Resenha O cão dos Baskerville - Arthur Conan Doyle

Sinopse - Uma terrível maldição pesa sobre os Baskerville na velha mansão de seus ancestrais, no meio de um pântano selvagem no interior da Inglaterra: quando um cão enorme e demoníaco, uma fera gigantesca e faiscante aparece, é morte certa para um membro da família. As circunstâncias dramáticas da morte repentina de Sir Charles Baskerville e os uivos aterrorizantes que vêm do pântano parecem confirmar essa maldição. Seria essa morte causada por um ser sobrenatural? Ou seria ela um macabro homicídio? Henry Baskerville, o herdeiro de Sir Charles, volta do Canadá para tomar posse de seu título e de seus domínios. Ainda em Londres, recebe um bilhete anônimo: “Se você dá valor à sua vida ou à sua sanidade mental, deve se manter longe do pântano.” Apesar da ameaça e sem noção do terror que os espera, Sir Henry decide ir para a Mansão Baskerville, acompanhado por Watson, amigo e assistente de Sherlock Holmes encarregado pelo detetive de proteger o rapaz. Enquanto isso, Sherlock se empenha em resolver o enigma sem o conhecimento dos outros… Escrita em 1902, esta história fascinante, que beira o fantástico, é uma das mais famosas investigações de Sherlock Holmes.
“O Cão dos Baskerville” é um dos casos mais famosos do Sherlock Holmes. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Dr. Watson, que tem o hábito de ser minucioso em seus apontamentos e ponto de vista único sobre seu colega e o caso em questão.
Tudo começa quando os dois recebem a visita do Dr. James Mortimer em seu escritório em Londres. O Dr. Mortimer os procura para que investiguem um caso curioso: a lenda do Cão dos Baskerville.
Acontece que recentemente Charles Baskerville, um benfeitor, morreu de forma inesperada e, próximo ao corpo o Dr. Mortimer encontrou pegadas de um animal de grande porte.  Ainda segundo o médico, Charles Baskerville estava amedrontado por conta da lenda e acreditava que algo terrível iria acontecer (e realmente aconteceu, afinal ele faleceu). A preocupação do médico é que o último herdeiro, Sir Henry Baskerville, que está vindo das Américas, possa ser a próxima vítima desse terrível mal que ronda a família.
Holmes fica muito intrigado com o caso. Um cão maligno que amaldiçoa uma linhagem é algo que desperta seu senso investigativo. Logo, Holmes e Watson mergulham em situações perigosas e a cada pista encontrada, os dois se aproximam da verdade.
É indiscutível que os casos de Sherlock Holmes e o Dr. Watson são histórias bem construídas, com personagens secundários que deixam o leitor intrigados e desconfiados. Cada cena é bem detalhada e a narrativa de Watson é inspiradora, pois tem um ar contraditório. Se por um lado, ele aprecia a inteligência do colega, por outro, fica extremamente magoado quando não recebe os elogios que acredita merecer (apesar de que na maioria das vezes suas teorias estão incorretas ou incompletas). Watson passa a maior parte do tempo buscando aprovação, a validação do seu talento como detetive.
A edição da editora Autêntica está muito bem feita, com a inserção de pequenas ilustrações que adicionam mais vivacidade ao caso.

Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui.

Um comentário

  1. Olá! Acredita que ainda não li nenhum livro que conte histórias de Sherlock Holmes, creio que esse seja uma boa opção para começar, gosto muito desse enredo cheio de mistério, aonde vamos acompanhando as pistas (e criando nossas próprias teorias) para chegar à conclusão desse mistério, acho que as ilustrações podem agregar muito no desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.