Resenha Raio de Sol - Kim Holden

Sinopse - Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados,Podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

"Raio de Sol" é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Kate e Keller. Kate é uma jovem de 19 anos de idade que muda-se da ensolarada Califórnia para Minessota, mais especificamente para a cidade de Grant para começar a faculdade. Seria uma situação simples e cotidiana, se não fosse pelo histórico familiar da protagonista.
Ao mudar-se para Grant, Kate conhece Maddie, sua tia e meia-irmã de sua mãe. Maddie é esnobe, vive em mundinho só dela e tem a capacidade de reescrever a história de acordo com as suas necessidades. É uma personagem pouco carismática e difícil de se conectar emocionalmente, pois suas ações são frustrantes.
Kate tem apenas duas pessoas em sua vida com quem pode contar: Gus, seu melhor amigo de infância e aquele que a apelidou de "Raio de Sol" e a mãe de Gus, a Audrey, que de todas as maneiras possíveis foi a única mãe que Kate teve. Isso porque sua mãe biológica, a Janice, era uma porcaria de mãe, deixando desde cedo Kate e sua irmã Grace por conta própria. Ou seja, Kate precisou amadurecer precocemente.
Para Kate, a vida é simples. Ela ama cantar, tocar violino, café e por do sol. Seu sonho é tornar-se professora de educação especial e é extremamente apaixonada pela vida. Ela aproveita cada segundo e incentiva a todos a fazerem o mesmo. Todos os obstáculos colocados em seu caminho tem solução, inclusive uma colega de quarto mimada como Sugar.
Gus é a presença constante na vida de Kate. Os dois, mesmo estando a quilômetros de distância graças ao sucesso de Gus, se falam praticamente todos os dias. Um acalma o outro e sabe exatamente o que estão sentindo apenas pelo tom de voz. É uma amizade verdadeira, forte e bonita de se observar.
Gus e sua banda estão começando a fazer sucesso e estão iniciando uma turnê. Dessa forma, a cada noite ele está em uma cidade diferente e apesar de curtir a fama crescente, não esquece do seu "Raio de Sol", querendo saber sobre as novidades diárias de Kate, por mais bobas que pareçam.
Enquanto Gus está em turnê, Kate está fazendo amizades e vivendo a vida universitária. Ela conhece Clayton é um jovem inicialmente tímido, pois está acostumado a sofrer preconceito por conta da sua opção sexual. Porém, ao receber amor e incentivo de Kate, ele se torna um personagem vivaz, alegre e repleto de confiança. O mesmo acontece com Pete, seu colega de quarto. Pete tem um jeito nerd, tímido e muita dificuldade de conversar, mas "Raio de Sol" vai interagindo com ele, fazendo brincadeiras e Pete se torna alguém mais falante e risonho.
O mesmo acontece com Shelly, a filha da dona da floricultura onde Kate irá trabalhar. Shelly é séria, fechada e não está disposta a fazer novas amizades. Para ela, a amizade com o seu namorado Duncan e com o Keller é mais do que o suficiente. Mas como resistir a alguém capaz de sorrir, não importa a situação?
Apesar de toda essa alegria, Kate esconde um grande segredo e por conta dele, a protagonista não está disposta a ter um relacionamento amoroso com alguém, muito menos se apaixonar. Mas como ela vai conseguir evitar entregar seu coração ao conhecer Keller Banks, um funcionário da cafeteria local, com um olhar sorridente e cheio de mistérios?
Assim como Kate, Keller não quer se apaixonar. O passado dele demonstrou que relacionamentos não estão em seu caminho e tudo o que ele quer é formar-se em direito e seguir com os planos traçados, para poder realmente começar a vida. Mas ao conhecer Kate, Keller irá perceber que a vida já começou e que ele não está aproveitando tudo o que poderia.
A dinâmica entre Kate e Keller é linda de se ler. Há tantos sentimentos que tornam o romance único e inesquecível.
A história possuí uma sensibilidade ímpar e é impossível realizar a leitura e não se emocionar. Os personagens são muito bem construídos, suas histórias pessoais complementam muito bem a a história central e faz com que o leitor conecte-se com cada uma delas. A autora tem uma escrita arrebatadora e consegue passar para as páginas os sentimentos na forma mais pura possível.
"- Faça épico." (p. 63)
"Raio de Sol" é um testemunho sobre a vida, sobre superar a tristeza e focar-se no que há de melhor. Sem dúvida é uma história que torna o leitor humilde ao observar a força de Kate e o impacto que ela é capaz de causar na vida de alguém apenas por sorrir.

"Sei que é estranho, mas gosto de pensar em Deus como meu amigo. Não sou religiosa; só falo com ele com frequência. Peço muitos favores. Às vezes, as coisas funcionam a meu favor, e às vezes, não. É a vida. A gente só precisa aproveitar ao máximo." (p. 44)
Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2ZhAU2p

4 comentários

  1. Olá! ♡ Nossa, sempre vi falarem bem desse livro, mas nunca procurei mais informações sobre a obra, mas agora que sei sobre o que o livro se trata, necessito realizar essa leitura! Adorei o titulo e a capa, ambos chamaram muito minha atenção e parecem combinar perfeitamente com a história.
    Kate parece uma personagem maravilhosa, alegre, cheia de luz, quero muitooo conhecê-la!
    A relação de amizade entre Gus e Kate, de fato, parece muito especial e bonita de ver! ♡
    Estou animada para conferir essa dinâmica entre Kate e Keller e descobrir mais sobre a história dos mesmos e o porquê de não quererem se apaixonar.
    Essa parece de fato uma leitura única, cheia de emoção e sensibilidade e claro, de personagens maravilhosos e muito bem construídos.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Gostei muito da premissa de Raio de Sol e já de cara adorei a frase "Faça épico" da protagonista.
    É muito triste que Kate tenha passado por tanta coisa, que sua mãe tenha sido uma péssima mãe para ela e para a irmã e que a tia seja tão fútil e esnobe.
    Kate parece uma personagem maravilhosa, achei lindo da parte dela querer trabalhar com pessoas especiais e me encantei com a forma que ela enxerga a vida.
    Estou curiosa para saber porquê a personagem tem receio de se apaixonar, qual é o seu segredo, sua relação de amizade com o melhor amigo e as pessoas que conhece e sobre o desenvolvimento do romance na trama.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uau, que historia mais doce. Eu já tinha visto o livro mas não parecei para saber mais da historia. Ao ler a resenha fiquei bastante curiosa e interessada por essa leitura. Com certeza e aquele clichê que sempre amo.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Olá! O livro parece ser ótimo, principalmente por Kate ser assim tão otimista e de bem com a vida, seu apelido realmente tem tudo a ver com o seu jeito, e esse clichê maravilhoso de protagonistas que não querem se apaixonar, é sempre tão bacana acompanhar eles se rendendo um ao outro.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.