Resenha Do outro lado da colina - Maria Celma



Sinopse - Esta é uma aventura de três crianças que decidem explorar o inexplorado. Um grande mistério cerca uma fazenda, que esta em um pequeno povoado. A coragem e a curiosidade dessas três crianças, levarão os leitores em uma grande jornada.

A trama é narrada em terceira pessoa e se inicia em 1976, onde a família Guedes está sofrendo com a seca nordestina.
"Para a família Guedes não foi diferente. O senhor Olegário vivia no recôncavo baiano, em uma pequena chácara que foi dada por seus pais, após seu casamento com dona Elza. Devido à falta de produção, resolveram deixar o Nordeste, a sua terra querida, e seguiram para o sudeste. Deixando os seus familiares para trás, seguiram viagem em um “pau de arara” por muitos dias e noites. Levando consigo três filhos: Peter o mais velho, com apenas quatorze anos, garoto corajoso de espírito aventureiro, Ana com dez anos, bonita e inteligente e Lúcia cuja sua beleza se parecia com uma bela rosa. Era assim que descreviam seus pais. "
A família mudou-se para Diamantina e foi trabalhar na fazenda Cajueiro, uma fazenda de café. Todos se encantam com o novo lugar, que é verde e repleto de animais. O cotidiano é repleto de trabalho durante o dia, mas as noites, Seu Juvenal, o caseiro da fazenda, reúne os pequenos para contar os "causos" que ocorrem em Cajueiro, como a presença do Saci e outras entidades que protegem a natureza. 
Peter faz amizade com Miguel, o filho de outros funcionários da fazenda. Os dois vivem curiosos sobre o que acontece do outro lado da colina, cenário de várias das histórias contadas por Seu Juvenal.
"— Eu não estou assustando as crianças, apenas quero dar para elas uma boa infância e boas recordações na idade adulta."
Mas tudo muda com a vinda do senhor Nicolau e sua esposa Cecília, os donos da fazenda que vieram ver como estava a colheita do café. Junto com eles está Alice, sua sobrinha que imediatamente fica encantada pelo local e suas lendas.
Juntos, Miguel, Peter e Alice irão descobrir os verdadeiros encantos escondidos do outro lado da colina.
Os protagonistas são jovens, puros e inocentes que começam a explorar uma grande aventura após escutar as fábulas contadas na fazenda. Suas explorações no local, suas crenças e suas descobertas. Através dos olhos desses personagens extremamente inocentes, conseguimos enxergar uma história rica em cultura e lendas brasileiras.
A trama é simples, fala de tempos onde não haviam tantas complicações e as crianças se divertiam ouvindo histórias e brincando em campos abertos. A descrição do local e da natureza é delicada e deliciosa, permitindo ao leitor mergulhar em um local mágico. O enredo precisa de um pouco mais de desenvolvimento, mas é promissora. 
Em relação à revisão e diagramação, é necessário realizar um trabalho mais minucioso, pois foram encontrados alguns errinhos.
"— Pode ser, do outro lado da colina se esconde muitos mistérios, mais do que a gente imagina."


7 comentários

  1. Olá,desde a infância que gosto de livros,onde os personagens se envolvem em aventuras e mistérios.
    Me lembrou muita os livros da coleção Vagalume.
    E por ese motivo ,me trouxe boas recordações.
    Sinceramente fiquei encantada em conhecer o livro.
    E com toda certeza leria!

    Boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Oh que saudade da minha infância onde desbravávamos o mundo com olhos mais inocentes e apenas para viermos uma boa aventura...
    Adorei ver que o livro traz essa inocência e a busca de aventuras das crianças, ainda mais retratando o interior do nosso nordeste.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Infelizmente esse não é o meu tipo de leitura.
    Mas adorei a sua resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Infelizmente esse não é o meu tipo de leitura.
    Mas adorei a sua resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. OI.
    Eu sou muito fã de livros com aventuras e mistérios, e apesar de não curtir muito quando os personagens são muito jovens, jé estou encantada, acho que esse seria um livro que me agradaria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carolina!
    Gostei muito da história do livro, lembrei do meu tempo de criança onde as crianças saiam para brincar na rua com os amigos!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro que cheios de aventura, e ainda com crianças o que faz livro ser ainda mais divertido de ler. Eu estou com projeto pessoal de ler mais nacionais, e fiquei bastante curiosa sobre essa obra, espero ter oportunidade de aventurar nas aventuras dos garotinhos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.