Resenha A Poção Secreta - Diário de uma Garota Alquimista # 1 - Amy Alward

Sinopse - A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?
"A poção secreta" é um livro repleto de aventuras e que faz o leitor se apaixonar a partir da capa. A trama se passa em Kingstown, no Reino de Nova, onde a magia corre livremente e é responsabilidade de seus governantes manterem essa magia sob controle. Para isso, é conveniente que esse governante seja casado, para que consigam dominar tal fardo da melhor forma possível.
Nesse universo criado por Amy Alward, as pessoas são divididas em comuns e talentosos. Os comuns não possuem magia própria, mas em compensação podem manipular matérias e, quem sabe, tornarem-se alquimistas. Porém, os talentosos são vistos como indivíduos mais significativos, já que possuem magia própria.
"Ser comum, no entanto, é o que faz de nós grandes alquimistas. Nossa incapacidade para praticar magia nos dá a vantagem de poder lidar com ingredientes mágicos sem correr o risco de corrompê-los ou contaminá-los. Mas esse não é o nosso único diferencial. O que torna a família Kemi especial é a nossa incomparável vocação para as artes alquímicas - saber intuitivamente a receita de qualquer poção, discernir as propriedades de cada ingrediente e entender os mistérios por trás do processo de cura." (p. 19)
A história possui duas perspectivas: uma narrada em primeira pessoa por Samantha e outra em terceira pessoa que mostra os acontecimentos com a princesa Evelyn.
Samantha é uma jovem que vem de uma família conhecida no meio da alquimia: os Kemis. Na época dourada, onde se utilizavam apenas produtos naturais os Kemis eram reconhecidos por todo o reino e muito procurados. Porém, com a modernização e o progresso, surgiram os sintéticos, produtos feitos em laboratórios e em grandes produções, tornando os alquimistas obsoletos. A Loja de Poções Kemi é prova disso, pois tem uma clientela muito pequena, está caindo aos pedaços e a chance de recuperação é mínima. Para Samantha, isso é terrível, pois é o seu legado. Ela é a nova geração de Kemi. Aquela que tem o dom especial para alquimia e passa os dias como aprendiz do seu avô no laboratório. Só um milagre poderia salvar o futuro deles...
"A Loja de Poções Kemi foi um dia uma das boticas mais proeminentes de Kingstown. Mas ninguém precisa mais de boticas. Não quando tem megafarmácias, no centro da cidade, vendendo versões sintéticas das poções tradicionais pela metade do preço. Agora somos resquícios de um tempo que não volta mais. Relíquias." (p. 11)

E esse milagre ocorre quando a princesa é envenenada por uma poção e todos os alquimistas são recrutados para uma Caçada Selvagem. Como o nome diz, uma Caçada Selvagem é quando esse seleto grupo irá caçar os ingredientes em meio a território inóspitos, correndo riscos e tentando acertar a poção para alcançar a grande recompensa.
Porém, essa caçada não será como as outras. As apostas são altas demais quando um inimigo da coroa é convocado e seu objetivo não é exatamente salvar a princesa... E para alcançar esse objetivo, esse inimigo não terá escrúpulos para derrubar a concorrência.
Como se isso não bastasse Samantha terá que enfrentar uma grande corporação que é implacável, mas que tem como herdeiro alguém que mexe com o emocional dessa jovem. Será que Sam está preparada para tudo isso?
O livro é repleto de aventuras e locais magníficos que vão sendo apresentados aos leitores, como a Praia de Sirena, as Selvas de Bharat, a cidade de Pahara, a montanha de Hallah e as selvas de Zambi. Locais que não são apenas mágicos por conta de seus habitantes, mas sim por conta de suas descrições ricas e inebriantes. O enredo também é repleto de criaturas mágicas, como sereias e unicórnios.
Os personagens são simplesmente incríveis. Sam é determinada, mas ainda insegura com seus talentos. Ama sua família e tem uma afinidade ímpar com o seu avô, um homem sagaz mas extremamente teimoso. O núcleo familiar de Sam é completo e diverso, mas o que não falta é amor e apoio incondicional.
Kristy é a coletora de Sam, aquela que sabe onde encontrar os ingredientes e que está disposta a se arriscar para consegui-los. Se há uma palavra para descrevê-la é implacável. A princesa Evelyn está passando por um momento delicado, onde seu futuro está sendo traçado e ela se vê sem controle e amedrontada. Anita é a melhor amiga de Sam e junto com seu irmão Arjun dá o apoio incondicional à mocinha mesmo quando essa não merece. E Zain. O que falar de Zain? Zain é um poço de contradições no primeiro momento, mas ao observarmos com calma, vemos que é um jovem que tem sonhos e inseguranças quanto ao futuro e que tenta fazer o melhor possível dentro das circunstâncias que o rodeiam. Isso não quer dizer que o leitor não passa por momentos frustrantes com ele. Pelo contrário. Queremos socá-lo e dar um abraço ao mesmo tempo.
A verdade é que por trás de todos esses elementos magníficos temos um grupo de jovens tentando enfrentar seus medos, seus legados, as expectativas de seus familiares para realizar seus sonhos.
A editora Jangada realizou um ótimo trabalho. Revisão, diagramação e layout estão impecáveis e a capa, sem dúvida, chama a atenção.
"As Caçadas Selvagens eram competições acirradas entre os alquimistas, criadas pelo primeiro monarca de Nova, o rei Auden, com a finalidade de encontrar a melhor proteção para um membro da família real, quando este se encontrava em perigo mortal." (p. 20)
Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui.

