Resenha: O protocolo russo - Como derrubei o império secreto de Putin - Grigory Rodchenkov

Sinopse - O dossiê que levou a Rússia a ser banida dos eventos esportivos mundiais! A exclusão da Rússia das olimpíadas de Tóquio surpreendeu o mundo, em parte pela penalidade, que soou forte demais fora dos comitês esportivos. No entanto, uma investigação se desenrolava nos bastidores, e o desfecho parecia inevitável. O protocolo russo começou a desmoronar quando a agência antidoping do país foi considerada culpada pelas fraudes de exames nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. Desde então, as revelações emergiram num efeito dominó... e todas as participações em eventos esportivos foram suspensas. Incluindo a próxima Olimpíada e a Copa do Mundo de 2022. Dr. Grigory narra a história da criação de um sistema altamente tecnológico para potencializar os resultados nos campeonatos internacionais e suas consequências para os atletas. Um protocolo sofisticado de administração de esteroides, orientado por Putin, com o propósito de alçar a Rússia ao topo dos pódios, mas que se transformou na maior humilhação mundial.
A história do Dr. Grigory Rodchenkov, que foi o responsável por trazer a tona todoso os elaborados planos efetuados pela Rússia para enganar os testes de dopping durante as Olimpíadas, é uma história rica em contexto cultural.
Ao ler "O protocolo russo", o leitor se torna ciente da cultura russa, onde ganhar e ser o primeiro lugar é visto como status bem recompensado pelo governo.
Rodchenkov explica desde a história de seus pais, funcionários exemplares, como o governo "recompensa" aqueles cidadãos que não dão trabalho, e que fazem tudo de acordo com o esperado. Vemos também um país que aceita o uso de drogas para melhorar o desempenho de atletas, não apenas atletas olímpicos, onde técnicos e assistentes e muitas vezes uma equipe inteira possui programas farmacológicos para que cada atleta se torne o melhor.
Observamos também como o governo se posiciona diante da propagação desses programas, chegando ao ponto de criar laboratórios inteiros com o objetivo de burlar os testes internacionais de dopping, podendo assim competir sem as limitações impostas por regras estrangeiras.
Através de sua experiência pessoal, primeiro como corredor, depois como um dos líderes dos estrategemas para manipular os resultados das Olimpíadas, o Dr. Grigory Rodchenkov leva os leitores a um país onde as regras são diferentes daquelas que conhecemos e que para prosperar, é necessário muito sacrifício pessoal e consciência de que muitas vezes, deve-se burlar as regras...
O livro faz uma trajetória cronológica da vida do autor, mas também traz informações farmacológicas de algumas das drogas mais utilizadas na cultura do doping, além de algumas técnicas laboratoriais (por isso, em alguns momentos, o texto fica um pouco mais "técnico") até o momento do exílio do Rodchenkov nos EUA para a sua segurança (já que ele recebeu diversas ameaças).
"Não eram apenas os treinadores "atrás da Cortina de Ferro" que empurravam "programas farmacológicos" aos seus protegidos. O doping pode ter sido um pecado para um amador como eu, mas era um pecado perdoável, no máximo. No entanto, a União Soviética não tinha o monopólio do pecado, e minha alma não estava em perigo. Pelo menos, ainda não." (p. 33)


Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui.

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.