Resenha A Garota do Lago - Charlie Donlea


Sinopse - ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR... Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS... E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado...


"A garota do lago" é narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes: I - A cachoeira do sol da manhã; II - Autoajuda; III - Olá, detetive e IV - Três batidas. Conforme a sinopse explica, a história gira em torno de duas protagonistas: Becca Eckersley e Kelsey Castle.
Em A cachoeira do sol da manhã, começamos a leitura com os últimos momentos de Becca, uma jovem de 21 anos que tinha um futuro brilhante pela frente. Becca foi passar alguns dias em Summit Lake, uma cidade pequena e tranquila, para colocar suas ideias no lugar e para pensar em como lidaria com um grande segredo que estava guardando. Infelizmente, apenas algumas horas depois de sua chegada à Summit Lake, a jovem é brutalmente assassinada dentro da casa de seus pais.
"No último ano, Becca guardara muitos segredos - e aquele era o maior e o mais insensato de todos. Os outros podiam ser atribuídos à juventude, à inexperiência. No entanto, esconder essa última parte de sua existência era pura imaturidade, explicada apenas pelo medo e pela ingenuidade". (p. 13)
Duas semanas depois dessa tragédia, somos levados para a redação da revista Events, onde o editor Penn Courtney precisa convencer sua melhor repórter Kelsey Castle a ficar mais quatro semanas afastada do trabalho. Kelsey passou por um situação indescritível, mas após ter ficado quatro semanas sem sair do próprio apartamento, decidiu que precisava voltar ao trabalho ou enlouqueceria. É nesse momento que Penn encarrega Kelsey de ir para Summit Lake investigar a morte de Becca e publicar uma matéria.
A trama vai alternando os capítulos entre a ida de Kelsey à Summit Lake e a vida de Becca a partir dos 14 meses antes de sua morte.
Becca é uma estudante de direito na Universidade George Washington, filha de pais abastados e conhecidos no meio, dedicada aos estudos e focada no futuro. Seu círculo de amigos é pequeno, formado pela colega de apartamento Gail Moss e os amigos Bradley Jefferson Reynolds/ Brad e o Jack. Os quatro estudam direito e estão sempre juntos, conversando sobre tudo e nada ao mesmo tempo. Brad também é filho de um proeminente advogado, mas diferentemente dos pais de Becca, o pai de Brad é um homem ríspido e exigente em relação aos filhos, colocando um patamar impossível para Brad preencher. O jovem vive uma relação tensa com o pai e vive atormentado por conta desse tóxico relacionamento. Jack é um bolsista que vem de uma família mais simples do Missouri. Seu grande sonho é escrever discursos políticos, enquanto que Gail e Becca sonham em montar um escritório juntas.
Porém, existe uma outra faceta da vida de Becca. A jovem tem um carisma que acaba atraindo as pessoas, principalmente os homens. Se é algo que ela tinha consciência ou não, é algo que o leitor não tem como dizer. Durante a leitura, vários personagens vão demonstrando o interesse na protagonista: Richard Walker, o ex-namorado da época da escola; Thom Jorgensen, o professor de lógica e pensamento crítico da Universidade são apenas alguns exemplos de homens que ficam ao redor de Becca.
Kelsey é uma jornalista de trinta anos que não quer parar para analisar seus sentimentos após a tragédia que surgiu em sua vida. Tudo o que ela precisa é seguir em frente. Porém, ao chegar em Summit Lake para escrever a matéria sobre Becca, ela se identifica com a vítima de uma forma visceral e acaba mergulhando de cabeça nesse caso. Talvez descobrir a identidade do assassino seja a sua própria redenção...
O crime em si levanta suspeitas, pois não há sinais de arrombamento na casa e nem mesmo problemas com o alarme. O delegado Stan Ferguson acredita que o criminoso é alguém conhecido, que Becca deixou entrar em casa. Só que o caso é passado para os delegados estaduais que teimam na teoria de roubo. Mais do que isso, Ferguson é afastado do caso e não consegue acessar informações, inclusive a autópsia da jovem. Fica claro para o delegado e para a repórter que estão tentando ocultar peças importantes, mas o que? E o mais importante: Por que?
"- É o único homicídio documentado da história de Summit Lake, Hoje, é assunto de muita discussão ali... O pai da garota é um advogado importante. A família é rica. A polícia ainda não tem pistas. Nenhum suspeito. Apenas uma garota que estava viva um dia e morta no dia seguinte. Algo que não faz sentido". (p. 20)
Kelsey vai contar com a ajuda dos habitantes desse pacato local para revelar a verdade. Eles só não imaginam o quão terrível ela seria...
A trama é de tirar o fôlego e o autor soube ocultar muito bem informações preciosas. Sua escrita é fluida e a forma como construiu os personagens chama a atenção.
Os personagens são complexos, com segredos e cheios de falhas. O próprio local torna-se um protagonista importante, pois Summit Lake fornece pistas que irão auxiliar na revelação do criminoso.
A história é bem desenvolvida e apresenta ótimas descrições, fazendo com que o leitor se sinta em Summit Lake.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Faro Editorial realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação (por exemplo, nas páginas 32 e 88), mas nada que interfira na compreensão do texto.

