quem a sequestrou.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parece ser um livro maravilhoso, uma história que te prende do início ao fim, esse é um gênero que estou aprendendo a gostar, ainda tenho dificuldade em controlar minha ansiedade, nessa árdua busca em encontrar as respostas para todos os mistérios que envolvem o enredo.

    ResponderExcluir
  5. Amo romances policiais, porém quando vi a capa desse livro, imaginei algo bem diferente. Mas gostei do que o livro apresenta, parece ser um enredo muito bom que prende a gente em todas as páginas.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.