Resenha Linhagens - Uma geração. Todas as decisões. - Livro 02 - Eleonor Hertzog

Sinopse - E se você descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas? Laços se estreitam, conflitos irrompem. Erros foram cometidos e o tempo está acabando. Nada é o que parece ser. Segredos emergem de Casas e Linhagens. Peggy corre grandes riscos e as consequências das próximas decisões podem colocar tudo em jogo. Os Melbourne mais uma vez terão que provar sua capacidade de resolver problemas. As consequências de cada decisão afetarão o Universo inteiro. Caberá apenas a Uma geração... Todas as decisões!



"Linhagens" é um livro tão complexo e encantador quanto o seu antecessor "Cisne". Iniciamos a leitura com um resumo dos acontecimentos do primeiro livro narrados por Henry. O fato da escritora Eleonor Hertzog ter realizado esse resumo, utilizando o patriarca dos Melbourne foi fantástico, por dois motivos: o primeiro é o fato de que várias situações ocorreram em "Cisne" e com isso o leitor pode ter esquecido um ou outro detalhe, então ter um resumo ajuda bastante e o segundo foi a capacidade da escritora ao tornar o resumo divertido, usando o Henry e seu agudo senso de humor na narração:
"Acha estranho, terráqueo? Bem, costumamos usar palavras muito mais fortes do que estranho quando nos referimos aos belicosos e sangrentos costumes da Terra..." (p.11)
O início do livro descreve um evento que envolve a tripulação do Cisne (a prole do Melbourne, os cientistas do intercâmbio e os dois jornalistas). É graças a esse evento que o leitor descobre um pouco mais sobre Senira.
Nesse primeiro momento do livro alguns temas merecem destaque: o amor pelo próximo independente dos laços familiares e a importância de não se julgar alguém pelas primeiras impressões. Giles, o jornalista encrenqueiro do primeiro livro reaparece e tem papel fundamental em alguns momentos. Amei o fato de que a escritora conta a história por trás dos personagens. Conhecer melhor Giles, Peggy e começar a ver Senira e o seu funcionamento, suas regras e seus regentes deixa o leitor abismado com a grandiosidade e complexidade da trama. Personagens misteriosos, como um pescador que aparece de repente no Cisne são integrados à trama, aumentando o mistério.
No segundo momento do livro, a trama foca-se mais em Merine, principalmente em Peter e Loom. Para aqueles que tiveram a oportunidade de ler Cisne, observaram que existe um elo entre Peter e Peggy. Para a alegria do leitor, em "Linhagens" temos a explicação completa para esse elo, assim como para algumas atitudes de Peter (não é a toa que o garoto é chamado de Apocalipse). Nesse livro o leitor também se aproxima mais de Peter, conhece seus pensamentos e sentimentos e fica encantado com o jovem, que precisa tomar decisões importantes com tão pouca idade. É claro que quando se trata de elos, Henry Melbourne é o especialista, mas infelizmente algumas pessoas teimosas insistem em tirá-lo do sério.
"Em momentos como aquele, Henry realmente adoraria pegar uma cabeça dura daquelas, abrir com uma machadinha (terráquea ou kreganiana, não fazia diferença) e enfiar para dentro, em letras garrafais, que kreganianos NÃO se voltavam contra a família". (p.210)
Envolvendo o grupo de treinamento, os jovens amigos de Peggy, a autora aproveita para discutir a situação: será que é melhor manter os jovens alheios aos acontecimentos ou deixá-los saber o que está acontecendo para tentarem encontrar soluções junto com os seus pais, já que esses jovens são herdeiros e logo terão que decidir por si próprio?
A autora ainda inclui criaturas novas no livro, como os irrilas, que são felinos tarilianos que protegem Merine e também faz o leitor questionar o que conhecia até agora desse mundo fantástico, colocando Eris e Moriser em destaque em situações que deixarão sem dúvida o leitor de boca aberta. Assuntos como o Mal de Diran, o elo dos gêmeos, a habilidade de alteração, a Síndrome de Tisoni e muito mais são discutidos nessa incrível aventura.
Para aqueles que estão com saudades dos demais jovens que apareceram no primeiro livro, aqueles que irão para a Escola Avançada de Champ-Bleaux, não se preocupem: a autora ainda nos atualiza de suas situações e como sempre (aqui admito a minha imparcialidade rs), o Anton e a Cheli roubam a cena, ainda mais agora que o Piperion juntou-se a eles.
A cena final do livro é alucinante: em momento algum foi possível desconfiar do que iria acontecer e só aumentou a necessidade de ler o terceiro livro da série.
No início do livro nós temos o resumo já mencionado e no final, temos um apêndice muito bem feito que auxilia ainda mais o leitor a se situar. São esses e muitos outros detalhes que foram incluídos na obra que deixam transparecer o cuidado e o carinho que a escritora tem com os leitores e com a série Uma Geração. Todas as Decisões.
Em relação a revisão, diagramação e layout foi realizado um excelente trabalho. Apesar do livro ter quase 700 páginas, o leitor não fica cansado ou entediado durante a leitura. A capa é bem diferente do primeiro livro da série, mas está totalmente relacionada com a trama de "Linhagens", uma trama que é muito bem delineada, desenvolvida com maestria e coesão, não deixando "pontas soltas" e deixando o leitor com gostinho de quero mais. A aventura descrita em "Linhagens" é complexa, densa e totalmente de tirar o fôlego. É um livro irresistível, indicado para os leitores de todas as idades fãs de aventuras fantásticas.
"A Terra é um refúgio para todos aqueles que perderam seus mundos - é o lugar para onde vão raças, Linhagens e Casas que não têm mais para onde ir, Um paraíso é lindo; um refúgio é insubstituível e precisa a todo custo, ser protegido". (p. 24) 
Confiram as resenhas dos livros anteriores

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.