Resenha Romance Entre Rendas - As Modistas # 4 - Loretta Chase


Sinopse - Que lady Clara Fairfax é dona de uma beleza estonteante, Londres inteira já sabe. Mas a fila de pretendentes que bate à porta de sua casa com propostas de casamento já está irritando a jovem. Cansada de ser vista apenas como um ornamento, Clara decide afastar-se um pouco da alta sociedade e se dedicar à caridade. Um dia, numa visita a uma obra social, ela depara com uma garota em perigo e pede ajuda ao alto, sombrio e enervante advogado Oliver Radford. Radford sempre foi avesso à nobreza, mas, para sua surpresa, pode vir a se tornar o próximo duque de Malvern. Embora queira manter sua relação com Clara no campo estritamente profissional, aos poucos ele percebe que ela, além de linda, é inteligente, sensível e corajosa. E quando a perspectiva de casamento se aproxima, tudo o que Radford pode fazer é tentar não perder a cabeça por Clara. Será que a herdeira mais adorada da sociedade e o solteiro menos acessível de Londres serão vítimas de seus próprios desejos? Em Romance entre rendas, livro que encerra a série As Modistas, Loretta Chase nos brinda com uma história envolvente e cheia de paixão, com personagens fortes e marcantes.
"Romance entre rendas" é o quarto e último livro da série "As Modistas". Após as três irmãs Noirots contarem suas histórias e encontrarem o seu felizes para sempre, é a vez de lady Clara Fairfax ter seu próprio livro. Clara é o modelo ideal da dama da sociedade, com uma beleza ímpar, proveniente de uma família abastada e um exemplo de comportamento. Por trás de todas as imposições da sociedade, Clara é uma jovem de 22 anos de idade, inteligente, curiosa e que espera encontrar alguém que a enxergue de verdade. A jovem está cansada de receber pedidos de casamentos de nobres que só enxergam sua beleza e não fazem ideia da sagacidade e coragem que Clara representa.
Oliver Radford desde pequeno aprendeu a importância do status social. Filho de um segundo filho de um duque com uma mãe divorciada (um grande escândalo na época), Oliver aprendeu a manter-se quieto e com o nariz enfiado nos livros, sabendo que seu primo Bernard era um exemplo das implicâncias que a vida traria. Diferentemente dos nobres, Oliver cresceu e se tornou um advogado, um homem que gosta de trabalhar e que defende aqueles que não condições financeiras.
Clara e Oliver tiveram um episódio quando crianças, quando o caminho deles se cruzaram em um episódio em que a protagonista mostrou sua verdadeira face. Os anos se passaram e agora, Clara precisará da ajuda de Oliver para salvar dois jovens.
Em uma de suas visitas à Sociedade das Costureiras para a Educação de Mulheres Desafortunadas, Clara percebe que Bridget Coppy, uma jovem talentosa de 15 anos de idade, está com problemas. Seu irmão mais novo se envolveu com um grupo de criminosos e a jovem está desesperada. Ao procurar ajuda legar para Bridget, Clara depara-se com Oliver, um advogado talentoso, racional e extremamente irritante. Desde o primeiro encontro, Oliver usa a "razão" para tentar argumentar com Clara sobre suas atitudes e as trocas de farpas são o início de um belíssimo romance.
"-Se matar alguém, lady Clara - declarou ele - , ficarei muito feliz em oferecer meus serviços.- Se eu matar alguém - disse ela -, serei muito discreta e me comportarei como uma dama; terei tanto cuidado que jamais serei pega. Mas agradeço a oferta." (p. 38)
Um dos diferenciais dessa série é a personalidade das protagonistas femininas. São mulheres fortes, com grande senso de independência e que se recusam a ficaram se lamentando pelos cantos. Clara não é diferente. Apesar de sua ingenuidade, principalmente no que diz respeito a vida das pessoas de outras classes sociais, ela está determinada a fazer a diferença e a ser enxergada como mais do que um rostinho bonito.
Oliver é extremamente irritante, mas os melhores momentos dele é quando o seu lado racional perde para o lado emocional, o que acontece com frequência na presença de Clara. O casal é incrível, pois existe uma constante provocação e suas personalidades são completamente opostas, mas se complementam muito bem.

"- Eu disse insanidade temporária? - questionou ele. - Meu Deus! Honoráveis colegas, membros do júri, por favor, permitam-me apontar o meu grave erro. A mulher em questão não sofre de insanidade temporário. É uma doença crônica." (p. 112)

O livro é repleto de personagens bem construídos, como Thomas Westcott, advogado e amigo de Oliver; Davis, a criada fiel de Clara; Jacob Freame, um líder criminoso do submundo londrino; Lady Exton, tia-avó de Clara e um de seus apoios incondicional. 
Infelizmente, as protagonistas dos livros anteriores fizeram uma breve participação na página 199, o que é realmente uma pena, pois suas personalidades e seus planos mirabolantes são sempre uma leitura deliciosa.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Arqueiro realizou um ótimo trabalho. A capa é linda e combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores.
"Talvez Oliver tenha se apaixonado por ela neste exato momento. Talvez não. Depois daquela noite, ele nunca mais viu lady Clara Fairfax. Até..." (p. 13)
Para comprar o livro na Amazon, acesse: http://amzn.to/2z0r5sR

Confiram as resenhas dos livros anteriores:
* Sedução de Seda - As Modistas #1
* Escândalos de Cetim - As Modistas #2
* Volúpia de Veludo - As Modistas #3

6 comentários

  1. Carolina!
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dessa série, embora goste demais da autora, justamente porque ela consegue construir personagens críveis e uma ambientação perfeita.
    Sem contar com todo o drama que o livro traz e o romance, claro.
    Quero poder ler.
    Um feriado alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou a algum tempo querendo ler a série As Modistas, as capas destes livros são lindas, e como gosto de livros de romance de época, acredito que irei gostar da história de Romance entre Rendas, espero conseguir começar a ler esta série em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Estou doidinha para ler esse quarto livro!
    Não vejo a hora de conhecer o desfecho dessa protagonista!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Essa série tem um lugar especial no meu coração haha.
    Sou apaixonada em romances de época e com todo esse mundo que ele envolve com condes, duques e vestidos são maravilhosos.
    A capa ficou linda mesmo, e combina com as outras da série.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Eu tenho o segundo da série, mas ainda não li porque prefiro ler o começo da trama. Eu gostei muito desse livro, tem uma premissa muito boa como todas as outras foram. Gosto muito da personagem, tem uma personalidade única e principalmente mostra ser mulheres muitos fortes!
    Estou desejando muito ler essa série!

    Meu blog:
    https://tempoliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Quando comecei a série pensei que seriam apenas três livros, mas fico feliz que tenha esse quarto volume, pois gosto bastante da escrita da Loretta Chase, e suas protagonistas de personalidade forte, certamente vou adorar ler as aventura de Clara e Oliver, que deve ser ótima já que os dois tem personalidades tão diferentes.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.