Resenha O Dia Em Que O Presidente Desapareceu - James Patterson & Bill Clinton


Sinopse - Um dos livros mais esperados do ano, escrito pelo mestre do thriller, James Patterson, e pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O presidente desapareceu. O mundo fica em estado de choque. Mas o motivo do desaparecimento é muito pior do qualquer um pode imaginar. Com detalhes que só um presidente poderia conhecer, e o tipo de suspense que só James Patterson é capaz de criar, surge um dos maiores thrillers dos últimos tempos.

"O Dia em que o presidente desapareceu" é o lançamento do autor James Patterson em colaboração com o ex-presidente norte americano Bill Clinton. A narrativa alterna os capítulos em primeira e em terceira pessoa.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo presidente Duncan, presidente dos EUA. A história começa na quinta-feira, dia 10 de maio, no que seria um dia comum na Casa Branca. O presidente Duncan estava se preparando para enfrentar um Comitê Especial que está exigindo seu Impeachment. Membros do Comitê possuem provas de que o Presidente Duncan comunicou-se com Suliman Cindoruk, líder dos Filhos da Jihad, uma das maiores organizações terroristas do mundo. A grande questão é: por que o presidente se nega a falar sobre o assunto?

Um grupo seleto dentro da Casa Branca, incluindo o Presidente, descobriu uma ameaça que poderá destruir totalmente o país. Essa ameaça recebe o codinome de "Idade das Pedras" e apesar de poucos saberem a verdade, o Presidente Duncan vai se dando conta de que entre eles há um traidor. Para salvar o país, ele precisa abrir mão de toda segurança e mergulhar de cabeça em uma jornada mortal...

Em paralelo a perspectiva do Presidente Duncan, o leitor vai acompanhando a história de alguns outros personagens.
Bach é uma assassina fria e impessoal, precisa, eficaz e capaz de ir a extremos para realizar seus serviços. Fã de música clássica, tem um passado manchado pela violência e uma história de sobrevivência espetacular. Suliman Cindoruk é a personificação do criminoso moderno. Sabe usar a tecnologia a seu favor, move-se de acordo com seus interesses e não hesita em machucar ou assassinar milhões para conseguir o que deseja.
"Ela já matou em todos os continentes. Assassinou generais, militantes, políticos e empresários. É conhecida apenas pelo seu gênero e pelo seu compositor de música clássica favorito. E pelo índice de cem por centro de eficácia nos serviços." (p. 32)
O círculo de confiança do Presidente também apresenta personagens interessantes, como sua chefe de gabinete, Carolyn Brock que é o braço direito (e esquerdo) do Presidente Duncan.
O livro é repleto de conspirações e reviravoltas. Para aqueles leitores que curtem tramas no estilo da série "Scandal" onde existe o governo visto pelo público e o governo liderado por uma minoria, esse livro é perfeito. A cada capítulo, uma nova camada da conspiração surge, suspeitas são levantadas e no final, o Presidente Duncan percebe que não pode confiar em ninguém.
"... agora a tecnologia permite a qualquer um causar destruição total. Ela altera os termos, certo? A destruição mútua assegurada não é mais um fator impeditivo. Não é mais necessário recrutar milhares ou milhões para uma causa. Ter um exército, um movimento popular, tudo isso é desnecessário. Basta um homem, disposto a acabar com tudo, a morrer, se necessário, e que não seja suscetível a coerção nem negociação." (p. 146)
Duncan é um personagem quixotesco, lutando contra seus grandes moinhos de vento de forma heroica, sem vacilar em momento algum. É um cara pé no chão, inteligente, patriótico e que realmente acredita no bem maior e em justiça, o que faz com que o leitor fique o tempo todo torcendo por ele.
"Sozinho no salão, contemplo o retrato do primeiro presidente Roosevelt e fico pensando... Estou pensando se ainda teremos um país na segunda-feira." (p. 28)

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2LVDJja 

8 comentários

  1. Bom dia Carolina, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, ele está na minha lista de desejados e estou muito curioso com essa parceria, ótima resenha....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Confesso que esperava mais do livro.
    Achei que seria alguma coisa realmente que falasse sobre os bastidores da presidência os EUA e não uma ficção, que embora trate sobre a vida de um presidente, não é lá essas coisas todas.
    Bom que tenha gostado.
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Vi sobre esse livro tem pouco dias e achei bem interessante, coloquei ele na minha lista de desejados pois fiquei bem curiosa. Adorei a sua resenha, foi a primeira que eu li desse livro ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Fiquei bem curiosa para ler esse livro e já está na minha lista de desejados!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá! Uau... a resenha me deixou empolgada, embora não tenha lido muitos livros desse gênero ultimamente, gosto bastante da escrita do autor e fiquei curiosa para ler o desenvolvimento da história com a colaboração de um ex-presidente. Duncan parece ser um personagem incrível, que vai ter um trabalho danado para tentar salvar o país.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol.
    Esse livro parece ser cheio de tramas, conspirações e segredos. Não leio mutos livros com cenário político de fundo.
    Mas, parece interessante.
    Vou dar uma chance ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi uma resenha sobre esse livro estou super curiosa para ler!
    Gosto muito de todo esse ambiente de conspirações e reviravoltas e sou super fã de Scandal.
    Bem legal ter a participação do Bill Clinton.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O livro tem uma trama bem interessando. Não sou muito em ter relação à política mas esse tem uma premissa boa que chama atenção!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.