22 comentários

  1. Carolina!
    Adoro livro com magia, poções mágicas, alquimistas e seres fantásticos.
    Achei que a autora criou um enredo bem inteligente e com vários personagens secundários importantes para a protagonista cumprir a missão que lhe foi imposta: salvar a princesa!
    E toda a ação que está descrita, nos faz viajar, acompanhar e torcer por Samantha.
    Quero demais poder ler.
    Amei a capa!
    Desejo um mês cheio de prosperidade e um final de semana abençoado!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol :)
    Quero começar dizendo que essa capa é muito linda! E o título do livro também *-*
    Adoro livros de aventuras e que envolvam Alquimistas, sempre é um prazer lê-los.
    E que bom saber que a autora faz essa ambientação rica em detalhes, que deve deixar o leitor querendo visitar esses lugares *-*
    E os personagens sendo incríveis como você diz? Com certeza lerei!
    Muito obrigada pela indicação, já add no skoob.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Me apaixonei primeiramente pela capa que está uma graça!
    E a história também está super envolvente.
    Magias, romance, aventuras... Uma junção que sempre promete uma ótima leitura.

    Assim que comecei a ler a resenha, imaginei que a princesa fosse a personagem principal. Mas acho que é a aprendiz de alquimia Samantha, não é?!
    Essa heroína, terá que correr contra o tempo.

