Resenha Memórias do Coração - Trilogia Céu Azul # 1 - Julie Lopo & Lilian Galdo

Sinopse - Inácio está quebrado. Seu grande amor foi embora, levando em seu ventre a prova do quanto se amaram. Sem pistas de onde ela pode ter ido e com medo de tomar uma decisão precipitada, que prejudique futuramente uma conciliação, ele passa seus dias amargando o abandono, dormindo com todas as mulheres da cidade e rezando para que um dia, ela, a rainha de seu coração, retorne para ele. Cecília é uma mulher incompleta. Após sofrer um acidente e perder a memória, ela luta para seguir sua vida normalmente, ainda que tudo em seu corpo, sua mente e em seu coração grite que algo está errado. Após se mudar para uma cidade, em busca de sucesso profissional, ela comprova que o destino tem suas ironias, ao perceber que todos da cidade a conhecem e cruzar com o lindo, sexy, porém amargurado homem que alega ser o seu marido. Duas peças desencaixadas, em meio a um quebra-cabeça que eles têm que se esforçar para montar. Quando a mente não se recorda do passado, é possível reconhecer o seu amor através do coração?
"Memórias do coração" é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Cecília Ávila e Inácio. Com capítulos alternando entre os dois personagens, a história gira em torno de um amor esquecido. Cinco anos antes, Cecília sofreu um acidente e perdeu a memória. Sem saber sobre o seu passado, ela recomeça a sua vida e se forma em zootecnia e junto com sua melhor amiga Marília (a Mari), ela decide mudar-se para o interior de São Paulo, mais especificamente para Barra Bonita, onde esperar conseguir trabalhar com os animais das fazendas locais.
Imaginem a surpresa da protagonista ao ser reconhecida por inúmeras pessoas e ainda é hostilizada por um peão irritado.
Inácio não acredita na cara de pau de Cecília ao retornar à Barra Bonita e alegar que não se lembra de nada nem ninguém. Para ele, o mais importante é conseguir as respostas que esperou por cinco longo anos. Ele já superou Cecília, inclusive está saindo com outra pessoa. É isso que ele repete constantemente desde que reencontrou seu grande amor. Mas até que ponto essa afirmação é verdadeira?
É possível perceber que o livro é um romance que trata de encontros e desencontros e que traz personagens humanizados e cheios de falhas, que conquistam os leitores por conta do seu carisma.
"Seria necessário que conversássemos. Só encontraríamos paz quando tivéssemos perdão." (p. 197)
O enredo desenvolve muito bem, a escrita é fluída e os diálogos são diretos e cheios de bom-humor em alguns momentos.
O início do livro é um pouco abrupto, pois Cecília conta rapidamente o que aconteceu e logo em seguida fala sobre a mudança para Barra Bonita. Seria interessante que os últimos cinco anos de sua vida fossem um pouco mais desenvolvidos, para que os leitores tivessem a oportunidade de compreender melhor a vida da protagonista e quem ela se tornou.
Além do casal de protagonista, temos todo um núcleo familiar que rodeia o casal: os pais de Inácio, Magno e Fátima; sua espevitada irmã Alana, os melhores amigos de Inácio, Diogo e Canoa e é claro, a Mari, que dá apoio incondicional à Cecília.
"E por que esse Inácio parecia ser tão importante para mim?" (p. 65)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2HmiyYi 

* Meus protagonistas dos sonhos:
Camila Queiroz como Cecília
Thiago Rodrigues como Inácio

2 comentários

  1. Olá! A resenha me deixou curiosa para conferir a história, pois gosto desses enredos de encontros e desencontros, mas não fiquei muito convencida com o sofrimento do Inácio não, pois “dormir com todas as mulheres da cidade” não deve ser nenhum sacrifício para o rapaz, mas enfim, fiquei intrigada para saber a razão do desaparecimento e o que esses dois farão para ficar juntos novamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro me deixou bem interessada pela historia, não tinha conhecimento sobre a autora mas me agradou bastante poder conhecer. A historia tem uma premissa ótima e com uma historia ótima.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.