Resenha: Procure nas Cinzas - Charlie Donlea

 

Sinopse - O ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center chocou o mundo vinte anos atrás, mas, para uma família, esse atentado teve um gosto mais amargo. A destruição dos edifícios deu fim à vida de Victória, a principal suspeita de um crime brutal ― sem que ela tivesse a chance de se defender. E sua irmã, Emma, ainda tinha um assunto pendente: naquele momento extremo, pouco antes de o prédio desabar, Victoria conseguiu realizar uma última ligação pedindo que Emma a ajudasse a provar sua inocência. O caso fica abandonado por duas décadas, até que a evolução das técnicas forenses possibilitou a identificação do DNA de uma das vítimas dos ataques ― justamente da mulher que foi considerada culpada pelo assassinato de um conhecido escritor. Avery Manson, uma famosa apresentadora de TV, vê no caso uma oportunidade de alavancar ainda mais a sua carreira. Seu faro jornalístico a leva até Emma, e ela decide fazer o que for preciso para reabrir o caso, expor as falhas da polícia e descobrir se Victoria era ou não inocente. Avery não imaginava que seria preciso remontar um complexo quebra-cabeça para se chegar à verdade. E ela própria guarda também muitos segredos que, na busca insaciável por conseguir uma ótima história, podem ser expostos e destruir todo o sucesso que conquistou. Para quem ama os clássicos de Agatha Christie ou adora suspenses e personagens misteriosos e envolventes. Procure nas cinzas, lançamento da Faro Editorial, cria um emaranhado de tramas e personagens interessantes, capazes de tudo, e que irão fisgar os leitores até as últimas páginas.
“Procure nas cinzas” é uma obra escrita pelo talentoso Charlie Donlea e tem como pano de fundo os acontecimentos do 11 de setembro.

A trama se divide em dois períodos: o primeiro, em 2001, dois meses antes do acontecimento que abalou o mundo. No dia 15 de julho de 2001 nas Montanhas Catskill, a polícia local se depara com uma cena de homicídio hedionda. A vítima, um escritor, tem uma história pessoal que envolve Victoria Ford, uma analista financeira que em pouco tempo, é a principal suspeita de cometer o crime. Porém, dois meses depois a investigação é deixada de lado...

O segundo momento da trama se passa no ano de 2021, onde o leitor é apresentado à Avery Mason, uma mulher de 32 anos de idade, ancora do American Events, a revista eletrônica mais popular do horário nobre da televisão. Seu sucesso veio através de muito trabalho duro e agora que seu contrato está em período de renovação, ela precisa lutar com unhas e dentes para ter seu valor reconhecido (já que ela está envolvida em um setor predominantemente masculino). Mas isso não é tudo. Seu passado, ou melhor, o passado de sua família, está mais próximo do que nunca e existem pessoas que estão observando cada passo seu.

Avery está preparando material para o seu programa, quando fica sabendo que o Instituto Médico Legal de Nova York consegue identificar um fragmento ósseo recuperado do evento do 11 de setembro: um fragmento cujo DNA coincide com Victoria Ford. O que Avery não poderia imaginar é que ao investigar a história de Victoria, ela iria mergulhar em uma história repleta de traição, manipulação e tragédia...

Mais uma vez Charlie Donlea escreveu uma obra repleta de reviravoltas, com personagens carismáticos e com um final de tirar o fôlego. A obra é dividida em seis partes: I - armadilha, II - destino, III - mentiras, IV - provas, V - o grande jogo e VI - retribuição.

Além de Avery e Victoria, outros personagens compõe a trama: Walt Jenkins, um ex-agente que sofreu tanto profissionalmente quanto pessoalmente e é convocado a sair do limbo para auxiliar na investigação; Natalie Ratcliff, a melhor amiga de Victoria e defensora de sua inocência, assim como Emma Kind, a irmã da Victoria, a Dra Lívia Cutty, que trabalha no IML de NY e é quem explica os detalhes técnicos e forenses para Avery e para o leitor e Connie Clarkson.

Para aqueles leitores que procuram por um thriller capaz de prender a atenção do início ao fim, “Procure nas cinzas” é uma indicação perfeita. O enredo possui trama e subtramas que vão se desenvolvendo de forma crescente e que no final trazem um momento “uau” que satisfaz.

A Faro Editorial realizou um lindo trabalho na edição. As divisões das partes, a contracapa, a escolha da fonte, tudo foi muito bem pensado com o objetivo de deixar o conteúdo brilhar.

“A vítima estava pendurada nua em uma varanda do segundo andar, com os pés suspensos na altura dos olhos de quem observava e com uma corda branca em volta do pescoço, inclinando a cabeça como um pirulito com o palito quebrado ...” (p. 09)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.