    Adorei o enredo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Me deparei com esse livro outro dia, mas não tinha ideia que ele seria assim!
    Adoro livros sobre magia e com certeza agora esse livro está na minha lista de desejados.
    Fiquei curiosa sobre o desenrolar dessa trama!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    A delicadeza da capa e da história me encantaram! Os personagens aparentam ser todos muito bem construídos e únicos. Adorei a ideia que a autora teve da poção ter deixado a Princesa apaixonada por ela mesma hahaha Louco para ler e viver essas aventuras.
    Abraços,
    Daniel.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!!
    Desde que fiquei sabendo do lançamento fiquei louca para conhecer essa estória mas não sabia tanto a respeito e agora que conheci aqui essa aventura eu quero ajudar a encontrar os ingredientes rsrsrs já me identifiquei só por isso.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Juro que eu dei muita risada só com a primeira parte da sinopse. Como assim se apaixona por ela mesma? Isso foi hilário kkkkkkkk
    Mas também achei que isso serve pra prender o leitor já de inicio, porque várias dúvidas surgem: quais os "sintomas", como ela age, quais as aventuras de Samantha e o que ela faz pra salvar seu empreendimento. Deve ser mesmo uma leitura e tanto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Adoro histórias com magia, a capa achei muito linda, super fofa e parece retratam bem o livro, quanto ao enredo, fiquei com uma vontade enorme de ler, com toda a tensão do negócio da família da Sam poder falir e esse vilão querendo acabar com todos parece dar um drama a mais ao livro, que deixa ele muito mais atrativo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vi o lançamento desse livro e me encantei com a capa.
    Confesso que achei que seria mais um daqueles água com açúcar, porém que felicidade em saber que o livro é bem mais que isso, que tem uma aventura bem legal e que com
    certeza vai me prender demais.
    Espero conseguir lê-lo brevemente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol!!
    Gostei muito da resenha e a edição está realmente linda demais também fiquei apaixonada pela capa que é perfeita para a história. Pelo que li na resenha o livro tem muitas aventuras, começando com a história que a princesa acaba tomando uma porção do amor e apaixona-se por si mesma!! E esse livro também tem altas doses de amizade. Sem dúvida é uma história que gostaria muito de ler!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Acredito que A Poção Secreta, deve agradar aos leitores que gostam de uma literatura muito divertida, prazerosa e leve. Eu logo que terminei a leitura da resenha fiquei muito curiosa para saber mais sobre a história. A capa é realmente, linda! o que torna a leitura ainda mais encantadora. Espero ter a oportunidade de ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. O livro é lindo! Gostei de saber que ele tem um enredo intrigante, bem elaborado e cheio de mistério. Os personagens que também são cativantes, aumentam a minha vontade de ler essa linda obra. A poção secreta tem tudo para se tornar um dos meus preferidos!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. A Poção Secreta é um dos livros mais desejados por mim neste momento. Primeiramente fui completamente atraída por essa belíssima capa, e depois, quando li a sinopse tive a certeza de que todos os personagens, os lugares apresentados pela autora, aventuras, fantasia e magia iriam me cativar maravilhosamente. Estou com grandes expectativas e com a sua resenha, aumentou a minha vontade de ler!
    Resenha adorável! Parabéns!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol,

    adoro livros de fantasia e se tem magia, é certo que entra na minha lista.
    A premissa do livro é muito interessante com essa mensagem de que o natural pode ser corrompido pelo não natural, e de que o moderno não tem que anular o clássico, e que os dois podem e devem conviver juntos para o bem-estar de todos.
    Não vejo a hora de poder ler e me encantar com esses lugares mágicos que você cita na resenha.
    Acredito que eu vá gostar bastante da Sam, adoro mocinhas determinadas e corajosas, apesar de frágeis.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros com temas mágicos, reinos, princesas!! Uma personagem que parece se destacar e muito nesse livro é Samantha, uma vez que ela terá o oportunidade de salvar a princesa e a loja de seus ancestrais!! E o livro parece não ficar só nisso, pelo que pude perceber lendo a resenha vamos ter um pouco de romance no ar!! Perfeito!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Este livro me conquistou a partir desta capa, com certeza vou precisar ler, parece ser uma leitura leve, ambientada nos tempos modernos, e com alguns toques de fantasia, definitivamente uma viagem mágica bem divertida, cheio de magia e aventura para Sam e seus amigos na procura dos ingredientes para criar uma poção para que possa salvar a princesa Evelyn.

    ResponderExcluir
  17. Achei diferente. Nunca tinha visto esse livro antes.

    ResponderExcluir
  18. Li a primeira frase da sinopse e já comecei a rir, que situação da Evelyn. Por essa frase imaginei que seria um livro divertido, desses que lemos pra morrer de rir mas, conforme fui lendo sua resenha vi que não é bem assim. Gostei muito da disputa, a emoção de conseguir encontrar os ingredientes, sem falar que já estou torcendo por Samantha e apostando que o Zain é o inimigo da coroa.

    ResponderExcluir
  19. Quando li ao primeiro parágrafo da sinopse lembrei-me de Narciso, que era apaixonado por si mesmo. Lendo sua resenha descobri que há muito mais por traz desse inicio. Magia, princesa, alquimia, um reino mágico que vai fazer com que eu me apaixone pela história. Preciso muito ler.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Uau, esse livro parece ser muito bom, estou vendo o pessoal falar super bem dele... Que bom que os personagens são incríveis, pois eles são a base de uma obra, né? Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha! Achei o livro fofo e cheio de aventuras.
    Estou participando do sorteio!
    Nome: Fran Oliveira.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, não será aceito mais comentários para o sorteio. Os comentários realizados após o meu, não serão contabilizados. Obrigada

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.