Resenha Jornada No Gelo - Tronos & Ossos # 01 - Lou Anders


Sinopse - Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.


"Jornada de Gelo" é o primeiro livro da série Tronos & Ossos e tem como protagonistas dois jovens de 12 anos de idade: Karn e Thianna.
A história é narrada em terceira pessoa e no prólogo apresenta Talária, uma mulher que está fugindo do seu povo com algo muito precioso...
O capítulo um se inicia treze anos depois e nos apresenta Karn, um jovem que mora em Norrongard e tem uma responsabilidade muito grande: aprender a gerenciar a Fazenda de Korlundr (seu pai). A fazenda é uma das mais prosperas da região e sendo ele o filho homem mais velho de Korlundr, é seu dever tornar-se o próximo líder. Durante uma viagem para Bense, o jovem está sendo ensinado sobre as negociações realizadas pela Fazenda por Pofnir, um ex-escravo e seu tio Ori (irmão gêmeo de Korlundr). Porém Karn não quer tal responsabilidade e tudo o que ele quer no momento é jogar Tronos & Ossos, um antigo jogo de tabuleiro que é famoso na região.
Karn é extremamente inteligente e estrategista e talvez esse seja o motivo dele gostar tanto do jogo. Mas seu pai Korlundr está cansado de sua infantilidade e mesmo que Tronos & Ossos tenham tirado o grupo de algumas situações inconvenientes, ele está farto do jogo.
Em paralelo, o leitor é transportado para uma região gelada, onde temos os gigantes e somos apresentados à Thianna. Thianna é uma garota baixinha (tem apenas 4 metros de altura) e por isso os demais gigantes, especialmente Thrudgelmir, a importunam diariamente. Thianna é uma mestiça e detesta esse fato. É uma jovem teimosa que vive tentando provar que é uma gigante como os demais, o que parte o coração de seu pai Magnilmir, pois ele amava a mãe de Thianna profundamente.
"Era como se houvesse dois lados em Thianna, seu lado gigante e seu lado humano. Karn se perguntou se isso era como jogar uma partida de Tronos & Ossos contra si mesma. Sendo ao mesmo tempo vencedora e perdedora". (p. 208)
Quando ocorre o Baile dos Dragões, Karn e Thianna acabam se conhecendo e não fazem ideia de que seus destinos estarão entrelaçados.
Quando a inveja e a sede do poder invadem a vida de Karn e Thianna, os dois se veem preso em uma aventura única, cujo resultado afetará mais do que suas próprias vidas e daqueles que amam.
A aventura é realmente genial, com direito a fadas do gelo, trolls, mortos vivos e um encontro com o terrível Orm. 
"A cabeça mergulhou formando um ligeiro arco, recebendo graciosamente o reconhecimento. Então, Orm Hinn Langi; Orm, o Maior de Todos os Linnorms; Orm, o Grande Dragão; Orm, a Destruição de Sardeth, sorriu para Karn e Thianna". (p. 240)
Várias criaturas fazem parte dessa aventura. Criaturas fantásticas que possuem a sua própria história. Ambos os protagonistas tem seus inimigos a combater e juntos, provarão que são uma força a ser reconhecida. Com a inteligência e sagacidade de Karn e a força e perspicácia de Thianna existe uma grande chance de tudo terminar bem.
O livro tem uma ambientação fantástica, com descrições detalhadas e cenários apaixonantes como as terras geladas e a Cidade Arrasada. 
"O silêncio lúgrebe a fez se lembrar dos montes sepulcrais. Só que aquela cidade morta era muito maior." (p. 217)
Como primeiro livro da série, "Jornada no Gelo" deixa o leitor na expectativa para descobrir o destino de Thianna e Karn, mas também para conhecermos mais o passado, presente e futuro dos personagens secundários.
"Jornada no Gelo" é uma história de auto-descobrimento, de lealdade, integridade e amadurecimento. É um livro que fala sobre os laços que formamos no decorrer de nossas vidas e da responsabilidade de nossas escolhas.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Jangada realizou um trabalho excepcional. Internamente o livro é recheado de detalhes como mapas e imagens no início de cada capítulo. Encontrei um único errinho de digitação na página 233, mas nada que interferisse no entendimento do texto.
"Os corajosos guerreiros de Helltoppr vão alertar:

Capitão de navio, matador, ele partiu para o mar.
Reluzente de espadas sua comprida e altiva nau
Pra essas terras assoladas por sua ira era do fim sinal". (p. 110)



Temos ainda no final do livro um glossário e o manual de regras de Tronos & Ossos, explicando detalhadamente como jogar esse jogo que Karn ama tanto.


