Resenha Sob Águas Escuras - Detetive Erika Foster # 3 - Robert Bryndza

Sinopse - Quando a Detetive Erika Foster vasculha, com sua equipe, um lago artificial nos arredores de Londres em busca de uma valiosa pista de um caso de narcóticos, ela encontra muito mais do que eles estavam procurando. Do fundo do lago são recuperados dois pacotes: um deles contém 4 milhões de libras em heroína. O outro… o esqueleto de uma criança. Os restos mortais são de Jessica Collins, uma garota desaparecida há 26 anos e que foi a principal manchete de todos os noticiários da época. Erika, então, precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso – uma mulher torturada pelo seu fracasso na busca por Jessica. Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido fará de tudo para impedir que Erika Foster descubra a verdade.
"Sob águas escuras" é o terceiro livro da série da Detetive Erika Foster, uma protagonista forte que passou por inúmeras adversidades tanto na sua vida pessoal quanto em sua vida profissional.
A história é narrada em terceira pessoa e no prólogo, que ocorre no outono de 1990,temos "Eles" desovando um corpo na pedreira desativa, sem ter ideia de que estão sendo observados.
A história pula para o final de outubro de 2016 e reencontramos a detetive inspetora chefe Erika Foster. Erika foi transferida há três anos de Lewisham para a delegacia de Bromley, para a Equipe de Projetos, que combate o crime organizado. Quem acompanha a série já percebeu que a detetive é uma mulher intensa, que mergulha de cabeça nos casos e acaba não ligando para a parte política de sua profissão (o que a colocou em diversos problemas).
O novo caso de Erika a coloca na pedreira Hayes, procurando um carregamento de drogas que deve ter sido lançado na água. Porém, quando a equipe de mergulhadores retorna, traz consigo o esqueleto de uma criança e a imagem não saí da cabeça da detetive, que irá tentar de toda forma resolver esse caso antigo.
"Era um pequeno esqueleto: um emaranhado de peça em meio a uma camada de lama. Não havia sobrado quase nada da roupa, apenas alguns fragmentos de um material marrom agarrado a uma parte da caixa torácica. Um pequeno cinto fino com a fivela enferrujada ao redor da coluna vertebral, ainda preso à pélvis. O crânio estava solto e aninhado em uma pilha curvada de costelas. Algumas mechas escuras de cabelo continuavam presas ao topo do crânio." (p. 19)
Os restos mortais pertencem a Jessica Collins, uma garotinha de 7 anos de idade que sumiu inexplicavelmente 26 anos. O desaparecimento de Jessica causou grande furor na mídia na época, além de criar pressão para a investigadora da época, Amanda Baker. Amanda sofreu muita pressão política na época para ter o caso resolvido. O fato de ser mulher e não ser reconhecida pelo seu talento também pesaram muito na época e um escândalo explodiu, fazendo com que Amanda fosse afastada do cargo e sua vida tornou-se um pesadelo.
Determinada a solucionar esse caso, Erika traz de volta alguns de seus antigos colegas: Moss e Peterson. Com essa força-tarefa montada, a protagonista vai revirar o passado, visitar a família de Jessica, Amanda Baker e os principais suspeitos na época. Mas mexer nesse caso poderá trazer consequências mortais para a protagonista.
Marianne Collins é uma mulher que ficou presa no passado. Após sua filha desaparecer, não conseguiu seguir em frente e junto com seu fanatismo religioso afastou a todos, inclusive seu ex-marido e seus outros dois filhos Toby e Laura. A família Collins é o que chamamos de problemática, situação essa que poderia ser explicada por conta do desaparecimento de Jéssica, mas seus conflitos são muito mais profundos. Marianne não aceita a homossexualidade de Toby, o fato de que o ex-marido tem uma nova companheira e até mesmo critica a filha, que tem um casamento feliz e filhos adoráveis. Quando esse grupo se junta é simplesmente uma tortura.
Amanda Baker é uma mulher que caiu em um vórtice de destruição e não conseguiu sair de lá. Quando Erika a procura, uma faísca de vida surge e ela começa a fazer algumas investigações por conta própria, sendo capaz de usar todos os meios necessários para atingir seus objetivos.
Erika é uma protagonista incrível, complexa e cheia de nuances. Sua vida pessoal, seus traumas e sua dedicação adicionam sentimentos a história principal, pois a todo momento compreendemos a perspectiva da detetive e a sua motivação para descobrir o que aconteceu com Jessica Collins.
Para os fãs de trama policial, esse livro é uma ótima indicação. Temos mistério, um caso impactante, personagens bem delineados e um enredo bem desenvolvido. Robert Bryndza tem uma escrita direta e clara e cria o texto de forma que o leitor fique atento do começo ao fim do livro, incapaz de largar a história até descobrir o que aconteceu.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Gutenberg realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e causa impacto.
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2IGo8mk

