Resenha O Casamento - Victor Bonini


Sinopse - Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...
"O Casamento" é narrado em terceira pessoa e dividido em prólogo e mais quatro partes: primeira parte: solenidade, segunda parte: a arrumação, terceira parte: felizes para sempre e quarte parte: até que a morte os separe.
A trama gira em torno do casamento dos jovens Plínio e Diana, que será realizado no Hotel-Fazenda Cardeais no município de Joanópolis. Será uma reunião familiar de quatro dias aterrorizantes. O casal se conheceu na faculdade e são completamente opostos. Diana é filha única e seus pais acreditam piamente que o casamento dela será um fracasso, pois Plínio não é o homem certo para ela. A família de Plínio, por sua vez, composta pelos irmãos Emílio e Vanessa e os pais, Demétrio e Camila, tem um comportamento peculiar e causam grande tensão por si só. Esse clima incômodo é o tom inicial da obra.
Além desse desafeto entre as duas famílias por causa do casamento, temos a família Gurgel, ex-vizinhos dos pais de Diana. Ricardo é o patriarca, Sandra, a matriarca e Enzo, o filho de 26 anos de idade do casal. E é claro, temos a tia Hortência, uma senhora que tem opinião própria e faz questão de deixar todos saberem.
E o outro núcleo que tem destaque na obra é o do Conrado Bordelli, o Lyra. Lyra é amigo de Oscar, o pai da noiva e é detetive e advogado. Sua presença no casamento tem dupla motivação: além de estar lá como convidado da família da noiva, Lyra está lá a pedido de um cliente que o contratou por estar sendo chantageado. O cliente acredita que a pessoa que o está extorquindo, estará presente na cerimônia. Lyra só não esperava estar envolvido em uma investigação de homicídio...
"Acabou, eu vou morrer. A consciência foi escapando de seu alcance... Ele sentiu o corpo despencar..." (p. 57)
O livro vai apresentando os acontecimentos antes, durante e depois da cerimônia, em capítulos que vão alternando a perspectiva desses personagens e o tempo da história. O grande destaque da trama é a composição dos personagens. A forma como o autor Victor Bonini vai apresentando os protagonistas, dando informações pouco a pouco, cria um grande clima de tensão na história, pois a todo momento o leitor fica se questionando constantemente sobre as verdadeiras intenções de cada um. 
"Então tudo se resumia a isso. Para ele, não passava de uma festa. Para ela, o momento mais importante de sua vida. . Lyra conseguiu a entender os comentários maldosos que ouvira." (p. 101)
Outro detalhe que acaba prendendo a atenção do leitor é o fato de que Lyra acaba se tornando um dos protagonistas principais, ganhando mais destaque até mesmo do que os noivos. Lyra tem uma aura noir, fazendo o tipo de detetive solitário que debate sua própria existência ao mesmo tempo em que busca incessantemente a verdade, apesar dos obstáculos e ameaças que o rodeiam.
A trama é abrangente e dá ao leitor não apenas uma ficção policial rasa e sim uma história complexa, que tem várias camadas e subtramas. Cada personagem apresentado tem o seu papel a desempenhar e traz situações próprias coerentes, bem desenvolvidas e envolventes.
A Faro Editorial realizou um ótimo trabalho. Existem vários detalhes internos que enriquecem ainda mais a obra e o cuidado fica claro em cada página. Foram encontrados alguns errinhos, como por exemplo nas páginas 68 e 284, mas nada que interfira no entendimento do texto.
"Nada daquilo, aliás, se parecia com um conto de fadas. Quanto mais Lyra conhecia os convidados, mais se deparava com o lado podre daquela gente. Não era por se tratar de um casamento que as coisas tinham de parecer um sonho." (p. 69)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2yKm0HF 

7 comentários

  1. Que alegria cer que nesse livro o autor segue a linha de Colega de quarto e traz novamente o Bardelli e o detetive Lyra, pude acompanhaá-los durante a leitura do primeiro livro.
    Gostei de ver que os mistérios continuam e o suspense permanece no decorrer da leitura.
    Já quero!
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Havia visto uma boa divulgação do livro, e achava que era um romance haha
    Achei bem legal ser uma ficção policial, e adorei toda essa premissa.
    Ja quero saber mais sobre detetive Lyra.
    Gosto bastante de ver como nossa literatura tem crescido.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu vi o lançamento desse livro, já li resenha e fiquei super curiosa com a trama desse livro. Uma história bem envolvente com mistério que deixa o leitor a ponto de ler até o final para descobrir desfecho da trama. Eu estou super curiosa sobre esse livro é a capa está bem assustadora.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de conhecer novos livros de autores brasileiros, e não conhecia este livro, achei legal a história ser intercalada em capítulos que apresentam acontecimentos antes, durante e depois da cerimônia, gosto de livros deste estilo, a história de O Casamento - Todos esperavam por uma festa inesquecível..., parece ser muito boa, pretendo ler ele futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não tive a oportunidade de ler nada desse autor, mas gostei bastante da sinopse que já aguçou, e muito, minha curiosidade para descobrir o que aconteceu durante essa cerimônia e quais são as consequências desses fatos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol.
    Estive no lançamento desse livro e estou animadíssima para conhecer essa história!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Adoro thriller. Costuma ser envolvente, instigante, sem dúvidas um gênero que me faz ler super rápido. Vi a capa e gostei bastante. Vi alguns elogios ao autor, mas ainda não li Colega de Quarto. Gostei da premissa e pretendo ler, acho que vou me surpreender.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.