Resenha Um amor para Lady Johanna - Julie Garwood


Sinopse - Uma jovem viúva. Um guerreiro escocês fascinante. Duas vidas transformadas pelo amor e por uma paixão avassaladora. Quando Lady Johanna soube que estava viúva, ela prometeu que jamais se casaria novamente. Com apenas dezesseis anos, ela já possuía uma força de vontade que impressionava a todos que enxergavam além de sua beleza avassaladora. Contudo, quando o Rei John ordenou que ela se casasse outra vez – e selecionou um noivo para ela – pareceu que a moça deveria se conformar com esse destino. Seu irmão, no entanto, sugere ao Rei um novo pretendente:o belo guerreiro escocês Gabriel MacBain. No início, Johanna estava tímida, mas, conforme Gabriel revelou com ternura os prazeres magníficos a serem compartilhados, ela começou a suspeitar que estava se apaixonando por seu novo e rude marido. Logo ficou claro para todo o clã das Terras Altas, portanto, que o ríspido e galante lorde rendera completamente seu coração. Porém, a iminência de uma intriga da realeza ameaça separar o casal e destruir o homem que ensinou a Johanna o significado do verdadeiro amor, que a transportou além de seus sonhos mais selvagens. 


A trama é narrada em terceira pessoa e se passa inicialmente na Inglaterra, no ano de 1206. Lady Johanna é uma bela jovem casada com o Barão Raulf e vive uma vida de extremo isolamento, até mesmo mantêm um distanciamento dos próprios empregados. Logo no primeiro capítulo ela recebe a notícia de que seu marido faleceu.
O que ninguém faz ideia é o alívio que Lady Johanna sente ao receber essa notícia, pois ela vive um relacionamento violento, onde o Barão Raulf utiliza a palavra de Deus (que segundo a maior parte dos clérigos da época) que afirma que as mulheres são tão insignificantes que até mesmo o gado é mais importante do que o sexo feminino.
"Johanna fixou o olhar no altar por um longo, longo tempo. Sua mente era uma confusão de pensamentos e emoções. Ela estava muito chocada para ter pensamentos razoáveis.- Devo rezar - ela sussurrou. -Meu marido está morto. Devo rezar.Fechou os olhos, juntou as mãos e finalmente começou sua prece. Era uma litania simples e direta, que vinha de seu coração.- Graças a Deus. Graças a Deus. Graças a Deus". (p. 17)
Tornar-se uma viúva deveria ser um alívio para Lady Johanna, mas sua situação acaba se complicando ainda mais. O Barão Raulf era um homem próximo do Rei John e participava ativamente de suas falcatruas. O Rei John está mantendo os olhos na viúva, pois teme que ela divulgue algo importante e para isso pretende obrigá-la a se casar novamente com outro homem terrível.
A saída é conseguir um casamento que a mande para longe e é isso que o seu irmão, o Barão Nicholas Sanders consegue para Lady Johanna: um casamento com lorde MacBain, líder dos clãs MacBain e Maclaurin nas Terras Altas na Escócia. MacBain é um guerreiro, um homem áspero que de forma alguma quer uma aliança com os ingleses. Porém, o casamento é benéfico para ele, pois herdaria terras que estão sendo almejadas há muito tempo.
Quando o casamento é realizado, Lady Johanna está aterrorizada. MacBain tem a constituição de um guerreiro, ela se encontra em outro país sozinha e todo o clã despreza-a simplesmente pelo fato de ser inglesa.
MacBain sente-se atraído pela esposa e ao mesmo tempo curioso com o seu comportamento assustado. E com o tempo, Lady Johanna vai aprendendo que por trás da máscara de selvagem, existe um homem que sabe como tratar muito bem uma mulher.
O enredo vai se desenvolvendo durante o casamento de MacBain com Lady Johanna. Apesar das inúmeras desconfianças que giram ao redor do casal, os personagens vão se envolvendo e se entregando emocionalmente um ao outro.
Lady Johanna é uma personagem espetacular. Ela é forte, inteligente, bonita e mesmo após ter passado por anos de maus-tratos, consegue ser generosa e amorosa. Seu crescimento pessoal é perceptível e conforme ganha confiança em si mesma, observamos florescer uma mulher extraordinária.
MacBain é um pouco rude as vezes, mas é muito intenso. Então, conforme ele começa a ter sentimentos por Lady Johanna, fica visível o quanto ele se torna protetor. 
E o que falar de Alex? O relacionamento entre ele e Lady Johanna é lindo de se observar e desde o início a aceitação dela deixa claro mais uma vez o quanto a protagonista é amorosa.
O casal tem uma ótima química e se complementa muito bem. Os personagens secundários trazem um pouco de leveza à trama.
Apesar de ser um romance histórico, o enredo criado pela autora também é reflexivo pois faz uma crítica sob a forma como as mulheres eram vistas como propriedades e como consequências, poderiam sofrer abusos físicos e emocionais sem consequência alguma para os maridos. As ações dos maridos de "disciplinar" as esposas eram apoiadas pelos discursos das Igrejas, que davam respaldo a essas ações.
A obra é romântica, dramática e com protagonistas ricos e complexos. Uma trama muito bem desenvolvida e emocionante.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora Universo dos Livros realizou um ótimo trabalho. A capa tem uma linda modelo, a revisão foi muito bem feita e o nome do livro está no rodapé das páginas.
"- Você está brincando comigo, não está, meu marido?

