Resenha Feitos De Sol - Vinícius Grossos

Sinopse - E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio? Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar. A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo. Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo. Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

De vez em quando surge um livro que é capaz de despertar inúmeras emoções no leitor, com um enredo simples e uma história que cria imediatamente uma conexão. É exatamente isso o que acontece logo no início da leitura "Feitos de Sol".

A história gira ao redor de Cícero, amante de música e que trabalha com animação digital que está retornando para sua cidade natal. O local desperta inúmeras lembranças, mas seu coração retorna ao final de julho de 1999, quando sua vida muda completamente.

O leitor é transportado para o passado e conhece um jovem Cícero, um adolescente introspectivo, que sente-se desengonçado, fã de HQs e que, como todo adolescente, está começando a explorar a sua sexualidade.

Cícero tem uma melhor amiga, a Karol, com quem divide as suas primeiras experiências. O point do protagonista é a Taverna do Dragão, "a loja" para os fãs das novidades dos quadrinhos. É durante a sua busca pelo último volume de Under Hero que Cícero conhece Vicente, outro adolescente fã de Under Hero, e juntos, eles vão iniciar uma busca pelo último volume.
"Isso me torna alguém que gosta de pessoas e não se preocupa muito com o sexo delas. Por que a gente tem que se definir? Sou muito nova. Somos jovens." (pág. 63)
Cícero é criado apenas pela sua mãe, mas é incentivado e amado incondicionalmente. Infelizmente, o mesmo não acontece com Vicente, que tem pais religiosos e extremos, determinados a doutrinar o filho de acordo com as suas crenças e podendo até mesmo tornarem-se violentos. 
"O meu quarto, o meu corpo e os meus sentidos pareciam novos. Até respirar estava diferente. Será que era isso o que as pessoas sentiam quando estavam apaixonadas? Apaixonado?! Eu?!" (p. 85)
A companhia de Vicente desperta em Cícero sentimentos desconhecidos e juntos, eles vão descobrir o verdadeiro significado do primeiro amor e o preconceito da sociedade.
"Naqueles instantes mágicos, deixamos de ser dois garotos preocupados com o fim do mundo e vibramos com o ritmo de um Universo em que nada, absolutamente nada, era impossível." (p. 66)
Com muita música e referências da década de 90, Vinícius Grossos criou um livro espetacular e a editora Faro complementou sua beleza com uma diagramação incrível e uma capa intrigante.
"O toque da pele dele foi incrível, como se me passasse toda a vontade de viver que tinha dentro de si, porque era quente, intenso, quase queimava." (p. 50)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2TkJsnB

4 comentários

  1. Olá! ♡ Estou muito animada para fazer a leitura deste livro! Até agora só li coisas boas sobre ele, e tenho muita curiosidade de conhecer a escrita do Vinícius Grossos, que parece um autor maravilhoso e que com suas obras consegue nos emocionar e cativar.
    É tão triste que Vicente tenha que lidar com pais tão religiosos e extremistas, que chegam até serem violentos. Nem imagino o quanto ele deve ter sofrido tendo pais assim.
    Estou animada para conhecer Cícero e Vicente e poder acompanha-los nessa nova jornada de suas vidas, cheia de descobertas.
    Obrigada pela indicação, com certeza vou querer ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Ainda não li nada do Vinicius Grossos, mas já ouvi muitos elogios a respeito de sua escrita, então acho que Feitos de Sol, é o livro ideal para conhecer sua escrita.
    Gostei que o livro trata um tema muito importante. É de partir o coração que os pais de Vicente não respeitem a sexualidade do filho, quem ele é. É difícil saber que a realidade de Vicente é a que muitas pessoas enfrentam no âmbito familiar.
    Eu espero que os personagens possam viver seu amor livremente, sem que sejam separados pelos ideais homofobicos da sociedade.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parece ser uma leitura bastante doce, essas histórias que nos transportam para épocas tão bacanas como os anos 80, 90 são sempre muito bem-vindas, acredito que vai ser uma jornada encantadora acompanhar a história de Cícero e Vicente.

    ResponderExcluir
  4. Que dica bacana, não conhecia o autor mas parece ser um daqueles livros que convida o leitor a refletir, a mudar. Mesmo não lendo tantos livros assim, vou ficar de olho.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.