Resenha Esta e todas as vidas - Anne Marck

Sinopse - Na charmosa São Tomé das Letras, em Minas Gerais, vive Antares Letícia, a jovem apaixonada pela vida no interior, pela beleza exuberante das grutas e cachoeiras pela qual a região é conhecida e, principalmente, pelas lendas e o misticismo que envolve a cidade. Aos dezoito anos, em seu trabalho como guia turística, ela é contratada por um grupo vindo de São Paulo, e é então que conhece Bruno Romão, o homem bonito, fechado, capaz de provocar nela um perturbador sentimento de familiaridade. Por alguma razão, Antares tem a impressão de que eles já se conhecem de algum lugar, e essa sensação se torna cada vez mais forte conforme eles se aproximam.

"Esta e todas as vidas" é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Antares e Bruno.

Antares é uma jovem de 18 anos de idade, que terminou o ensino médio há apenas dois meses, mas que sabe muito bem o que quer fazer da sua vida: morar em São Tomé das letras e abrir seu empresa de turismo com sua melhor amiga, a Flor de Lis.

A protagonista vive uma vida simples, mas repleta de amor. Seus pais, dona Jaci, uma das enfermeiras do posto da cidade e seu Luiz, um ótimo professor, incentivam a filha a cursar a faculdade e passar um tempo fora da cidade, para conhecer o "mundo" e ter certeza da sua decisão. Além dos pais, Antares tem um irmãozinho caçula, o Cauê, de 11 anos de idade, a quem ama profundamente.

Para Antares, não existe lugar mais mágico e apaixonante do que sua cidade natal. São Tomé das Letras é uma cidade pequena, cheia de histórias místicas e locais que inspiram os turistas que por ali passam. É o tipo de cidade onde todo mundo se conhece e estende a mão quando se precisa de ajuda. Além disso, Antarem tem sonhos recorrentes com um desconhecido, o que fortalece ainda mais sua convicção de ficar na cidade.

Enquanto a época da faculdade não chega, Antares e Flor de Lis organizam grupos de turistas para os passeios locais. E é por conta disso que Antares conhece Bruno. Tudo começa quando as duas recepcionam um grupo de jovens de São Paulo, que vão ficar alguns dias na cidade para conhecer os pontos turísticos e entre eles, está um jovem lindo, mas muito taciturno, que inicialmente fala muito pouco, mas que chama a atenção da protagonista, que tem uma sensação de reconhecimento imediata ao conhecer Bruno.

Bruno está com 26 anos de idade e passando por um momento muito complicado em sua vida, do tipo que suga as esperanças e nos deixa triste, mas também tem essa sensação de familiaridade ao conhecer Antares e apesar de tentar ocultar, fica encantado com a jovem. Porém, quanto mais tempo ele e seus amigos passam em São Tomé das Letras, mais os dois percebem que algo inevitável vai acontecer.
"Eu poderia dizer que havia perturbação em sua expressão, e meu estômago se retorcia querendo entender o motivo." (p. 71)
A história é delicada e cheia de misticismo e romance. A autora descreve com maestria o local, com detalhes ricos que nos fazem imaginar perfeitamente a magia de São Tomé das Letras. Além disso, os personagens são carismáticos, repletos de sentimentos e movidos pelo amor e senso de proteção uns com os outros. É o tipo de história que encanta do início ao fim.
Vale a pena ressaltar o trabalho da Astral Cultural. Da escolha da capa, aos cuidados com a diagramação e revisão, a editora realizou um ótimo trabalho.
"Não havia tempo quente o bastante, chuva ou frio que afetasse a primeira impressão dos turistas à natureza em São Tomé das Letras. Eu podia entender o porquê: ali tínhamos mais de treze cachoeiras, pelo menos cinco grutas incríveis a serem exploradas, picos com vistas de todo o vale, e inclusive um trecho de estrada onde os veículos subiam sozinhos uma ladeira. E tudo carregado de lendas e de misticismo, tornando nossa cidade algo de muita curiosidade." (p. 31)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/33l4ffx 

5 comentários

  1. Olá! ♡ Uma das melhores coisas que aconteceram comigo ano passado, foi ter o privilégio de conhecer os livros da Anne. Acho incrível a habilidade que ela têm de criar histórias que nos prendem e cativam com facilidade.
    Dos livros lançados da autora, o único que não li é este, não vejo a hora de poder ler Esta e todas as vidas!
    Como sempre, a Anne parece ter entregado uma obra muito bem escrita, com personagens bem construídos e cenários bem descritos.
    Estou animada para descobrir o significado do título, que por si só já chamou muito minha atenção.
    Espero poder conhecer em breve Antares e Bruno, suas histórias e ver como será a relação dos dois.
    Gostei que a Anne colocou misticismo na história, acho que o mesmo combina muito bem com romance.
    Enfim, muito obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Adorei sua resenha.
    É super bacana ver os autores nacionais se dedicando a histórias que se passam no Brasil e usando o cenário tão bem! Agora não consigo fazer a leitura, mas vou anotar a dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Eu simplesmente amo a escrita da Anne Marck, desde que li Dom, fiquei encantada com o quão bem ela escreve e sinto que preciso ler tudo que ela lançar. Fiquei muito animada quando soube que ela iria lançar esse livro.
    Vai ser legal ler algo da Anne que envolva misticismo. Estou curiosa pra saber porquê Antares e Bruno têm a sensação de já se conhecerem e para descobrir qual é a situação que o personagem está enfrentando.
    Gostei que a história se passa no Brasil e que dá para conhecer melhor São Tomé através das páginas do livro.
    Essa capa é um espetáculo a parte, as cores combinaram tão bem. A Astral caprichou demais.
    Não vejo a hora de fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou até suspeita para falar da Anne, pois acompanho seu trabalho desde a época em que ela escrevia em uma plataforma digital (aliás, tem livro novo por lá e só posso dizer que é maravilhoso e está me deixando de coração apertadinho), sou completamente apaixonada por sua escrita e a maneira única que ela consegue nos encantar com suas histórias que sempre nos deixam com um sorriso bobo no rosto e lágrimas nos olhos, além da pessoa linda que ela é (tive a honra de conhecê-la pessoalmente nessa última bienal em SP), estou bem curiosa com esse livro, claro que ele já faz parte da minha coleção, só me falta agora tirar um tempinho e me aventurar junto aos nossos protagonistas nessa jornada tão intensa e apaixonante.

    ResponderExcluir
  5. Adoro romance de cidades pequenas, sempre fico encantada. Esse livro é bem simples e com esse toque místico fica melhor ainda. Fiquei curiosa com o casal, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.