20 comentários

  1. A edição desse livro está fantástica, gosto de livros desse gênero dos quais possuem ilustração, e explicação sobre esse mundo, até porque da uma pitada a mais de realidade. O fato da trama ser muito bem construída me chamou bastante a atenção, até porque e muito bem descrita, com personagens cativantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, tudo bem com você?
      A edição está realmente maravilhosa e o leitor até mesmo consegue aprender a jogar.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Nossa, Carol. Que livro interessante! Ainda mais pelo fato de apresentar os mapas e as regras de um jogo fictício, isso deixa o livro ainda mais realista. A capa desse livro me lembra muito as aberturas de desenhos dos anos 80 e 90.
    A obra apresenta uma narrativa bastante fascinante, por apresentar dois mundos diferentes em um livro. E acho que o "algo" precioso que a Talária está levando é o Karn. Com certeza essa é uma série de fantasia que eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli, tudo bem com você?
      Vou ser bem sincera: quando vi a capa pensei no desenho Caverna do Dragão rs.
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi, Carolina!!
    Gostei bastante da resenha e de conhecer um pouco sobre esse livro. Não conhecia esse primeiro livro da série Tronos & Ossos, mas achei a história bem legal, cheia de aventura e fantasia !! A edição ficou muito bonita e as ilustrações são maravilhosas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem com você?
      A edição realmente está linda!
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  4. Carolina!
    Adoro livros de fantasia e quando vem com várias criaturas fantásticas, torna ainda a leitura bem melhor.
    Fiquei um pouco preocupada apenas com os protagonistas serem tão jovens e passarem por tantas coisas.
    Adorei as ilustrações, um bônus a mais no livro.
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem com você?
      Os personagens são novos mesmo, mas bem maduros quando precisam.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  5. Pela sinopse já imaginava uma fantasia infantil e não me decepcionei com a resenha. Achei muito interessante os personagens mágicos e a Thiana ser mestiça. Quero aprender o jogo do KArn rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, tudo bem com você?
      O jogo é bem legal!
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  6. A capa do livro é bem sinistro! haha
    Muito interessante esse livro pois envolve fantasia e seres mágicos. Além de lindas ilustrações no livro e a demonstração do jogo! Fiquei bem curiosa pra ler ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, tudo bem com você?
      Você achou a capa sinistra? Eu adorei ela rs
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  7. adorei a edição do livro, mas a história em si ,não me prendeu tanto, quem sabe algum dia eu leia essa obra que me chamou atenção por se tratar de auto-descobrimento, mas não me atraiu a ponto de eu querer ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem com você?
      Que pena que esse gênero literário não desperte o seu interesse. Espero que nossas próximas postagens tragam livros que você goste ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  8. Que maravilhosos deve ser esse livro!
    Eu amo livro que sejam bem fantasiosos, cheio de criaturas fantásticas e ainda mais quando é um ambiente descrito de forma tão detalhada, me faz sentir dentro do livro. Eu fiquei muito curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rossana, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  9. eu não conhecia esse livro!
    achei muito legal que eles ensinam a jogar o jogo da história
    amei os detalhes do mapa, dá uma nova vida.
    ah eu quero ler esse livro!!! eu adoro uma boa fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem com você?
      O livro ficou bem legal mesmo e concordo plenamente com você, os detalhes deram uma nova vida a obra.
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  10. Eu gosto muito de histórias que envolvam dragões, falou neles? é comigo mesma haha
    Senti que é uma história com mutas aventuras a desses dois. Isso de combate aos inimigos sempre geram boas aventuras e muita ação aos livros. Já adicionei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    A diagramação desse livro está mesmo muito legal, gosto muito quando nos tras um mapa nesses livros de fantasia pois geralmente fico meio perdida, achei interessante esse livro do autor, e mesmo a historia não tendo despertado minha curiosidade, para ser bem escrita e com um mundo bem interessante, com certeza quem gosto de uma bia fantasia ira ficar bem interessado nesse livro !!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.