37 comentários

  1. Pelo enredo eu realmente acho que sera uma história de tirar o folego, ainda mais se houver o desenvolvimento dos personagens e da trama. Gosto de personagens com falhas, quanto mais humanos e reais, melhor. Desde o lançamento eu estou interessada em fazer essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa para saber qual a ligação entre Kelsey e a morta... Faz muito, muito tempo que não leio suspense. Acho que os erros fazem os personagens mais reais. Bom saber que além da capa bonita a história vale a pena

    ResponderExcluir
  3. Adoro um bom suspense e saber que este é bem desenvolvido, bem escrito e que a editora fez um bom trabalho com a edição me deixa animada.
    Parece ser aquele tipo de livro que te prende do começo ao fim e te dá pistas falsas quanto ao suspeito, só pra te dar um tapa na cara quando ele for revelado, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Carolina!
    Adoro thrillers policiais no gênero desse, onde a protagonista não parece quem realmente é, onde há mistério para ser revelado e descoberto pela morte dela, e a tensão entre os que querem descobrir a verdadeira história.
    Já anotei como desejado.
    Desejo uma semana repleta de realizações!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carolina!!
    Fiquei muito entusiasmada com esse livro. Como adoro thrillers policiais não poderia, não ficar interessada nesse livro!! Quero muito descobrir o mistério da morte de Becca e por que ela foi morta!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Só de ler sua resenha já fiquei louca para desvendar todo esse mistério por trás da morte da garota, principalmente porque a casa não tem sinal de arrombamento, e com certeza e alguém que conhece ela que a matou. Amo tramas como essa, surpreendente, com um mistério bem trabalhado, que nos envolve forma extraordinária, espero ter a oportunidade de ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  7. fique super curiosa para ler esse livro
    acho bastante interessante esses personagens mais reais e humanos, as vezes vc fica em dúvida se o livro é ficção mesmo
    adoro um bom suspense e pelo jeito esse é uma ótima pedida.
    espero poder ler em breve
    mais um para minha lista

    ResponderExcluir
  8. Assim que foi divulgado o lançamento desse livro, fiquei extremamente interessada.
    Aquele video de divulgação, é para deixar qualquer um curioso...
    E como esse é um dos gêneros que mais gosto,imagina
    a curiosidade que me deu?! ;)

    Além desse misterioso assassinato, temos também a história da Kelsey,que parece ser um atrativo à mais.

    Enfim... Um mistério, segredos,assassinato, investigação... Quero ler!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a capa não me chamou atenção mas em compensação o enredo me deixou louca para ler o desfecho, parece ser daqueles livros que você não consegue parar de ler, fiquei mega curiosa com o trauma da Kelsey e como ela se identifica com a Becca.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada desse gênero, mas só pela sinopse e pela sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro.
    A capa não chama tanto a atenção de início, mas gostei dela mesmo assim.

    Gostei da sua resenha, pois me deixou com muita vontade de ler o livro!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  11. Livros desse gênero eu raramente leio, entretanto qd se trata de seriados é bem comum eu ver episódios investigativos. Logo pensei que eu vá gostar de ler mais livros assim, garota do lago foi p/ lista de compras rs!

