Resenha: Os Segredos que nos Cercam - Kathryn Hughes

 

Sinopse"Um segredo guardado há 40 anos pode vir à tona e mudar toda a trajetória de uma pessoa. Mary fez uma escolha que mudaria sua vida para sempre e transformaria o caminho de alguém que ela ama. Sua filha, Beth, está precisando de respostas sobre seu passado. Ela nunca soube a verdade sobre sua origem, e descobrir esses segredos pode ser a salvação de seu filho. Baseado em tragédias, desencontros e mentiras, o romance envolve o leitor com doses exageradas de amor, esperança e a chance de mudar um destino. Os segredos que nos cercam é o tipo de obra capaz de trazer reflexões sobre como nossas escolhas podem afetar vidas, principalmente de quem a gente mais ama. "

Narrado em terceira pessoa, "Os segredos que nos cercam" traz uma história comovente sobre os caminhos de vários personagens que se cruzam em mais de um momento da história.

No presente, somos apresentados a Beth e Michael, um casal que está passando por uma situação arrebatadora: seu filho Jake está doente. Conforme a doença se agrava, um transplante é necessário e nenhum dos pais é compatível.
"Era a esposa de Michael e a mãe de Jake. Aquelas eram suas identidades, e ela precisava voltar ao lugar ao qual pertencia, de volta ao lugar em que não havia segredos ou meias verdades para enlamear as águas de sua própria existência."

Sem parentes vivos conhecidos, Beth procura nas coisas de sua mãe (que faleceu recentemente) alguma informação útil para encontrar um possível doador e se depara com uma carta que muda tudo o que Beth tinha por certo.
"A terra tinha sido tirada do eixo, e de repente tudo era diferente. Assim como os cientistas procurariam um jeito de desviar o curso de um asteróide que se aproximasse, evitando, assim, uma colisão catastrófica com o Planeta Terra, essa carta alterava a trajetória de sua vida."

Em meados da década de 1970 o leitor acompanha a história de Mary (a mãe de Beth) e sua incrível jornada, que a levará a dar uma segunda chance para a vida.
"Tinha chegado tão perto de perder tudo o que lhe era mais caro, mas a sombra do seu passado tinha desaparecido. Era hora de viver na luz."

Michael também não teve uma vida fácil: com a perda precoce de seu pai e uma mãe negligente, ele encontrou o amor e aceitação nos cuidados de Daisy, uma simpática vizinha que fez o que pode para que o jovem Michael soubesse o que era se sentir amado e querido. Mas e se Daisy também tivesse um grande que pudesse mudar a vida do casal e do pequeno Jake?

O livro alterna entre momentos presentes e passados, onde somos apresentados a personagens humanos e repletos de falha, mas que também são cheios de empatia e sentimentos. De forma sensível e arrebatadora, Kathryn Hughes escreve uma obra repleta de emoção.
“Dobrou recorte de jornal e colocou no balcão de granito. Na maior parte do tempo, conseguia manter os acontecimentos daquele dia apavorante enterrados bastante para que não o machucassem. Quarenta anos havia se passado, mas se permitisse a si mesmo pensar no que tinha acontecido, podia reviver cada gota de terror que sentira quando era um menino de seis anos.”

Nenhum comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.