Resenha Proteja-me - Slow Burn # 1 - Maya Banks

Sinopse - Caleb Devereaux é um homem atraente, herdeiro de uma família rica e poderosa. Quando sua irmã caçula é sequestrada, ele tenta de tudo para encontrá-la, mas todos os esforços são em vão. A última esperança é Ramie St. Claire, uma jovem sensitiva de quem ouve falar, e que teria o poder de se conectar com pessoas localizando-as ao tocar em um objeto delas. Caleb conhece Ramie e instantaneamente os dois percebem que a atração entre eles é intensa. O que o milionário não imagina é que a habilidade da bela moça tem um alto preço: ela vivencia a dor de quem ajuda, e isso custa-lhe sua própria vitalidade. Por isso, depois de achar a sequestrada, Ramie desaparece da vista do rapaz. Ao mesmo tempo arrependido pelo sofrimento causado à jovem e profundamente fascinado por ela, ele tenta encontrá-la sem êxito. E quando pensa que Ramie havia partido para sempre, ela reaparece, e desta vez é ela quem pede ajuda. Seu dom a colocou em perigo e ela está sendo perseguida. Agora, Caleb vai fazer qualquer coisa para protegê-la, arriscando tudo, inclusive seu próprio coração.


"Proteja-me" é o primeiro livro da trilogia Slow Burn, da autora Maya Banks e que está sendo publicada no Brasil pela Editora Gutenberg.
Essa nova trilogia traz aos leitores romance policial mesclado com o paranormal, já que a protagonista, Ramie St. Claire é uma jovem de 25 anos que realmente tem um dom. 
Narrado em terceira pessoa, o livro começa com Caleb na porta da cabana onde Ramie se esconde. Caleb é um homem de família promissora (e milionária) que possui dois irmãos e uma irmã caçula, a Tori. Tori foi sequestrada e não houve pedido de resgate. Desesperado por informações, Caleb tenta de tudo, inclusive procurar Ramie, uma vidente que tem auxiliado a polícia em alguns casos e conseguido bons resultados.
Acontece que Ramie não está escondida sem motivo. Seu dom tem um preço muito alto tanto para a sua sanidade quanto para o seu corpo. De alguma forma, ao tocar um objeto da vítima se conecta com a mesma. Após sua última colaboração com a polícia, Ramie está em frangalhos e imediatamente se recusa a ajudar Caleb.
Caleb a considera extremamente egoísta e praticamente a força a ajudá-lo. E o que ele acaba presenciando o deixa tão chocado e com a consciência tão pesada que ele faz uma promessa à Ramie: após resgatar Tori, ele irá voltar para ajudá-la. 
Porém, um dos casos em que Ramie trabalhou está em aberto, pois o bandido conseguiu fugir e ele agora está atrás da protagonista. Ela passa um ano em fuga constante, até que em Oklahoma o criminoso chega perto demais e ela percebe que precisa de ajuda. Ramie é uma mulher excepcional, mas não tem ideia disso. Ela se acha covarde, e não percebe a força que possui. 
Caleb é... intenso. Ele tem um senso de honra muito grande e também se sente muito protetor em relação à sua irmã e a Ramie. 
"E o que você quer exatamente?", ela sussurrou."Você, Ramie. Eu quero você!" (p. 74)
O livro foi classificado como romance erótico, mas eu o vejo mais como um policial paranormal. Existem algumas cenas hots espalhadas no livro, de forma coesa e coerente, e o enfoque principal é na área investigativa.
Os demais irmãos de Caleb, Quinn e Beau, aparecem no livro e em alguns momentos decepcionam um pouco pela forma como tratam Ramie. É compreensível a necessidade de proteger Tori de mais situações ruins, porém Ramie também é uma vítima. 
Eliza e Dane, dois personagens que fazem parte da equipe de segurança também se destacam no livro. Suas personalidades são fortes e percebemos que o papel deles será importante nos próximos livros.
No capítulo 20, temos a perspectiva de Tori sobre alguns acontecimentos e percebemos o impacto que a violência que ela sofreu teve em sua vida.
A autora aborda um tema delicado mas de forma que não deixa o leitor extremamente chocado. Claro que algumas cenas são fortes e o senso de justiça aflora, mas o enredo consegue equilibrar bem o lado paranormal com a maldade humana.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. Existem alguns errinhos de digitação (por exemplo, nas páginas 125 e 151), mas nada que interfira no entendimento. A capa combina com a trama e é intrigante, fazendo com que o leitor queira entender sua conexão com a história. 
"Você não estará sozinha desta vez, Ramie", ele garantiu. (p. 114)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.