Resenha Sonhos de Avalon: A Última Profecia - Sonhos de Avalon # 1 - Bianca Briones

Sinopse - O mito do Rei Arthur recontado de maneira totalmente original e com protagonistas jovens femininas Quem nunca sonhou em viver na Idade Média com Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda? E se todas as versões já retratadas fossem uma tentativa de Merlin, poderoso feiticeiro do rei, de mudar o destino? O primeiro volume de Sonhos de Avalon traz a história de Melissa, uma jovem do século XXI, predestinada a voltar à Idade Média para se casar com Arthur e salvar a Britânia e a magia. Porém, quando sentimentos são envolvidos os resultados podem ser imprevisíveis. Dividida entre a responsabilidade que lhe foi dada e a voz de seu coração, Melissa terá que tomar uma decisão que mudará sua vida e a de todos que a cercam.

"Sonhos de Avalon" é o primeiro livro da nova série da autora Bianca Briones e traz uma fantasia medieval com personagens que já conhecemos visto de uma forma completamente inovadora. É importante ressaltar que a autora reescreveu a história de Camelot, ou seja, não adianta tentar comparar os personagens que ela criou com os personagens clássicos e já conhecidos, pois são completamente diferentes.
A história é narrada em terceira pessoa e se passa em dois tempos e lugares diferentes: a conhecida Camelot, onde teremos a bruxa Morgana, seu irmão o rei Arthur e seu amigo fiel Lancelot e uma cidade pequena conhecida como Quatro estações, onde teremos Melissa, seu pai e seus melhores amigos Marcos e Paula.
A história se inicia em Camelot, com Morgana, uma jovem bruxa de 20 anos de idade e irmã do Rei Arthur. Morgana não está tendo controle dos seus poderes e ela começa a ter visões de um mundo desconhecido. Os seus poderes estão crescendo tanto que a jovem está com medo de não conseguir controlá-los e de por conta disso, possa prejudicar seu irmão e aqueles que ama. 
Melissa é uma jovem de 22 anos que está praticamente sozinha no mundo. Depois de um acidente gravíssimo, que levou a vida de seu irmão Gabriel e deixou seu pai em coma desde então, ela sente-se solitária e triste, mas tudo começa a piorar quando ela começa a ter sonhos vívidos com uma jovem que ama intensamente seu irmão e vive em algum lugar medieval. Os sonhos são tão intensos que os sentimentos são esmagadores.
Nenhuma das duas jovens tem ideia de que seus destinos foram alterados graças à Merlin, que é capaz de qualquer coisa para mudar o destino da Britânia.
Morgana é jovem, impetuosa e temperamental. Em alguns momentos age e fala sem pensar, o que é um grande problema para alguém em sua posição social.
O rei Arthur é retratado como um jovem de 24 anos, bom, honrado e preocupado com o seu povo e sua irmã. Porém, ele também tem uma personalidade um pouco arrogante e autoritário, ignorando o que as pessoas ao seu redor pensam.
Apesar da fábula ser do Rei Arthur, quem se destaca como mocinho nesse primeiro livro é Sir Lancelot. Ele não se prende as convenções sociais, não tem medo de expor seus pensamentos e ideologias e ama intensamente o Rei Arthur e Morgana como se fossem seus próprios irmãos. Porém, chegará um momento em que a profecia definirá o seu caminho e por conta disso, Lancelot terá uma grande decisão a tomar.
"Não penso que a vida possa ser tão previsível assim. Creio que seja possível mudar e nos tornar senhores do nosso próprio destino. Conformar-se com algo que não queremos só porque nos foi dito que aquilo aconteceria de qualquer forma é uma desistência muito grande." (p. 42)
Merlin é um perfeito antagonista. Sua obsessão em mudar o destino da Britânia é tanta que ele é capaz de atos cruéis em nome do "bem maior". Para Merlin, tudo é válido desde que ele conquiste os seus objetivos.
No núcleo medieval existem vários outros personagens que vão compondo esse universo e tendo um papel de destaque, como os primos de Arthur; sua tia Viviane; Galahad, um jovem cavaleiro misterioso; Lilibeth, a última princesa das fadas; a própria Avalon, com seus poderes e magia e a mãe de Lancelot.
O núcleo moderno é bem menor, sendo composto por Melissa, seus dois melhores amigos e seu pai. Como seu pai está em coma, não é possível falar sobre esse personagem. Marcos é o melhor amigo leal e apaixonado, capaz de fazer tudo para manter Melissa feliz; Paula é a amiga doidinha, que fala besteiras e tenta amenizar o clima quando a situação fica pesada. Melissa é uma protagonista legal, mas até o momento, nada espetacular. É um bom chata em alguns momentos e passa mais tempo reclamando do que vivendo.
O enredo foi muito bem construído, envolvendo magia, cavaleiros, profecias e com cenários fantásticos, como Camelot e Avalon.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Bertrand arrasou! O livro tem algumas folhas escuras, lista de personagens, lista de lugares, mapa e outros detalhes que enriquecem ainda mais a história.
"Uns serviam à antiga religião que cultuava a Deusa e demais deuses menores, e outros se tornavam adeptos do cristianismo. Outros ainda, como seu primeiro cavaleiro e melhor amigo, não seguiam nenhuma das duas doutrinas. Arthur era conhecido justamente por ser um rei que não impunha crenças." (p. 24)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2mWwxbR 

