Resenha: A Improvável Annelise - Taty Azevedo

Sinopse - Era uma vez pessoas de um planeta distante, poderes especiais, um sequestro, um Guardião e uma pedra. Essa realidade fantástica invade a vida da pacata Annelise no dia em que seus pais desaparecem. Longe de casa e cercada de estranhos desconhecidos, ela se descobre descendente do povo de Antera e deve aprender a confiar em seus instintos para salvar a família. Uma aventura cheia de sentimentos e surpresas.
"A improvável Annelise" é uma história fantástica narrada em terceira pessoa. A família Toder, era uma família de rotinas simples e felizes. Annelise (chamada de Anne no livro) e sua irmã gêmea, a Elissa, tinham as discussões normais de adolescentes e seus pais, Alfred e Glória amavam e incentivavam bastante as duas.

Após o ensino médio, os pais incentivaram Annelise a realizar um intercâmbio na Áustria, para conhecer suas raízes. Apesar de ser a gêmea pé no chão, ela aceita a proposta dos pais e após apenas quatro semanas longe de casa, Annelise vê o seu mundo desmoronar... E vai descobrir que tudo o que acreditava sobre a sua vida, era uma grande mentira...

Elissa a avisa que os pais faleceram em um acidente, mas que Annelise não deve voltar ao Brasil. Ao invés disso a protagonista deve se encontrar com Hans Guth, um amigo da família. É claro que Anne não entende de imediato o que está acontecendo e fica ainda mais confusa quando descobre a verdade sobre a sua família.
"O mundo em que vivemos é diferente do que a maioria das pessoas são capazes de enxergar. E você vai ter que começar a conhecer essa nova realidade em que existem pessoas descendentes de anteranos, do planeta Antera. Anteranos se comportam, aparentemente, como humanos, mas têm características únicas." (p. 16)
Anne fica atordoada com a revelação, mas não tem muito tempo para processar as novidades, pois logo em seguida, acontecimentos estranhos começam a persegui-la e Hans, sua esposa Greta, seu filho Oliver e os amigos Emma e Jake terão que protegê-la até que Anne descubra suas características únicas.

Oliver será nomeado o Guardião de Anne e terá a responsabilidade de mantê-la em segurança enquanto a jovem mantem a sua rotina. O grande problema é que Anne e Oliver parecem não gostar muito um do outro e conforme as dificuldades vão aumentando, os dois precisam colocar de lado os sentimentos pessoais.

Oliver é mais sério, taciturno e carrega nos ombros a grande responsabilidade de manter em segurança aquela que pode ter um papel crucial na história. Ao mesmo tempo, sente-se confuso em relação aos sentimentos, pois conforme vai passando mais tempo com Anne, percebe que ela é uma pessoa especial.
"Oliver apoiou as costas na árvore mais próxima, os braços nos joelhos dobrados e a observou a distância. O cabelo dela brincava com a brisa, a bochecha estava corada e um discreto sorriso nos lábios. Se não a escaneasse, diria que era pura tranquilidade. Por dentro, porém, vivia um turbilhão."
Emma e Jake são amigos tanto de Anne quanto de Oliver, que tem seus problemas pessoais para resolver, mas que se preocupam e querem ajudar Anne da forma que puderem. Emma esconde muito bem seus sentimentos enquanto que Jake é mais expansivo e não tem medo de expor aquilo que sente.

Além desse núcleo, dois outros grupos irão se destacar no enredo: os Mackers e os Larexs, duas famílias anterenas que disputam a muito tempo o poder. Sebastian, Hannah e Alicia fazem parte do clão dos Mackers e Amanda e Eric, do clã dos Larexs. O futuro de Anne vai depender da protagonista e seus amigos conseguirem descobrir quem são os verdadeiros inimigos.
"Anne ouvia calada a discussão dos três. Pelo que compreendia, as tais duas principais famílias anteranas não se entendiam muito bem e a disputa pela liderança da sociedade de Antera era bem conhecida. Enquanto os Macker representavam a presença da cultura e uma ligação com as raízes colonizadoras, os Larx eram o futuro, os que subiram na vida pelo próprio esforço ao se integrarem mais aos humanos comuns."
O livro mescla uma aventura fantástica com um romance juvenil, tornando a leitura fluida e convidativa, fazendo com que o leitor não tenha vontade de fechar o livro.
“- Certas pessoas são como navios que só passam uma vez pelas nossas vidas. Cabe a nós decidir se arriscamos embarcar mesmo sem saber o destino final ou se ficamos na segurança do porto já conhecido.”

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2WAaAm9 

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.