Ele riu.
- Não.
- Então maridos e esposas realmente...
- Nós vamos fazer - ele respondeu, sua voz um sussurro rouco.
Ela estremeceu.
- É bem verdade que nunca ouvi falar de tal...
- Vou fazer você gostar - ele prometeu". (p. 248)

28 comentários

  1. Carolina!
    Adoro romances históricos e quando eles tem uma determinada rixa entre os países, o babado fica ainda mais interessante.
    Adoro livros ambientados nessa época onde os guerreiros das terras altas se fazem presente na Escócia do século XIII.
    Quero ler com toda certeza.
    “Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.” (El Morya)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem com você?
      EU também adoro romances históricos. A ambientação, as vestimentas, os bailes... Fico suspirando durante a leitura rs.
      Bjkas

      Excluir
  2. Amei a capa e o enredo é fascinante! ♥
    Adoro livros que datam séculos atrás, é muito mais emocionante e os costumes da época aumentam mais meu repertório cultural =D . Gostei dos personagens principais e espero que o casal consiga ser feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, tudo bem com você?
      Sou super fã também. Presto atenção aos mínimos detalhes durante a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  3. Ultimamente tenho me interessado bastante pelos livros de romance de época, ainda mais por esses em que a personagem e bonita, inteligente, e possui uma personalidade forte. Vejo que mesmo seu relacionamento sendo um pouco forçado, ainda sim com o tempo o casal vai se apaixonando, e vão sendo amoroso, isso torna a leitura ainda mais gratificante e envolvente. Gostei bastante da premissa do livro, por isso pretendo dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, tudo bem com você?
      É exatamente isso o que acontece. Eu espero que você tenha a chance de realizar a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá, louco por romances de época como sou já vou adicionar o livro às minhas leituras pendentes. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison, tudo bem?
      Espero que realize a leitura e venha contar o que achou, ok? Bjkas

      Excluir
  5. Como adoro livros de romance de época, e achei muito bonita a capa deste livro, e gostei do enredo da história, adicionei este livro em minha lista de leituras, espero conseguir lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  6. Tenho trauma com histórico... tentei muito superar mas não dá kkkk
    Gostei muito da sinopse, pela mocinha ser forte mas não sei se conseguiria ler devido a esse bloqueio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara, tudo bem com você?
      Que pena que não curte o gênero. Espero que nossas próximas postagens tragam livros que despertem o seu interesse.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  7. O que podemos falar desse último quote (rs)?
    Nunca tive a oportunidade de ler romances de época, mas esse me parece ser bem interessante. A parte gráfica da capa é muito bonita, se fosse pra julgar um livro pela capa com certeza o compraria.
    O fato da personagem principal ser forte e inteligente cativa ainda mais o leitor. Outro ponto é que o segundo casamento arranjado da mesma de certa forma deu certo, por eles se envolverem em um romance ao desenrolar do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli, tudo bem com você?
      Eu suspirei quando li esse quote rs. Espero que você comece a ler romances históricos e se apaixone tanto quanto eu.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  8. Oi, Carolina!!
    Sou uma grande fã de romances de época e esse livro me deixou bem curiosa!! Gostei muito da sinopse do livro e da resenha. A capa é maravilhosa!! Sem dúvida é excelente indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem com você?
      Gostei bastante do livro e também sou uma grande fã dos romances históricos ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  9. sempre tive vontade de ler romances de épocas , mas nunca tive oportunidade, fiquei muito interessada no livro, adorei ver o quanto Lady Johanna é forte, e que ela arrumou alguem que realmente começasse a gostar dela! eu amei a capa , gostei muito da sua resenha e pretendo ler sim, e o bom dos romances de épocas e ver como as mulheres eram tratadas antigamente, o que me deixa muito triste, pois não tinhamos valor algum, graças a Deus as coisas mudaram com o tempo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem com você?
      Espero que você tenha a oportunidade de ler romances históricos em breve. Eu simplesmente os amo rs
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  10. eu não sou muita fã de romances de época.
    mas eu fiquei curiosa para conhecer lady johanna
    sem falar que eu adoro livros no qual os personagens são bem construidos e isso ganhou vários pontos comigo
    talvez eu dê uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem com você?
      Que pena que você não é fã de romances de época, mas dê uma chance a esse livro. É uma trama muito bonita.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  11. Sou apaixonada por romances de época, acho fascinante a forma que a maioria dos autores fazem as descrições das històrias. Com certeza vou ler esse livro que ja ganhou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  12. Oi!
    Ainda não li muitos romances históricos, mas acho bem interessante essas historias, principalmente o contexto historia e os clãs que acompanhamos, gostei muito dessa historia parece ser uma historia de superação e recomeço para johanna e se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  13. Gosto muito de ler romances históricos e principalmente aqueles que são algo a mais pra passar. O drama que as mulheres vivem ou viveram tem que ser retrato mesmo para conhecimento de todos e pra trazer essa reflexão.
    A capa do livro é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, tudo bem com você?
      Romances históricos são maravilhosos, não é?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  14. Eu acho tão incrível poder ler livros em que temos protagonistas mulheres que vivem em épocas onde as mulheres não tem vez e elas acabam mostrando que é ao contrário e que elas são tão fortes quanto qualquer um. Gostaria muito de ver o desenvolvimento da Johanna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rossana, tudo bem com você?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.