Resenha: Olhos vazios - Charlie Donlea

 
Sinopse - Ela mudou o nome e a aparĂȘncia... mas nada pode apagar o que testemunhou. Alex Armstrong mudou tudo sobre si mesma: seu nome, sua aparĂȘncia, sua histĂłria. Ela nĂŁo Ă© mais a adolescente aterrorizada que apareceu na TV, algemada, sendo conduzida da casa onde vivia atĂ© a noite em que sua famĂ­lia foi massacrada. Apelidada de Olhar Vazio pela imprensa, ela foi acusada dos assassinatos, teve a vida duramente exposta pelos veĂ­culos de comunicação, mas lutou com todas as suas forças para limpar o seu nome. Dez anos se passaram e Alex nunca parou de procurar pela verdade, mesmo tendo de esconder sua identidade da horda de fanĂĄticos por crimes reais e repĂłrteres desesperados por qualquer notĂ­cia sobre seu paradeiro. Agora como investigadora, ela trabalha incansavelmente para garantir justiça para outros acusados. Pessoas como Matthew Claymore, que Ă© suspeito do desaparecimento da namorada, uma estudante de jornalismo chamada Laura McAllister. Laura estava prestes a divulgar uma grande histĂłria sobre estupro e acobertamentos em sua faculdade. Alex acredita que Matthew Ă© inocente e descobre revelaçÔes impressionantes sobre o corpo docente da universidade, alunos e pais poderosos dispostos a fazer qualquer coisa para proteger os filhos. Mas ao iniciar sua investigação, Alex encontra conexĂ”es surpreendentes com o assassinato da prĂłpria famĂ­lia. Por mais diferentes que os crimes possam parecer... 

Em 2013, Alexandra Quinlan era uma adolescente de 17 anos de idade que havia acabado de sobreviver a uma chacina em sua casa: seus pais e seu irmĂŁozinho de apenas 13 anos de idade foram assassinados. Uma Ășnica foto a torna o centro da mĂ­dia dos curiosos, que adoram explorar os crimes reais. Imediatamente, ela foi vista como culpada pela polĂ­cia, que fez de tudo para conseguir acusĂĄ-la. A repercussĂŁo do caso foi tĂŁo grande, que Alexandra nĂŁo conseguia ter uma vida “normal” (ou pelo menos o mais normal possĂ­vel diante do que ela passou) e Alexandra ganhou um apelido que a marcou de forma irrevogĂĄvel: “Olhos vazios”. E o pior, a polĂ­cia acabou ficando sem pistas e nĂŁo seguiu com a investigação dos assassinatos.

E Alexandra ficou se sentindo culpada por ter sobrevivido e determinada a descobrir quem eliminou a sua família. Porém, dez anos passam, e nesse meio tempo, Alexandra precisou mudar sua identidade e visual. Agora ela é uma mulher de quase 28 anos de idade, que trabalha como investigadora para uma firma de advocacia. Seus métodos nem sempre são legais, mas são eficientes.

O novo caso da firma Ă© sobre o desaparecimento de uma estudante universitĂĄria, Laura McAllister, e seu namorado, Matthew Claymore, Ă© o principal suspeito. Laura tem um programa de rĂĄdio universitĂĄrio chamado “O flagra” que ganhou repercussĂŁo no paĂ­s inteiro quando vez uma matĂ©ria falando da insegurança das jovens mulheres nas universidades. Seu programa Ă© levado a sĂ©rio e vem cada vez mais conquistando ouvintes. E agora, uma notĂ­cia que poderia mudar o rumo da vida de vĂĄrias pessoas Ă© o grande segredo de Laura. Mas serĂĄ que Ă© realmente um segredo? SerĂĄ que o desaparecimento da jovem estĂĄ relacionado a essa notĂ­cia?

O livro tem vĂĄrios focos, que vĂŁo sendo alternados tanto no passado quanto no presente, mesclando as histĂłrias de vĂĄrias personagens, inclusive a da protagonista. Em cada uma dessas histĂłrias vemos um crime nĂŁo resolvido e que pode ou nĂŁo ser a chave que Alex precisa para desvendar o assassinato dos prĂłprios pais e irmĂŁo.

Gostei muito do enredo, mas confesso que nĂŁo foi o meu favorito do tio Charlie. Apesar da reviravolta nas Ășltimas pĂĄginas, fiquei com alguns questionamentos sobre alguns detalhes.

Nenhum comentĂĄrio

ComentĂĄrios ofensivos e/ou preconceituosos nĂŁo serĂŁo aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.