17 comentários

  1. Parece ser muito bom. Nunca li o livro clássico sobre o rei Artur, mas quero muito ler. Eu conheço a historia bem por cima, pelo desenho da Disney e pela serie Once Upon a Time que também é uma recontagem do clássico. Amo épocas medievais cheias de aventuras, acho que vou gostar deste livro.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jady, tudo bem? Eu li o clássico tem um bom tempo, mas essa versão é completamente diferente.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol.
    Adoro releituras e acho que vou gostar bastante dessa nova série.
    Ainda não li nada que se passasse no ambiente da história de Camelot.
    Os personagens parecem bem construídos e adorei a inserção de magia.
    Super ansiosa para ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem? É bem interessante e traz personagens conhecidos de forma completamente diferente. Espero que leia e nos conte o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Carolina!
    Nunca li nenhum livro da Bianca Briones, mas quero.
    Ainda mais esse que fala sobre Morgana e Avalon, sou fissurada por tudo que envolve a personagem e o local mágico.
    Espero poder ler em breve, estou com o livro aqui.
    Amei a capa.
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem?
      Se você gosta dessa temática, você vai amar!
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá!
    Eu já vi livros dessa autora e faz um tempo que desejo ler os livros dela. Esse tem uma premissa muito boa e com uma história intrigante e ainda mas envolvendo épocas passadas. Gostei muito!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Da Bianca eu só li a série Batidas Perdidas e sei como a autora nos prende com sua escrita.
    Nunca li nada sobre Avalon nem sobre o Rei Arthur e confesso que quando vi esse lançamento não me surpreendi, mas depois de algumas resenhas é claro que quero ler. Os personagens que a autora criou parecem que vão me conquistar de cara, e saber um pouco mais sobre a lenda Arthur deve ser incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem?
      É completamente diferente da outra série da autora, mas tão apaixonante quanto ;)
      Bjkas

      Excluir
  6. Olá! Eu li a história do rei Arthur, Avalon, Morgana no livro Brumas de Avalon, e adorei, embora em vários momentos tenha detestado o personagem Arthur, (Sério! Eu acho que o odeio!) Morgana é minha personagem favorita e por isso gostei que nessa versão da Bianca Briones ela terá bastante destaque, uma pena a Melissa ser uma personagem chatinha, fiquei curiosa para saber o que eu vou achar desse Arthur, e por isso estou empolgada para começar essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem? No clássico os personagens são bem diferentes rs..Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  7. eu nunca li nada sobre a história do rei ARthur e essas coisas, mas tenho muita vontade, ainda mais esse livro que é da minha queridinha Bianca, sou apaixonada nela por causa de As batidas perdidas do coração e espero que esse livro seja tão bom quanto aquele. Eu gostei muito da forma como a Bianca coloca a história, e acho que não simpatizo muito com merlin hahahha quero conhecer mais sobre a Avalon de quem não conheço nadinha, e estou curiosa para conhecer mais de Lancelot tbm !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, esse livro é completamente diferente do clássico. Então, quando for ler, não pense que tem alguma relação. São os mesmos personagens, mas vistos de forma completamente diferente.
      Bjkas

      Excluir
  8. Eu fiquei bem surpresa quando eu vi que a Bianca briones e a lançar um livro de fantasia visto que ela não saiba mais livro de romance mas eu fiquei muito impressionada porque é uma releitura do livro do Rei Arthur com personagens do gênero feminino isso dê um toque bem interessante nesse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Realmente deu toque diferente no livro. Ter Morgana como uma das protagonistas mostrou um lado nunca visto antes de Camelot.
      Bjkas

      Excluir
  9. Acho interessante livros de fantasia medieval, e achei interessante a autora ter reescrito a história de Camelot, que bom que este livro foi muito bem construído. Após ler sua resenha acabei ficando curiosa para ler este livro e adicionei Sonhos de Avalon: A Última Profecia em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem? Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.