    ResponderExcluir
  12. UAU! Que história! Parece ser uma leitura e tanto.
    Sua resenha, a primeira que leio sobre a obra, me deixou muito interessada.
    A história, os personagens e tudo mais, parecem ser muito bem construídos.
    E apesar de não ler muitos livros do gênero, esse me deixou bem curiosa.
    Fiquei super animada pra conhecer a história e saber o final desse mistério.
    Já vou colocar na minha listinha de leituras <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  13. A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi o fato de envolver um assassinato sob circunstâncias misteriosas. Gosto quando podemos acompanhar tanto a vida do personagem que investiga a situação como da própria vítima. Espero não me decepcionar com o livro, mas, uma vez que você achou as informações muito bem ocultas, acho que vou me divertir bastante até, porque sou bem ruim de adivinhar as coisas e já deduzir com antecedência o que aconteceu. rsrs
    Adorei a resenha e espero poder ler o livro em breve!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Essa repórter é bastante corajosa em entrar de cabeça nesta de assassinato da Becca. Parece ma obra que tem um suspense maluco de deixar a gente totalmente evolvido com a história, eu sou apaixonada por suspense, seja serie, livro, ou filme. A conexão que repórter deixa com vida em viva da Becca, fará a gente ver o quanto a repórter é humano, e de alguma forma é esta mais pra detetive do que qualquer outra coisa hahah

    ResponderExcluir
  15. Parece que a trama está toda amarrada, cheia de segredos \o/, daqueles livros que não conseguimos parar de ler. Sem falar a capa que já dá curiosidade. Adoro livros com esta temática. E ainda tem a Kelsey, com sua situação indescritível. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super interessada no livro!! Adoro livros policiais, cheios de suspenses e pistas. Gosto da expectativa que a trama traz!! Ambas protagonistas parecem conter seus segredos!! Becca Eckersley parecia conhecer o assassino, e Kelsey Castle está fazendo o possível para descobrir o assassino!! Summit Lake definitivamente, não é uma cidade tão tranquila, e muito provavelmente, possui todas as pistas para se chegar ao assassino!! Leria o livro só pela capa, que por sinal está convidativa!!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é demais, fascinante e empolgante. Amo histórias assim, que parece nos prender do inicio ao fim. Curti muito esse mistério.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é demais, fascinante e empolgante. Amo histórias assim, que parece nos prender do inicio ao fim. Curti muito esse mistério.

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro um bom suspense, consegue me prender e me deixa muito curioso em saber os motivos, confesso que esse estilo é um dos meus favoritos, já tinha visto algumas resenhas muito positivas em relação ao livro, minha vontade só aumenta quando vejo outras resenhas falando bem, já esta na minha lista de dejesados!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa já fiquei curiosa apenas com a resenha. Adoro livros de mistérios, suspense e fiquei bem curiosa para saber qual a tragédia que aconteceu com a Kelsey para que se identificasse tanto com a Becca.

    ResponderExcluir
  21. Paula de Sá

    Eu estou desde que divulgaram a capa e a sinopse LOUCA pra ver! Quero muito esse livro. Aguardando ansiosamente o sorteio!

    ResponderExcluir
  22. Sou louca por livros policiais e a capa é muito linda. Já li outra resenha gostei bastante do enredo do livro. Agora estou super curiosa com a história, e querendo saber quem matou Becca, e quais eram esses segredos que ela tanto tinha antes da morte.

    ResponderExcluir
  23. Depois de ler esta resenha fica impossível não querer descobrir os segredos de Summit Lake. Adoro histórias que façam o leitor ter que pensar para desvendar um mistério.

    ResponderExcluir
  24. Só ver essa capa já dá vontade de ler! A Faro caprichou. Tem uma premissa bem intrigante, e depois de ver que foi cinco estrelas e ler a resenha com certeza já entrou pra lista dos livros a comprar kkkk
    Estou com muitas expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Adoro o recurso de escrita onde o autor conta um ato importante e depois volta no tempo e vai contando a historia ate aquele momento. Fiquei curiosa sobre quem é o assassino e como as historias de Kelsey e Becca se relaciona. Gostei muito da capa do livro, e fui conquistada ai. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  26. Adoro livros de investigação, que envolve crimes, policiais, repórteres (dá um ar de verossimilhança, porque nem só de detetives particulares se vive no mundo real). Esse livro me atraiu pela capa e pela sinopse, acho bacana a ideia de que investigar a morte da estudante irá trazer uma solução para a vida da jornalista e ajudar a superar seu trauma.

    ResponderExcluir
  27. Já queria ler esse livro há algum tempo, mas agora, depois de ler a resenha fiquei com mais vontade de ler, vou ter que dar um jeito de ler ele logo.

