Resenha Fortaleza Negra - Fortaleza Negra # 1 - Kel Costa

Sinopse - De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...
Esse é o primeiro livro da Trilogia Fortaleza Negra e apresenta aos leitores Sasha, uma adolescente que não tem um filtro mental e é um imã para confusões. A sinopse explica muito bem a trama principal, por isso a resenha será resumida.
O prólogo se passa em 1985, narrado em terceira pessoa e o leitor observa que existe uma luta no núcleo.
A partir disso, somos transportados primeiramente para a atualidade em Jacksonville, Carolina do Norte, EUA, onde conhecemos a família de Aleksandra / Sasha: sua mãe Irina Baker, seu pai Johnathan e seu irmão dois anos mais novo Victor. O pai de Sasha é um biológo que está pesquisando uma substância letal para os mitológicos (centauros e minotauros) e é contratado pela cúpula dos vampiros. 
Acontece que Jacksonville está sofrendo ataques pelos mitológicos constantes e a família Baker se muda para o local que pode ser considerado o mais seguro do planeta "A Fortaleza Negra", que fica na Rússia e onde os mestres vampiros moram.
Acontece que o local tem várias regras não apenas de moradia como também de etiqueta, principalmente no que se refere ao tratamento dos Mestres Klaus, Vladimir, Mikhail Nikolai e Nadia. 
Desde o primeiro instante Sasha é um desastre ambulante, fazendo e agindo de modo equivocado, principalmente com um Mestre em especial: Mikhail. 
Mikhail é sombrio, enigmático e um vampiro de poucas palavras. Ele também demonstra um interesse peculiar em Sasha e tem atitudes ambíguas. 
Como se não bastasse, Sasha desperta o interesse de um aluno novo Blake Campbell, um escocês que trabalha com o pai de Sasha na pesquisa. 
Apesar de ter dois personagens diferente e intrigantes interessados na protagonista, ambos deixam um pouco a desejar. Mikhail em algumas cenas é extremamente grosseiro e Blake sem noção em alguns comentários e atitudes.
Sasha é engraçada e um pouco propensa em sofrer acidentes e se envolver em situações catastróficas, ainda mais quando se junta aos seus dois novos amigos: Kurt e Lara. Ela também está preocupada com sua melhor amiga Helena, que ficou em Jacksonville. 
Todas as interações entre Mikhail e Sasha são carregas de tensão. É tão palpável que o leitor fica imediatamente na expectativa do que irá acontecer em seguida.
O livro tem várias explicações interessantes que mesclam a mitologia criada pela autora com fatos históricos reais, além de personagens secundários cativantes e muito flerte e sedução.
O livro ainda contêm um glossário no início e nas últimas páginas ilustrações belíssimas da Fortaleza Negra, os mitológicos, Sasha e Mikhail.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Houve apenas um errinho de digitação na página 195 e o trabalho artístico do livro está impecável.
Uma história que tem mitologia, seres sobrenaturais, romance e muita confusão! Uma série que promete viciar os leitores.
O final desse livro é indescritível. Ao chegar nas últimas páginas somos bombardeados por emoções: surpresa, raiva, incredulidade e uma sensação de urgência para ler a continuação são apenas alguns dos sentimentos despertados por esse final eletrizante.
"A história que se conta é que os Mestres nasceram num pequeno vilarejo que hoje é conhecido pelo nome de Oymyakon, que fica na região leste da Sibéria. Naquele povoado era normal que um homem tivesse mais de uma mulher, e o pai deles teve várias. Só que toda vez que uma delas dava à luz, acabava falecendo durante o episódio, como uma maldição." (p. 202)

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.