Resenha O Segredo de Helena - Lucinda Riley

Sinopse - Quanta verdade o amor é capaz de suportar? Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.
"O Segredo de Helena" é uma obra da talentosa Lucinda Riley que terá como pano de fundo a belíssima Chipre. Com uma paisagem apaixonante, mergulhada em uma cultura rica e colorida, o leitor é apresentado a Helena, uma mulher com um passado misterioso e as pessoas ao seu redor.
O livro é narrado em alguns momentos em primeira pessoa e em outros em terceira. Tudo começa no ano de 2016, com Alex, o filho mais velho de Helena encontrando o seu diário e relembrando o verão que mudou tudo...
Somos levados para o ano de 2006, onde Helena e Alex estão chegando em Pandora, a casa do padrinho de Helena, o Angus. Como ele faleceu, Helena herdou a casa e resolveu trazer a família para passar férias. Seu marido e padrasto de Alex, William é um arquiteto de 45 anos de idade que irá chegar alguns dias depois com a filha de cinco anos do casal, Immy. Para Helena, Pandora tem um lugar especial no seu coração, pois foi lá que ela conheceu um grande amor e foi o local onde sua jornada pessoal começou.
"A casa... Pandora... O instinto que ela tivera a respeito de voltar ali fora acertado. A caixa tinha sido aberta; seu conteúdo empoeirado fora vomitado pelos cantos escuros e saía voando livremente, provocando caos e sofrimento. No entanto, assim como no mito, ainda restava uma coisa: a esperança."
Em 2006, Helena é uma ex-bailarina de 39 anos de idade, belíssima, mas muitas vezes fria. Até mesmo William tem a impressão de que a esposa coloca uma barreira entre ela e o mundo, mas tal fachada começa a ruir quando o passado bate na sua porta.
Como ela dissera, com justa razão, o que quer que houvesse acontecido quase um quarto de século antes não tinha a menor relevância agora. Só que o jeito como Alexis olhara para ela na taberna, mais cedo...Willian soube instintivamente que aquele era o olhar de um homem ainda apaixonado.
Alex é um adolescente de 13 anos de idade, quieto, meio desengonçado, inteligente e observador. Sua inteligência o mantêm afastado dos amigos e o seu relacionamento com o padrasto não é dos melhores. William quer enviá-lo para uma escola distante e Alex tem certeza de que tudo o que o padrasto deseja é se livrar dele para ter a "família perfeita". Alex está na idade em que começa a questionar a mãe em relação ao seu pai biológico ao mesmo tempo que vai descobrindo o amor.
O que deveria ser um verão em família se torna uma grande confusão quando eles acabam hospedando amigos e quando Alexis, um morador local, começa a frequentar assiduamente Pandora.
E Helena começa a perceber que nem todos os segredos podem ser mantidos para sempre...
Alex é um personagem interessante. Ele é jovem, mas tem uma personalidade madura com a idade, o que é meio contraditório com algumas de suas ações. 
O livro foca principalmente nas relações familiares e a sua dinâmica. Confesso que o grande segredo de Helena não foi exatamente impactante e que se Helena tivesse tido uma boa conversa antes, toda a confusão teria sido evitada. Apesar de ser fã dos livros da autora, "O segredo de Helena" não é o livro mais marcante dela.
"Helena ansiava em se livrar desse fardo, [... ] e assim eliminar a pressão que lhe pesava sobre o peito, dia após dia... mas sabia que era impossível. Destruiria tudo."
A escrita da autora Lucinda Riley é fluida e encantadora e as descrições do local são simplesmente arrebatadoras. O leitor se sente nesse pequeno paraíso particular, onde o tempo demora a passar....
"Então, reflito, o que aprendi nestas férias?Que existem todos os tipos de amor, e que ele vem em toda sorte de moldes e formas.Pode ser conquistado, mas não comprado.Pode ser dado, mas jamais vendido.E, quando está presente de verdade, ele gruda para valer.Esse tal de amor."
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2OIV14E

6 comentários

  1. Carol!
    Sou fã incondicional da Lucinda.
    Os livros dela geralmente trazem duas histórias em uma e pelo que pude ver nesse, que ainda não li, tem um grande segredo do passado que traz um certo ar de mistério.
    Adorei!
    “O amor é a força mais sutil do mundo.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.
    Pela sua resenha já dá para saber qual é o segredo de Helena rs
    Não fiquei muito animada para ler esse livro da autora. ela tem outros títulos mais interessantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Apesar de achar a Lucinda uma das autoras mais simpáticas que já conheci, ainda não tive a chance de ler nenhum livro dela! É uma pena!!
    Vou me esforçar para mudar isso nesse ano!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá! Embora goste bastante da escrita da Lucinda Riley, esse livro não chamou minha atenção, a capa e o título são até interessantes, mas sua resenha me deixou com o pé atrás, os motivos da Helena me pareceram bem superficiais.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a escrita da Lucinda, mas uma pena esse não ter sido um livro tão marcante.
    Gosto de todos esse detalhes desse lugar fantástico, parece ser um ótimo plano de fundo para a trama.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li nada dessa autora mas confesso que tenho uma curiosidade muito grande, já li comentários muito bons sobre os livros dela. Esse tem uma ótima premissa!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.