    ResponderExcluir
  28. Percebi que todo livro de thriller que tem "Garota" no título parece bom hahahah Estou percebendo também que tem muita gente gostando e elogiando esse livro, realmente parece muito envolvente e é isso que faz aquela curiosidade e a vontade de ler aparecer. Costumo mais gostar de livros em primeira pessoa, mas acredito que por ser em terceira pessoa o suspense deve ser maior.
    O que mais me conquistou nessa premissa foi essa ligação entre as duas. As duas escondem segredos e principalmente com a sua resenha super bem detalhada dos personagens ficou ainda mais instigante, de verdade!
    O que fazer pra não arrancar os cabelos e ler logo esse livro!? AAAAAAAAA espero ler em breve. Mesmo.
    Ótimas leituras pra você! Beijos ;)

    ResponderExcluir
  29. Oi.
    Eu adorei a premissa do livro, essa capa é maravilhosa, confesso que ja estou curiosa para desvendar esse mistério, e o que levou a pessoa a assinar Becca, assim também como conhecer a história da nossa investigadora, enfim amei e não vejo a hora de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. A pessoa já é curiosa e aí vem um livro deste, suspense, morte, e que todos tão gostando... Vc fica já p enlouquecer de curiosidade!

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é puro suspense. Adoro tramas assim. Quero muuuito ler!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Carolina!
    Já tem um tempo que comecei a dar mais chance aos romances policiais e, ainda que não tenha me interessado por A Garota do Lago logo que foi divulgado, após tantas resenhas elogiosas só me vejo com ainda mais vontade de conhecer a trama e desvendar o mistério junto com a protagonista! Tenso isso do próprio delegado ser afastado do caso, alguma coisa muito errada há aí, e é interessante esse contexto de, por trás da vida aparentemente perfeita da Becca, alguns segredos estarem escondidos e prestes a serem revelados a partir do momento em que a Kelsey vai focar neles. Espero ter a oportunidade de lê-lo ainda esse ano e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  33. O título e capa chamam muito a atenção e gosto do gênero!
    Mas achei que essa história está bem parecida com do livro Tão Mais Bonita da Cara Hoffman. Sabe qual?
    E que eu acabei demorando demais pra ler porque não tava entendendo muita coisa. Achei a história muito confusa, e acabei me perdendo durante a leitura. Que acredito que foi bem construída até e apesar de algumas partes de tirar o folego, não prendeu muito a minha atenção. Acho que são parecidos na questão que tem uma reporter e é a única que parece querer de fato desvendar o mistério, os prováveis suspeitos que podem ser namorado, ex namorado e tal, círculo pequeno de amigos e por ser dividido entre narrativa de pessoas diferentes. Enfim, não me empolguei muito. Mas acredito que devo dar uma chance. Até porque é escrito por homem e a escrita deve ser bem diferente. Vai que eu gosto! rs
    Assim que tiver oportunidade vou ler!
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Adoro um bom Thriller e livros de suspense, então quando vi a sinopse desse fiquei mega curiosa instantaneamente.
    Gostei de saber que o livro é bem constituído e bem escrito. Isso me deixa com ainda mais expectativas quanto ao enredo.

    ResponderExcluir
  35. Gosto muito de livros que tenham mistérios e investigações. Me ligo e não consigo largar até o final. Desde o lançamento desse livro que me interessei ao ler algumas resenhas. Agora me resta esperar para poder ler e descobrir o segredo que move toda a trama.

    ResponderExcluir
  36. De uma coisa eu sei... Esse livro está bombando em um monte de blogs, todos falando bem. Ate ai da vontade de ler...
    Mas depois de Dan Brown eu nunca fui a mesma, rsrs falou de morte, investigação, mistérios, babados assim... Eu nem preciso de muito pra me convencer que já quero.
    Espero que o final não decepcione. Dá uma raivinha assim quando o livro é babadeiro do inicio até quase o fim... Chega no fim caga tudo rsrs
    Vamos torcer, amém!

    ResponderExcluir
  37. Muito suspense, muitos segredos a revelar, uma história realmente de tirar o fôlego!! Não sei se conseguiria fechar o livro sem terminar de ler, parece ser daqueles livros que te deixam mais entusiasmada a cada página, adoro desvendar mistérios!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.