Resenha Ao meu redor - Elysanna Louzada

Sinopse - São Paulo, 1923. Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. A partir desse momento, a vida que ela criou em Paris começa a desmoronar. Ao chegar a São Paulo, ela começa a reviver seu passado e os piores momentos de sua vida, onde ela e Sophia foram mantidas em cativeiro por anos. As marcas e as cicatrizes do passado que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas, estão mais vivas do que nunca. Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.
"Ao meu redor" é um romance de época narrado em primeira pessoa pela protagonista, a Maria Antônia. Inicialmente somos levados para maio de 1911, onde conhecemos a jovem Maria, com apenas 15 anos de idade, trabalhando como empregada em uma fazenda de café no interior de São Paulo e sendo criada pelos tios.
A tia da jovem deixa claro diariamente o seu desagrado em criar a garota e na vida da protagonista não há amor ou carinho.
Então, quando surge Álvaro de Castro, um comprador de café 35 anos mais velho do que Maria Antônia que lhe dá o mínimo de atenção, a jovem caí de amores por ele. Mal sabia ela que estava despencando em um pesadelo interminável...
"Eu tinha apenas quinze anos. O que se sabe sobre viver quando se tem essa idade? Nada." (p. 05)
Maria Antônia vai para São Paulo com Álvaro, acreditando que encontrou o seu príncipe encantado e que está prestes a ter o seu felizes para sempre. Porém, o homem gentil e atencioso some, dando lugar a um homem cruel e sádico que irá ser o protagonista dos pesadelos da mocinha pelo resto da sua vida.
Somos levados ao Cabaré Bal Tabarin, em Paris, no ano de 1923. Doze anos se passaram e agora Maria Antônia é uma mulher de 27 anos de idade que curte a vida boêmia na companhia do melhor amigo Joseph.
Os dois tentam esconder as dores do passado nas noitadas, mas em alguns momentos isso não é possível. Quando Maria Antônia recebe uma carta de Tereza de Almeida, sua vida muda completamente mais uma vez.
Tereza de Almeida é uma amiga do passado da protagonista. Na carta, ela explica sobre sua doença terminal e pede que a protagonista retorne ao Brasil, por conta de sua filha de dez anos de idade, a Sophia.
Na véspera de seu retorno, Maria Antônia encontra Miguel Gomes Neto, um brasileiro que mexe com ela em uma mistura de interesse e exasperação. Miguel é um homem inteligente, carismático e com charme de sobra, que fica interessado nessa mulher que tenta se fazer de fria e distante. O destino reúne os dois no navio com destino ao Brasil e quanto mais tempo os dois passam juntos, mais a mocinha sente seu coração balançado.
Maria Antônia é uma mulher forte, mas que não faz ideia de sua força. Sua resiliência, determinação e generosidade fazem com que ela seja uma protagonista carismática e fácil de se conectar. Miguel é um homem culto e de família rica, mas que age com simplicidade e humildade, respeitando a todos que encontra.
"Ao meu redor" é uma história agridoce, pois representa a esperança e as segundas chances. O enredo é muito bem escrito e a autora Elysanna Louzada criou uma história deliciosa e arrebatadora.
"Cheguei aos vinte sete anos sendo tudo, exceto o que imaginei que seria." (p. 05)
Para comprar o livro pela Amazon, https://amzn.to/2H1jbF3

* Meu elenco dos sonhos se houvesse adaptação cinematográfica:

Camila Queiroz como Maria Antônia

Rodrigo Hilbert como Miguel

4 comentários

  1. Carol!
    Sempre escutei bons comentários sobre a autora, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dela, acredita?
    Gosto quando há um certo drama em um romance, ainda mais quando envolve o passado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parece ser um livro lindo, realmente Maria Antônia deve ser uma personagem muito forte, para conseguir superar tudo o que ela deve ter enfrentado nas mãos de Álvaro.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É muito raro eu ler livros nacionais, realmente preciso de dicas para poder ter mais conhecimento..Adorei a trama, tem uma premissa muito boa e a personagem me agradou bastante, só não gostei esse fato de ela ir embora para longe com um cara mais velho, porém nessa época era bem diferente nessa questão né.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cá.
    Adoro a escrita da autora e estou super curiosa para conhecer essa nova história dela!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.