Resenha Milagres do Paraíso - Christy Wilson Beam


Sinopse - Annabel Beam cresceu entre a cama de seu quarto e leitos de hospital devido a uma debilitante doença crônica. Naquela véspera de Ano Novo, porém, ela se sentia melhor. O sol brilhante, que amenizava o frio no interior do Texas, era convidativo. Com suas irmãs, decidiu explorar o interior da árvore centenária situada perto de casa. Quando atingiram o topo da árvore, porém, o estalo de um galho seco congelou as meninas. Antes que Anna pudesse seguir os passos de suas irmãs, o ramo em que se apoiava cedeu e ela despencou árvore adentro. Enquanto a equipe de resgate trabalhava para removê-la, Anna, inconsciente, visitou o Paraíso. Recebida pelo próprio Jesus, desfrutou da presença dele até ouvi-lo dizer que ela tinha de voltar e que não poderia ver as criaturas. Ela acordou já no hospital, de onde saiu rapidamente. Sua família não esperava que a recuperação da garota fosse tão rápida mas o que menos esperava era que, depois do grave incidente, sua doença crônica seria milagrosamente curada. Milagres do Paraíso é a história verídica de uma garotinha, sua viagem ao céu e sua cura impressionante. Adaptado para o cinema pela Sony ganhou uma produção de alto nível, estrelada pelas premiadas atrizes Jennifer Garner e Queen Latifah, ambas ganhadoras do Globo de Ouro.

Christy é a mãe de Annabel e autora/narradora da história. Ela e seu marido Kevin estavam tendo todos os seus sonhos realizados, até que um dia, Annabel acorda com dor e uma doença difícil de se diagnosticar.
"Quando eu e meu marido decidimos constituir nossa família, oramos pelos milagres comuns: filhos saudáveis, um lar pacífico, uma picape do ano com um bom ar-condicionado e bastante chuva em nossos canteiros de flores, porém, na época certa, nunca às sextas-feiras, noites de futebol americano. Não esperávamos nada além de um pôr do sol de tirar o fôlego do norte do Texas, nada mais celestial do que envelhecermos juntos. Nossa definição de paraíso era um pequeno pedaço de terra isolado nos arredores de Burleson, no Texas, uma pequena cidade, logo ao sul da agitada região metropolitana de Dallas/Fort Worth". (p. 07)

Meses e meses se passam sem que alguém consiga diagnosticar o que a garotinha tem. É um período tenso para a família Beam, que tudo o que pode fazer é observar a pequena Anna sofrer.
"Prevacid (lansoprazol), inibidor da bomba de prótons; suplemento probiótico; polietilenoglicol; Periactin (cipro-heptadina), um anti-histamínico com anticolinérgico adicional, antisserotoninérgico e agentes anestéticos locais...É como olhar para a cicatriz cirúrgica no abdômen da Anna, aquela linha pálida, branca, onde ela foi costurada e reaberta e costurada novamente.Neurotin (gabapentina), um anticonvulsivo e analgésico; rifaximina, um antibiótico semissintético à base de rifamicina; Augmentin (amoxicilina e ácido clavulânico); cloridrato de tramador para dor moderada e grave...Por um momento, a longa lista fica embaçada diante dos meus olhos. Meu Deus, o que o corpinho dela já teve que aturar.Hiosciamina, um alcaloide tropano e metabólito secundário; Celexa (bromidrato de citalopram), um inibidor seletivo de recaptação de serotonina..." (p. 08/09)
Finalmente, eles conseguem um diagnóstico:
"Para explicar de modo simples, a pseudo-obstrução intestinal é quando os alimentos não se movem de modo normal do ponto A ao ponto B nos intestinos. Às vezes tem a ver com os nervos e, por vezes, tem a ver com os músculos. No caso específico de Annabel, seu problema afetou a capacidade dos nervos de "disparar" em sincronia. Essas disparadas não correspondidas, muitas vezes agem de modo muito parecido com obstruções intestinais, por isso o nome pseudo-obstrução". (p. 15)
Mesmo se tratando de uma doença incurável, a família não perdeu sua fé e continuou buscando alternativas para a filha. Até que um dia, um evento que poderia ser trágico, mudou completamente a vida dos Beam.
Annabel e sua irmã estavam em cima do álamo que fica na propriedade da família. Uma árvore antiga e alta que era o local favorito das garotas em casa. Elas estavam penduradas em um galho quando esse galho quebra e Annabel sofre uma queda enorme, bate a cabeça e vai parar no hospital. É quando a família presencia o milagre: Annabel ficou ilesa e ainda por cima, sua doença crônica é curada de repente!
A família decide contar a todos sobre o milagre e acabam atraindo críticas positivas e negativas. "Milagres no Paraíso" é uma história de fé, milagres, mas principalmente, de uma família que ama muito suas filhas.



7 comentários

  1. Carolina!
    Acredito em milagres!
    Fiquei emocionada com todo enredo e preciso ler esse livro com urgência, bem como ir atrás do filme para assistir.
    Adoro livros baseados em histórias reais.
    “Capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é lindo! Super recomendado! Quero ler o livro agora

      Excluir
  2. Que história mais emocionante!
    ADORO livros que são baseados em fatos reais!
    Me sinto mais conectada com a história por ela ser real e não algo imaginado!
    Amo livros com esse tema meio que esperando um milagre acontecer!
    Nunca tinha visto esse livro e vou ser se consigo encaixar um tempo para lelo!

    ResponderExcluir
  3. Lindo livro ♥ A trama é tão emocionante, ainda por se tratar de relatos reais! Um história de fé e superação, nada melhor que ler um livro assim e se sentir bem lendo =D
    Ah e ainda tem um filme! Que maravilha, quero ler antes de ver o filme ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Achei a história linda, mas não sei se é o tipo de livro que eu curtiria. Ainda mais sendo baseado em fatos reais!! Prefiro deixar passar!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Sou muito sensivel a certas histórias, me emociono muito, então evito certos livros e filmes, mas não deixa de ser uma linda história.

    ResponderExcluir
  6. O roteiro é previamente conhecido por três motivos: o nome do longa, o trailer que fornece um spoiler gigantesco (na hipótese de fingir desconhecer o final) e, é claro, a previsibilidade praticamente inerente ao subgênero. Impossível uma estrutura narratológica mais clássica, de 3 atos: um primeiro momento de fé aparentemente inabalável da família perfeita, um segundo período de questionamentos religiosos em razão do drama sofrido e, por fim, o desfecho já desenhado (retomando a fé). Tudo já sabido. Apesar de tudo que foi dito, o filme não é ruim. A interpretação de Jennifer Garnerr como Christy é uma das melhores da sua carreira (o que não significa muito). Vive a única personagem formada por camadas, e diversas facetas são exploradas, convencendo sempre com eficácia exemplar na alta carga dramática do papel. Também a infante Kylie Rogers vai bem, mostrando ter sido a escolha certa.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.