Confiram as resenhas dos livros anteriores:
* A Garota no gelo - Livro 01 
* Uma sombra na escuridão - Livro 02 

18 comentários

  1. Não conhecia essa série, gosto de mistérios e esse livro ta cheio deles. A história é bem intensa de todos os lados, tanto na família da vitima quanto na antiga e na atual detetive desse caso. Acho que o criminoso está mais perto deles do que imaginam. Já ta na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?
      Se você gosta desse tipo de livro acredito que irá gostar da série ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi, Carolina.

    Por esse caso não ser devidamente solucionado, e ser reaberto, o livro gera uma expectativa em saber os reais motivos por trás desse assassinato, e o porque de ter ficado lacunas abertas.

    A família, por ser turbulenta, apresenta elementos que poderiam culminar mo desejo da morte da garota.

    Um fato que eu gosto nos livros do Robert, é que o assassino está sempre à espreita, rondando a Erika. E, sem falar que, nos livros anteriores, eu super me apeguei à mesma. Acredito que vou gostar desse livro. A Erika é excepcional, tem um bom faro policial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tudo bem?
      Existem momentos em que eu me sinto mal pela protagonista rs.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol.
    Não tenho o costume de ler suspenses policiais, mas quero me aventurar nesse gênero literário.
    Achei a premissa desse livro bem interessante e parece que o autor conseguiu construir uma trama bem intrigante.
    A detetive Erika parece uma personagem incrível. Já fiquei curiosa par saber como ela vai solucionar esse crime.
    Os outros personagens desse livro parecem ser importantes à história.
    Vou procurar pelo primeiro livro e se eu gostar, vou dar continuidade à série.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      Espero que dê uma chance ao primeiro livro e que fique tão fascinada como eu fiquei.
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá Carolina, tudo bem?


    Quero muito ler esse série, está na minha lista de desejados, pela sua resenha vejo que o autor mantém a qualidade na obra, ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco Antonio, tudo bem sim e com você?
      Até o momento essa série não me decepcionou. Gosto da construção das histórias e dos personagens.
      Bjkas

      Excluir
  5. Ola!
    Já vi muito esse livro na livraria e me chama bastante atenção a capa e o título também. A resenha me deixou bem curiosa por essa investigação e os mistério que está envolto dele. Espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem?
      A capa chama a atenção mesmo, assim como o título.
      Espero que leia e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi, Carol.
    Eu amo essa série e esse terceiro livro não me decepcionou!
    Fiquei vidrada na trama e não consegui largar até chegar ao final de mais essa investigação da Erika Foster!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Eu também amo essa série e fico feliz por não me sentir decepcionada até o momento.
      Bjkas

      Excluir
  7. Olá! Eu adoro um mistério policial, apesar de quase sempre errar o suspeito (risos). A história parece ser bem interessante e já estou aqui agoniada para saber quem são os culpados de um crime tão brutal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Eu também fico curiosa com livros desse tipo, querendo desvendar tudo desde o início.
      Bjkas

      Excluir
  8. Eu li o primeiro livro e o segundo livro do Roberta e sinceramente eu não tive uma boa experiência com eles O Primeiro Mentiroso toda a paciência e a vontade de abandonar era imensa porém seguir firme não sei se eu vou me aventurar nesse terceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Que pena que não teve uma boa experiência com os livros anteriores.
      Bjkas

      Excluir
  9. Oi, Carol
    Li algumas resenhas desse livro, mas não sabia que era uma série.
    Amo livros policiais que envolve crimes, investigações. Pode ser lido fora da ordem ou tem que começar pelo primeiro?
    Quero muito ler este livro, fiquei fascinada pelo enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?
      Eu recomendo que se leia na ordem, pois apesar dos crimes serem independentes, a protagonista também tem um grande papel com sua história pessoal.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.