Resenha Conto de Dragões - Fabi Zambelli


Sinopse - "Mariane, uma jovem universitária no auge de seus 20 anos, tem uma vida pacata e comum. Desde pequena ela sonha com criaturas místicas e sobrenaturais. No entanto, esses sonhos começam a ficar cada vez mais reais. A rotina que ela conhecia é completamente abalada quando um garoto misterioso entra em sua vida. O nome dele é Andrey, e parece ser perigoso – não que isso realmente importe para Mariane, já que ela se sente cada vez mais atraída por aqueles olhos verdes e profundos. Quando Andrey resolve abrir o jogo e revelar quem realmente é, o mundo da garota vira de cabeça para baixo e ela se vê envolvida numa guerra sobrenatural, na qual parece ser a chave da vitória dos dragões sobre os giants – criaturas místicas das quais, até então, ninguém ouvira falar. Mas há mais mistérios ao redor de Mariane do que ser simplesmente a "arma secreta". Dragões e humanos precisam se unir para vencer um inimigo em comum. E em meio ao caos surge um amor improvável."


A trama é narrada em terceira pessoa e se passa em Jundiaí e Campinas. Conforme a sinopse explica, Mariane é uma jovem de 20 anos que sonha com dragões. Em seus sonhos, um dragão de olhos verdes brilhantes sempre chama a sua atenção. A jovem divide o seu tempo com a família, os estudos e seu trabalho como repórter no jornal de notícias de Jundiaí.
Após mais uma noite repleta de sonhos com dragões, Mariane recebe uma ligação anônima que mexe profundamente com ela. O que a jovem não pode imaginar é o quanto sua vida irá mudar...
A rotina de Mariane consiste em estudar com seus amigos Matheus, Karen, Laura e Kelly. Como toda jovem no início de seus vinte anos, a protagonista está envolvida em crises existenciais e românticas, com as amigas suspirando por rapazes e sofrendo por amores platônicos. Cursando o segundo ano de jornalismo na PUC de Campinas, a jovem irá se surpreender quando Andrey surge como um novo aluno no curso. Mariane é inteligente, amorosa e leal à família e aos amigos.
Andrey é um dragão que há muito tempo está observando Mariane e sente sua conexão com ela crescer cada vez mais. Obedecendo a ordem de seu pai de manter-se afastado não está sendo uma tarefa fácil, ainda mais agora que ele teve a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Seu pai Thadeu sofreu muitas perdas e carrega a responsabilidade de manter os dragões vivos; sua tia Maysa age como um amortecedor nas discussões entre pai e filho e Pandora, sua prima, é uma jovem que precisa amadurecer muito e entender o perigo que os rodeia. Andrey tem uma personalidade um pouco mais arrogante e sabe que o seu sorriso é capaz de mover montanhas. Mas ao mesmo tempo é um rapaz protetor, intenso e que luta pelo que defende e acredita.
Giulian é o rei dos Giants, uma criatura vil e sádica que tem como passatempo causar dor aos seus subordinados, Telonius e Cacio. A única giant que consegue ver um lado mais amável dele é Luara, que o ama incondicionalmente e o conhece desde pequena. O objetivo de Giulian é derrotar os dragões de uma vez por todas e adquirir o máximo de poder possível dos terráqueos. 
Temos outro núcleo na trama, que é o núcleo militar, representado inicialmente pelo Tenente Nunes. Quando percebem que objetos não identificados estão surgindo, um grupo de soldados terá um papel importante na grande batalha...
A trama é uma mistura de aventura com romance e tem vários elementos que encantam o leitor durante a leitura. Um dos maiores destaques do enredo é inserir criaturas míticas no Brasil (a própria autora nasceu em Jundiaí). A autora descreveu de maneira esplendorosa o cenário, dando ainda mais veracidade ao enredo.
O enredo fala de amor, mas também de amizade e família. Trabalha com temas como integridade e os riscos que corremos por aqueles que amamos.
Alguns detalhes e situações poderiam ter sido mais desenvolvidas, como por exemplo, a origem dos dragões e dos giants, assim como a grande guerra que aconteceu entre eles. Alguns núcleos poderiam ter sido mais sintetizados, assim como a história de um ou outro personagem. Porém, vale ressaltar que essas são observações pessoais.
"Conto de Dragões" é uma ótima indicação para os fãs do gênero, com o bônus de se passar em território nacional.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina muito bem com o conteúdo e chama a atenção.

10 comentários

  1. Carolina!
    Adoro livros de ficção fantasia e ainda tem dragões, fiquei encantada.
    Bom saber que o enredo é ambientado em cidades brasileiros e melhor ainda saber que tem aventura e fantasia para ninguém colocar defeito.
    Só tomara que não se torne uma série...
    Desejo uma semana repleta de realizações!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeee!
      Tudooooo bem?

      Pode ficar tranquila, pois essa trama tem começo, meio e fim 😉

      E fiquei super feliz em saber que se interessou pelo meu livro!

      Muitooooooo obrigadaaaaaaa 💜

      Excluir
  2. Bom dia,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei do que li e apesar das ressalvas gostaria de ler, dica anotada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeee!
      Tudooooo bem?

      Muito obrigada por ter se interessado pelo meu livro! Se o for ler, espero que goste! 😉😉

      Excluir
  3. Oi, Carolina!!
    Fiquei muito feliz por conhecer esse livro!! Gosto bastante de ler livros de fantasias e como esse envolve dragões fiquei mais feliz ainda!! Sempre é bom prestigiar nossos autores nacionais!! Espero que o livro faça muito sucesso!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. eu não conhecia esse livro
    e achei muito fofo se passar em jundiaí eu adoro uma fantasia e dragões são animais que eu acho bastante legais
    espero ter oportunidade de ler esse livro em breve

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de dragões. São as minhas criaturas místicas favoritas, tanto que vou tatuar um na coxa.
    Não conhecia esse livro e fiquei bastante curiosa com ele por se tratar de um nacional ambientado em nosso país.
    É uma pena que alguns detalhes ficam pouco explicados, fato que me desagrada um pouco.

    ResponderExcluir
  6. O elemento que mais me atrai é com certeza os dragões *_*
    Gosto de fantasia e agora preciso ler, para saber se vou gostar da escrita da autora

    ResponderExcluir
  7. A vida de Mariane mudar completamente por causa de ligação. Eu tenho observando bastante livro com esse mesmo contexto de "a vida mudar por causa...", seja de pessoas ou de acontecimento. O que mais gostei desse livro a fusão de realidade e com ficção, e ganhou bastante ponto e que souberam encaixa bastante detalhes. Já que esse tipo de livro exige uma riqueza de detalhes para a gente entrar melhor na historia. A capa achei maravilhosa e super deu certo com enredo da historia

    ResponderExcluir
  8. Lia vários livros com temáticas assim, hoje leio mais romances. Mas fico feliz que ainda tem livros assim, com histórias tão legais.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.